“E tomando o menino, colocou-o no meio deles: abraçou-o e disse-lhes: Todo o que recebe um destes meninos em Meu nome, a Mim que recebe”(Mc 9,36-37).
Neste evangelho fica bem claro para nós que a criança goza de um carinho especial por parte de Deus, ela expressa toda pureza, singeleza e pequenez que nós deveríamos ter.
Sob o olhar de Deus pelas crianças nasceu na Comunidade Católica Pantokrator o “Projeto Criança”, em resposta ao próprio chamado de “formar e gerar filhos fiéis a Deus”. Neste sentido a evangelização das crianças assume um papel fundamental em sua formação, visto que a infância é um momento propício para o aprendizado em que a terra do coração está arada e aberta para acolher as sementes da verdade e da vida em Cristo.
Esse é o grande desafio da Comunidade Pantokrator, pois nossa sociedade lança constantemente na vida de nossas crianças, sementes de morte, principalmente através dos meios de comunicação, no qual muitas crianças passam horas assistindo programas ditos infantis, que na realidade matam aos poucos sua inocência.
O “Projeto Criança” busca de forma concreta semear vida no coração desses pequeninos, por isso realiza o grupo de oração infantil em três faixas etárias. Ele acontece todas as quintas-feiras às 20h na casa sede da Comunidade em Campinas. Nesses grupos são realizadas diversas atividades de evangelização, de acordo com a idade em que a criança está: louvor, experiências de oração, brincadeiras dirigidas e um momento reservado para que ela possa agradecer e colocar diante de Deus as suas necessidades. É muito bonito, quando de forma espontânea, ela reza pelo amiguinho doente, pela família em dificuldade, ou que pede a Deus para ganhar o brinquedo desejado, ou para tirar boas notas, é nesta simplicidade que elas tocam de forma concreta o amor de Deus.
Outra atividade realizada é o “Cineminha com pizza”, que tem o objetivo de criar e propiciar laços de amizade sadias entre elas. Neste dia, elas partilham e assistem um filme juntas. Existe também os “Encontrinhos” que acontecem todas as vezes em que acontece o “Encontrão” para os adultos. Assim os pais podem deixar seus filhos, enquanto experimentam a graça de Deus. Neste dia é preparado um “mini-retiro” para elas, também com dinâmicas, oração, louvor e brincadeiras.
Em relação às famílias, muito frutos são colhidos. Muitos pais relatam que são levados a vir ao Grupo de Oração porque os filhos querem participar do Grupo de Oração Infantil.
É desta forma que através deste projeto experimentamos a alegria de servir a Deus e aprendemos com os pequenos a termos um coração simples e feliz.
Nerailde Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator e Supervisora do Projeto Criança.