A beleza da mulher

2

“Nada na terra se compara com a beleza de uma mulher”. ¹

Concorda com tal afirmação? Que beleza incomparável é essa?

Ao pensar apenas na beleza física, posso me deparar com os “padrões” instituídos pelo comércio e torcer o nariz quando em frente ao espelho, mas a beleza a que se refere a afirmação é algo mais profundo. Os padrões são ocos, totens para exposição, superficiais.

Quando não enxergarmos nossa própria beleza ou temos uma ideia distorcida sobre ela, muitas vezes podemos experimentar uma insatisfação constante com tudo ao nosso redor. Sabemos, quase intuitivamente, que o que importa e preenche é a beleza que somos, embora soframos por viver como se isso não fosse verdade.

 A essência da alma feminina é a beleza, sua missão é manifestar a beleza de Deus ao mundo. Uma vocação muito mais profunda e significativa do que aparenta uma maquiagem bem-feita, roupa da moda, corpo fitness ou cabelos de propaganda de shampoo.

Sendo assim, não importa se trabalhamos fora ou dentro de casa. Não é o que fazemos, mas como o fazemos que revela quem somos e a beleza que queremos revelar.

Refiro-me à beleza verdadeira, não à fabricada; à real, não à virtual. Àquela que se encontra dentro de nós, daquilo que somos e ansiamos revelar, àquela que nos coloca em frente ao espelho da vida e nos faz perguntar: sou bonita?

“Uma mulher sabe, no fundo de sua alma, que deseja trazer beleza para o mundo. Talvez esteja enganada com relação a como fazê-lo, (algo com que toda mulher luta), mas ela deseja ter uma beleza para revelar. Isso não é somente cultura ou a necessidade de ‘conseguir um homem’. Está em seu coração, faz parte de seu projeto.”² Permita-me acrescentar, repetindo: é sua missão.

Toda mulher tem uma beleza para revelar

Penso que seja válido trazer aqui algumas características da beleza, conforme muito bem descritas e explicadas no livro Em busca da alma feminina, embora de forma bem resumida:

A beleza traz esperança aos corações, convida a permanecer, mergulhar, à intimidade. Alimenta a alma, consola nos sofrimentos. Inspira, acolhe, salva. A beleza transcende, leva-nos além, eterniza, nos atrai a Deus.

“Porque ela leva a imagem de Deus. Não precisa invocá-la em um salão de beleza, fazer cirurgia plástica ou implante nos seios. Não, a beleza é uma essência dada a cada mulher em sua criação.”²

A beleza é muito mais profunda e necessária do que imaginamos. E como precisa ser resgatada, valorizada, celebrada! O mundo anseia pelo conforto da alma que só a beleza pode trazer, pois não há descanso no feio, felicidade no horrível, nem paz na desordem. Por outro lado, muralhas de amargura podem ser derrubadas pela força da beleza de um sorriso sincero.

“A beleza é poderosa. Talvez seja a coisa mais poderosa na terra.”²

“A beleza tem o poder de levar a alma até Deus porque é uma parte da beleza infinita da Trindade Santa. Toda beleza vem Dele e é um reflexo Dele. Como o Antigo Testamento proclama, ―De fato, partindo da grandeza e beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, o seu Criador‖ (Sab 13, 5). Nada no Céu se compara com a beleza de Deus, e nada na Terra se aproxima da beleza da mulher. Por essa razão, a mulher tem um papel único em revelar Deus ao mundo. Nas palavras de Stasi Eldredge, ―Deus tem uma beleza para ser desvendada. Uma beleza que é cativante e poderosamente redentora. Como a Dele, a sua beleza é poderosa.”¹

Se, pois, nada se compara à beleza de uma mulher, dentre elas, nada se compara à beleza de Maria Santíssima, aquela que soube da forma mais perfeita revelar a Beleza de Deus à humanidade e recebeu, nos céus, a Coroa da glória!

“Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada.” Lc1, 48

Descubramos, valorizemos, manifestemos, celebremos a Beleza que há em cada uma de nós e que anseia ardentemente por ser revelada aos corações!

Feliz Dia da Mulher!

¹ A teologia do corpo dela, A teologia do corpo dele, Jason Evert
² Em busca da alma feminina, John & Stasi Eldredge

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.