Como o Espírito Santo Se manifesta no meu cotidiano

0

“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.”

Clamando o Espírito Santo, inicio este texto, a fim de que Ele nos revele o que Deus deseja nos falar através destas palavras. Por meio d’Ele, conseguimos adentrar o coração de Deus e ter acesso aos Seus desígnios, ao Seu amor e aos Seus mistérios. “O que está em Deus, ninguém o conhece senão o Espírito de Deus”. (I Cor 2,11).

Quem é o Espírito Santo?

A Doutrina da Igreja Católica nos ensina que o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Em perfeita comunhão com o Pai e o Filho, eles tornam-se Um Só Deus que é Uno e Trino. O Espírito Se revela como a Pessoa Amor da Trindade, o Amor existente entre o Pai e o Filho. Deus nos deseja de tal maneira que não Se contem em Si mesmo e derrama Seu Amor em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado (Cf. Rm 5,5). Portanto, o Santo Espírito é o Amor de Deus que nos ama.

Espírito Santo

Esse mesmo Espírito Se manifesta como o “dedo de Deus”, conforme canta o Veni Creator Spiritus, Hino em louvor ao Espírito Santo. É por meio d’Ele que Deus age e revela Seu poder e Sua força criadora e transformadora. O Espírito é o dedo de Deus que nos toca e realiza Sua obra em nós.

Como nos relacionamos com o Espírito Santo?

Sendo batizados, portamos a graça do Espírito Santo. Ele habita em nós. Mas por que muitas vezes não conseguimos nem mesmo perceber a Sua presença?

O nosso meio de acesso a Deus é a oração. Se não oramos, não nos relacionamos com Ele. Assim, o Senhor continua próximo de nós, mas não nos aproximamos d’Ele. Uma das maneiras mais eficazes de nos achegarmos a Deus é a oração pessoal. Ela nada mais é do que uma conversa entre dois corações que se amam e que desejam estar lado a lado. Clame pelo Espírito Santo e peça que o ajude a se colocar na presença de Deus. No início, pode parecer um pouco monótono e até cansativo, mas persevere e creia que Ele está ali bem próximo de você, ainda que nada de especial aconteça. Afinal, quando estamos juntos de quem amamos, a presença já basta, não são necessárias nem mesmo as palavras, não é?

Se há muito tempo não se confessa, busque o Sacramento da Penitência e reconcilie-se com Deus. Se estiver espiritualmente preparado, não deixe de comungar do Corpo de Cristo na Eucaristia. Os Sacramentos são como trampolins espirituais que nos elevam a Deus.

Passe um tempo em adoração ao Santíssimo Sacramento, busque uma leitura espiritual sobre algum assunto que lhe interesse ou sobre a vida de algum santo, ouça uma palestra sobre espiritualidade, vá a algum grupo de oração… O Espírito Santo é mestre em criatividade! Ele cria inúmeras vias com o objetivo único de nos levar a Deus!

Intimidade com o Espírito Santo

À medida que caminhamos, crescemos em intimidade com o Espírito e nos tornamos cada vez mais sensíveis à Sua presença. E de repente, ouvimos uma palavra amiga, um consolo na dor ou uma exortação quando estamos prestes a desviar do caminho de Deus. Diante de uma decisão importante ou de um discernimento a ser feito, se estamos em sintonia com o Espírito Santo, provavelmente, surgirá do nosso interior uma palavra de sabedoria. Talvez Ele Se manifeste no silêncio ou em uma profunda sensação de paz.

O Espírito Santo Se tornará seu fiel companheiro de jornada. Nos desertos áridos, Ele te suportará. Nas vielas escuras, estará ao teu lado te protegendo. Nas alegrias, exultará contigo. Nas longas esperas e nas dificuldades da vida, Ele o ajudará a se manter fiel, apoiado na promessa de Cristo, que nos disse antes de ascender ao céu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28,20).

Tente… Dê o primeiro passo, reze todos os dias ao acordar: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis…”

Que o Bom Deus abençoe a todos nós!

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.