Abra mão daquilo que lhe afasta de Deus

1

Existem circunstâncias em nossas vidas que realmente tem a força de nos afastar de Deus. Abra mão disso. 

Tudo precisa ser bem administrado. Nosso tempo tem que ser bem gerido, do contrário, seremos engolidos, reféns dele na ânsia de satisfazer nossas vontades. E isso acaba no afastamento de Deus levando-nos a uma grande frieza em nossa fé, frieza em buscar aquilo que verdadeiramente enriquece a nossa vida.

Há inúmeras situações que nos afastam de Deus: companhias inadequadas, internet, whatsapp, instagram, televisão, facebook, preocupação e cuidados exagerados com o corpo, consumismo, distrações, falta de foco, de disciplina, de constância… e por aí vai.

E então, como está sua vida? Como está seu relacionamento com Aquele que é o essencial a todos nós? Com o Único capaz de nos ajudar a resolver nossos problemas, angústias, dificuldades? Tem buscado a intimidade com Ele ou tem tido uma vida que de fato lhe afasta de Deus?

O que temos feito com a nossa fé e confiança em Deus?

Podemos ver com muita clareza o que tem afastado as pessoas de Deus.

Tem-se enfraquecido o ideal de vida, o desejo de querer alcançar grandes projetos, a vontade de lutar, vencer e ver os frutos das buscas e dos desafios, das metas traçadas e alcançadas, das conquistas, sempre na fé e na esperança edificada no céu onde Deus rege todas as nossas ações.

As pessoas tem se afastado de Deus por muito pouco. Como diz nosso fundador, há muito “cinderelismo”, qualquer motivo é razão para se acharem no direito de se revoltarem e se afastarem de Deus. Vemos também pessoas com um grande cansaço espiritual, cansaço de terem lutado muito e não ver os frutos dessas lutas, então, desanimam e desistem, quando na verdade seria a oportunidade de amarem mais a Deus, pois dizer que ama a Deus quando tudo está bem, é fácil, contudo, é justamente com esses momentos que a nossa fé se faz mais firme.

Em momento algum Deus nos ludibriou dizendo que tudo seria um “mar de rosas”?. Ele deixa muito claro que aqui nesta Terra teríamos lutas, tribulações e perseguições: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” Jo 16, 33b

Quantas vezes você pensou em largar tudo, desistir dos seus sonhos e dos sonhos de Deus para você? Já teve a sensação de parecer que nada vale a pena, de não encontrar valor ou sentido em quase nada? Dá a impressão de que tudo choca com a nossa fé e vai fazendo de nós pessoas frias e sem estímulo algum na vida, não é mesmo?

Olha, meu caro, eu já senti em minha vida um vazio muito grande, um buraco onde, por mais que eu procurasse preencher com diversas coisas, nada adiantava. A insistência em querer lutar sozinho e com minhas próprias forças, só piorava ainda mais, tudo em mim parecia estar longe de Deus.

mão
A Palavra que Deus me deu nesse período da minha vida foi: “não se perturbe o vosso coração.” (João 14,1). E isso foi um grande socorro pra mim! Percebi que a melhor experiência que podemos fazer de Deus é quando estamos vazios ou numa grande aridez, em um grande deserto em nossas vidas. Quando não vemos nada, podemos ao menos lembrar de que há um Deus Onisciente e que está presente em tudo, até mesmo no buraco mais fundo no qual você se encontra, Deus aí está com você. Creia! Não desista! Sempre há uma grande luz na escuridão pelas quais passamos.

Infelizmente, até mesmo na Igreja, podemos encontrar fatos que nos levam a querer desistir e nos afastar de Deus… principalmente se estivermos com nossa fé enfraquecida. Por isso é necessário nos alimentarmos da Palavra de Deus, criarmos uma relação profunda de amizade e intimidade com Ele através da Vida de Oração para que nada nos abale. Agora, se vou à igreja apenas porque me sinto bem ou somente quando estou com vontade, tenha a certeza que no primeiro desconforto você cairá fora.

Quem sabe haja fendas abertas, feridas causadas pelo mundo, pela sociedade ou por você mesmo através de erros cometidos, de atos impensados, de contrariedades geradas por quem quer que seja; apenas sei que, se você não souber lidar com tudo isso, nem como resolver, por não conseguir enfrentar os desafios da vida, a primeira pessoa a acusar e deixar de lado será A que menos tem a ver com tudo isso: Deus.

Não sei o quê ou como você tem vivido, mas já parou para pensar que talvez esteja procurando respostas e soluções em lugares errado ou em outras igrejas com promessas mágicas para a solução dos seus problemas? Quem sabe até se envolvendo com coisas detestáveis aos olhos de Deus… posso firmar que isso tudo só o levará cada vez mais a afastar-se de Deus.

Por pequenas infidelidades de nossa parte, por muitas vezes não regar a fé e nem perseverar, vamos sofrendo as quedas, as perdas e tudo vai sendo fragilizado, abrindo brechas a tantos males em nossas vidas, e quando nos damos conta, nos vemos diante de um grande precipício.

Provavelmente, o que você precise ouvir seja: cuide da sua fé, regue-a todos os dias, ore e vigie, persevere, pois somente assim conquistaremos o céu, a glória de Deus.

Vale muito a pena lutar, pois já temos a Vitória, cabe a nós persegui-la.

Deixo esta palavra: “vigiai e orai para não cairdes em tentação.” Mateus 26, 41

Reinaldo Marques
Consagrado da Comunidade Pantokrator

1 COMENTÁRIO

  1. Amor, na língua portuguesa, constitui uma categoria genérica bastante vaga, que pode abrigar significados paradoxais. Por essa razão se diz: matei por amor, estuprei por amor. De outro modo se diz: sacrifiquei meus sonhos por amor, perdi minha vida por amor, perdi tudo que tinha por amor, dediquei meu tempo por amor, cuidei do doente por amor, sou médico, sacerdote, professor; por amor! Mas o que é amor? Deus é Amor e todo o amor que jorra de Deus é amor, isto é, Amor encarnado que se humanizou e se humaniza e se torna sal e luz da história humana. Sal para que a terra não apodreça e luz para que a alma humana faça fotossíntese e produza ética. Ética é o produto histórico do Amor de Deus, é a medida concreta, terrena e temporal do Amor de Deus. Sem Deus, não há amor, nem ética entre os homens, assim como sem o sol não é possível nenhum tipo de vida.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.