Como reagiremos no pós-pandemia?

0
pandemia

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Atualmente, vivemos numa situação bastante complicada no mundo que vem prejudicando muito a sociedade por conta de uma doença causada por um vírus, e os nossos grandes desafios é não poder enxergar a doença e nem ao menos o combate nela. O Coronavírus chegou de repente, se alastrou nas pessoas de diversas raças, classes sociais, e está provocando uma grande destruição de mortes em todas as partes do mundo. Ninguém esperava que um vírus surgisse assim tão de repente, de forma tão intensa, e que fosse provocar uma pandemia, em que a razão maior de buscas é pela sobrevivência. A princípio, ninguém tinha noção do que estava surgindo no planeta e com qual inimigo estavam travando uma batalha, milhares de pessoas contraíram a doença, ela foi se espalhando e muitas pessoas estão mortas, e outras estão contaminadas.

O mundo realmente parou durante aproximadamente quatro meses de muitas mudanças, adaptações, buscas por autopreservação, isolamento, incertezas e medos. A torrente de informações têm provocado angústia e agravado quadros psiquiátricos e psicológicos, e viver sob esse sentimento de alerta máximo instigou fugas impensadas, fazendo com que as pessoas esquecessem que a casa é o lugar mais seguro para se estar agora. Até que se descubra a cura e um tipo de medicamento para combater a doença, milhares e milhões de pessoas morrerão, a depender da nossa capacidade de isolamento social como único mecanismo eficaz no momento para diminuir o índice de contaminação e evitar que mais pessoas morram e sobrecarreguem o sistema de saúde.

Incertezas e frutos da pandemia

Muitas coisas são incertas, assim como pensarmos no mundo pós-COVID-19 nos traz muitas incertezas e inseguranças diante também dos cenários vividos nos últimos tempos. Porém, à medida que nos adaptarmos com a doença e com as suas mudanças, vamos também colhendo frutos de todas as situações, porque sabemos que Deus nos permite viver tudo de acordo com Sua vontade. A palavra do Senhor em Lucas 12, 7 nos fala: “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos pardais.”

Frequentemente estamos tão corridos nas agitações diárias, no fluxo das atividades, casa, trabalho, famílias, que nem ao menos percebemos o cuidado e o amor de Deus sobre nossas vidas. Às vezes é preciso até mesmo passarmos por alguma situação difícil para reconhecer o quanto Deus caminha conosco.

Por causa de tudo isso, Deus nos chama atenção para os detalhes das coisas que vivemos, e uma forma de poder observar essas coisas foi em meio a uma pandemia. Diversas famílias passaram a ter um momento a mais de conhecimento, intimidade e amor, nesse tempo em que estão em casa, podendo assim aproveitar um ao outro. O amor ao próximo, a valorização do outro e a solidariedade em ajudar foram ferramentas que surgiram da maior parte da humanidade, nos levando a ter uma experiência do amor de Deus em nossas vidas através do ser humano. Um dos mandamentos de Cristo é amar a Deus sobre todas as coisas, e através desse amor nos encontramos ao amor de Deus pai, que nos amou primeiro.

Cristo é nossa esperança

A nossa esperança é Cristo, e é por isso que, em meio a tribulações e tempestades, não devemos nos desesperar por conta de todas as situações que nos cercam. Em João 16, 33 o Senhor nos fala sobre como vencer a todos os problemas no mundo: “Referi-vos a essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo, e essa é a promessa do Pai para nossas vidas.” Quando temos fé em Deus, temos paz e esperança, como nos escreve Paulo em Romanos 5, 5, e a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Nós nunca encontraremos uma paz que faça cessar as guerras, as brigas ou a violência. Enquanto vivermos, os conflitos farão parte da nossa vida. Mas Deus quer nos mostrar por meio da Sua palavra que podemos ter a certeza de que, mesmo passando por momentos difíceis, o Senhor é maior do que qualquer problema. E é para essa compreensão que a esperança quer nos levar. Crer que em qualquer situação da nossa vida teremos um Deus que estará ao nosso lado para suportar conosco, sejam quais forem as nossas dificuldades, é a certeza de que estaremos na glória face a face com Ele.

 

Fransbiane Jesus da Silva
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

20 + 20 =