Retiro para Namorados e Noivos: “O amor me explicou tudo!”

0

namoro e o noivado são momentos muito importantes na vida daqueles que caminham para o matrimônio. É fundamental que namorados e noivos saibam que estão neste caminho e se busquem preparar-se humana e espiritualmente para assumir o compromisso de vida toda que é o casamento.

“Não se pode chamar de ‘preparação ao matrimônio’ três ou quatro conferências ditadas na paróquia. É necessário um verdadeiro catecumenato, porque se aposta toda a vida no amor, e com o amor não se brinca”.
Papa Francisco

namorados

Namoro é tempo de discernimento para escolher bem a pessoa com quem vai ser partilhada toda a sua vida e por isso é algo sério que devemos viver com responsabilidade e zelo, buscando meios que nos auxiliem a fazer uma boa escolha, a escolha de pessoa adequada, real e não uma pessoa idealizada (irreal).

Noivado é tempo de compromisso de fidelidade com a pessoa escolhida, tempo de crescer na fé, de preparar a alma, de dilatar o coração para viver o amor verdadeiro, de desenvolver virtudes e habilidades que serão importantes para um casamento harmonioso e feliz. Não é um momento simplesmente para ser consumido com os preparativos práticos do matrimônio como: cerimônia, vestido, flores, música, convidados, festa, casa, moveis, etc. Não, o noivado não pode se resumir a isso. Essa é uma parte sem dúvida presente no noivado e traz uma experiência importante que ajuda a amadurecer o casal para o matrimônio, mas é preciso algo mais que promova um amadurecimento mais amplo de cada um para que realmente possam “compreender o que significa o amor responsável e maduro da comunidade de vida e de amor que será a sua família, verdadeira igreja doméstica, que contribuirá para enriquecer toda a Igreja” (Preparação para o sacramento do matrimônio p. 6).

A preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão, e um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial e da vida na qual introduz” (Preparação para o sacramento do matrimônio p. 6).

Com o intuito de ajudar os namorados e noivos neste caminho de amadurecimento em preparação para o matrimônio, é com alegria que a Comunidade Católica Pantokrator, através do Projeto “Família, torna-te o que és”, vem anunciar que realizará, nos dias 09 e 10 de novembro de 2019, um retiro de formação para namorados e noivos, chamado “O amor me explicou tudo”.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.