Papa aceita renúncia do Bispo de São Carlos. Dom Airton assume como Administrador Apostólico.

0

O Papa Francisco acolheu ontem quarta-feira, dia 16 de dezembro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo da Diocese de São Carlos. A decisão foi publicada no Boletim Diário da Sala de Imprensa do Vaticano. No mesmo ato, o Papa nomeou Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, que acumula o cargo de Administrador Apostólico de São Carlos, com a função de conduzir a Diocese “vacante” até a nomeação de um novo bispo.

Bispos

Dom Paulo completou 70 anos no último dia 22 de novembro e depois de 26 anos como bispo, dentre os quais nove na Diocese de São Carlos, pediu ao Papa, como presente de aniversário, ser Bispo emérito. Os motivos da sua renúncia são expressos numa carta que ele mesmo escreveu ao Santo Padre. “Já me sinto cansado. Tem muita gente boa por aí para me substituir. Não quero servir de peso a ninguém”, expressou Machado.

Dom Paulo Sérgio Machado nasceu no município de Patrocínio, MG, no dia 22 de novembro de 1945. Filho, gêmeo com o Padre Sérgio Paulo Machado, do Sr. Olímpio Machado e da Sr. Maria Rabelo. Tem sete irmãos e é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e também bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Foi ordenado presbítero no dia 08 de abril de 1972, por Dom José Almeida Batista Pereira, então Bispo de Guaxupé (MG). Exerceu seu ministério presbiteral na cidade de Coromandel por 17 anos. Foi nomeado, no dia 26 de julho de 1989, como segundo Bispo da Diocese de Ituiutaba (MG), escolhendo como lema episcopal: “Opus Solidarietatis Pax” – A Paz é fruto da solidariedade. Foi sagrado Bispo aos 24 de setembro de 1989, pelas mãos do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno. Aos 22 de novembro de 2006, no seu aniversário de 61 anos, foi eleito bispo da Diocese de São Carlos, SP, cuja posse canônica deu-se aos 25 de janeiro 2007. Na Diocese de São Carlos, Dom Paulo foi responsável por inúmeras ações pastorais.

Agradecemos a Deus por todo o trabalho e entrega de Dom Paulo ao serviço da Igreja e seu povo, rogando bênçãos abundantes para que siga servindo, com solidariedade, principalmente os que mais necessitam.

Via Arquidiocese de Campinas

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.