Home Artigos Pantokrator A importância de cuidar da saúde

A importância de cuidar da saúde

-

Há uma – quase – trivial concepção de que a vida com Cristo e a busca pela santidade tem seu cerne no crescimento espiritual e na intimidade com Jesus – o que não é mentira. Porém, muitas vezes que entramos nessa lógica nos esquecemos de um aspecto muito importante, a carne, que, abraçada com a alma, nos levam integralmente ao Céu. De tal forma, a manutenção e o cuidado com o nosso corpo, manifestado pelo cuidado com a nossa saúde, são fundamentais para uma autêntica vida cristã.

Se o corpo e a forma humana não fossem expressões do amor e da beleza de Deus para com a humanidade, o próprio Cristo não encarnaria, muito menos seríamos aptos para receber Jesus na Eucaristia ou ser morada do Espírito Santo. Sob essa ótica cuidar da nossa saúde e do nosso corpo é um dos maiores atos de zelo com o templo do Espírito, é cuidarmos de uma das maiores riquezas e tesouros do Pai, que pelo Seu amor ciumento é a nossa vida. Ser descuidado ou imprudente com a nossa saúde é ferir a castidade e ferir os planos que o Senhor tem para nós.

Mas há uma diferença bem expressiva e nada tênue entre preservar e cultuar! Ao mesmo passo que o corpo nos permite experimentar Jesus, é nele que somos tentados pelo inimigo, de fato é aí que está a concupiscência da carne e a raiz do que nos afasta de Jesus, pois nós somos imperfeitos e miseráveis. A nossa saúde não deve só servir ao nosso bem-estar, porque o Pai nos quer ver bem, mas novamente, deve servir ao Senhor da nossa alma e de nossa humanidade. Nosso corpo não deve ser o nosso senhor.

De tal forma é essencial não cair em extremismos, pois não podemos viver apenas da metafísica, assim como não podemos ter a nossa forma e estética como a nossa Verdade e servir a ela apenas. E não pender para o radical em tempos nos quais somos tão pressionados a seguir padrões e influenciados à futilidade é muito difícil, de forma que a saúde logo se confunde com supervalorização da estética. A vaidade é muito acentuada e é uma das maiores e primeiras tentações que caímos, porque passamos a nos “ensimesmar” e a ter como nossa única herança o nosso corpo, que será mero pó na lógica da eternidade.

Somos chamados a ser aquilo que Cristo pensa de nós e viver com autenticidade a nossa carne, mas almejando a santidade. Assim, cuidar da saúde é primordial, é um dever que temos. Sair da procrastinação, da autossabotagem e da preguiça, em prol de algo que nos fará bem e acima de tudo, alegrará o coração do Pai.

Ana Clara Gonçalves
Engajada na Comunidade Católica Pantokrator

Ana Clara Gonçalves
Engajada na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

catorze − seis =

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×