Advento: Tempo de preparar os caminhos do Senhor

0
advento

Advento é o tempo, dentro do ciclo litúrgico, em que os cristãos preparam a vinda do Menino Jesus no Natal. Um Advento bem vivido significará um Natal mais verdadeiro.

A Igreja nos propõe uma caminhada de 4 semanas: na primeira, olhamos para a vinda definitiva do Senhor, que um dia virá ao nosso encontro, cercado de glória e esplendor. Nesse momento, refletimos sobre a relatividade das coisas e sobre a necessidade de nos preparamos para o encontro pessoal com o Senhor, quando Ele nos chamar à Sua Presença. Nas duas semanas seguintes, a Liturgia nos faz olhar para o tempo presente de nossa fé. Ouvimos o convite à conversão, somos levados a arrumar a casa de nossa vida para a grande presença do Senhor, que virá, e que vem cada dia nascer em nossos corações. Na quarta semana, que precede o Natal, aí, sim, a nossa atenção se volta para Belém de Judá, o Presépio, os Pastores, os Reis Magos. É a oportunidade para preparar a celebração do Natal. Três figuras nos ajudam nessa caminhada, através das leituras bíblicas: João Batista, o profeta Isaías e, especialmente na última semana, a Virgem Maria.

O clamor de João Batista dá o tom do Advento: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas. Todo vale será aterrado e todo monte e colina será aplainada, os caminhos tortuosos serão endireitados, os caminhos esburacados ficarão planos. E todos verão a salvação de Deus!” (Lc 3, 4b-5; Is 2-5).

Essa era a pregação de João Batista, segundo São Lucas evangelista. O Senhor vem, mas os caminhos devem ser preparados para que realmente Ele possa chegar. É uma lógica clara: não se vai a lugar algum se não há caminhos propícios para se chegar ao local desejado.

Uma palavra que marca esse tempo é esperança. A esperança cristã não é aquela espera parada por algo que pode acontecer. A esperança baseada na fé é a certeza de que a salvação vem; e por isso me coloco a caminho, em uma postura pró ativa. Isso é muito importante no Advento. A maioria dos cristãos aguarda o Natal, não espera o Natal. O Advento é esse convite da Igreja para preparar os caminhos do Senhor, para que o Natal seja uma verdadeira vinda do Menino Deus em nossos corações.

Preparar os caminhos é aplainar as colinas do orgulho e da vaidade. É endireitar as intenções dominadas pelo egoísmo e pelas impurezas. É fechar os buracos do dia a dia que abrem brecha para o maligno se instalar em nossas vidas e em nossas famílias.

O Advento é isso: tempo de arrumar os caminhos dos corações com atitudes práticas de mortificação, oração e caridade. Há algumas práticas que auxiliam os fiéis a se centrar nessa busca de conversão, como as novenas, as cantatas que a piedade popular foi desenvolvendo com o tempo.

Tudo isso é conversão, pois o Menino Deus só vem aos corações simples que, como a manjedoura, podem aconchegá-l’O naquele espaço da humildade, da pureza, da simplicidade, da bondade, da obediência.

Preparai os caminhos do Senhor!

André Luis Botelho de Andrade
Fundador e Moderador Geral da Comunidade  Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.