Como saber quando Deus está chamando?

0
chamando

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Eu não sei se Deus está me chamando. O que posso fazer para descobrir? Deus sempre nos chama para algo específico que nos leve a Ele. E mesmo quando ignoramos, Ele continua nos chamando.

É importante que você tenha uma vida de oração, busque intimidade com Deus, pois, assim, você O reconhecerá!

Talvez você tenha se dado conta de que Ele está te chamando para uma missão específica, mas por medo dos passos a serem dados, de como tudo se dará, você fique protelando em dar uma resposta. Ou você, por não se sentir seguro de que de fato Deus está te chamando, esteja ainda à espera de respostas. Buscando, desta forma, confirmações do chamado que Ele te faz e, muitas vezes, esperando Dele até mesmo respostas concretas.

Mas, pode acontecer também de que Deus esteja te chamando e você ainda não tenha percebido. Mas saiba que Deus quando nos chama, Ele insiste.

Caso você ainda não tenha percebido, na Bíblia mesmo, Ele está nos chamando a todo tempo. Existe uma palavra que se repete muito: “Segue-me” (Mt 8,22; Mt 9,9; MT 19,21; Mc 2,14; Mc 10,21; Lc 9,59; Lc 18,22; Jo 1,43; Jo 21,19). Essa palavra, nos mostra o quanto Deus insiste em me chamar.

Ainda sobre a insistência de Deus, percebo que é sempre muito forte em minha vida quando Ele espera de mim uma resposta. Como eu temo em não fazer Sua vontade, desde minha adolescência, peço muito para Ele usar de meios que não tragam dúvidas em meu coração quando Ele quiser algo de mim.

Como Deus está me chamando?

Já percebi Deus me chamando de várias formas e aqui você pode se perguntar se Ele está te chamando dessa maneira também. A cada um, Ele chama de um jeito.

Pode ser que Ele esteja te chamando através da Sua palavra. Ele também pode estar te chamando através das pessoas que Ele coloca em seu caminho para que você O reconheça nelas.

Deus ainda pode estar te chamando através da Sua própria voz. A voz Dele que fala ao seu coração e que muitas vezes você não quer acreditar, pois te contraria. Mas, Ele também pode estar te chamando através da homilia daquela missa que chamou tanto sua atenção ou da pregação que você escutou e da qual tem se lembrado constantemente.

O fato é que quando Deus está nos chamando, Ele não Se cala. Isto porque espera de nós uma resposta e quanto mais Ele nos chama, mais o nosso coração se inquieta.

A última vez que me recordo que Ele estava me chamando para algo, eu resisti muito em responder. Em um primeiro momento, Ele usou de pessoas que rezaram por mim, onde colocou visualizações e moções, que as pessoas não entendiam com clareza, mas que eu fui guardando no coração para depois rezar e entender Sua vontade. Depois, Ele me permitiu fazer memórias de situações, ao mesmo tempo em que falava ao meu coração, me pedindo para dar passos diante da situação para qual estava me chamando.

Passado um tempo, como eu nada fiz, Ele foi me chamando através da Palavra. E foi aí, então, que Ele começou a insistir através de uma mesma passagem bíblica sempre quando eu me perguntava se era realmente Ele que estava me chamando:

Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho. Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.” (Mt 14,23-33)

Depois Dele ter usado das pessoas, visualizações, moções, da Sua Palavra e dos meus próprios sentimentos, já não tinha mais dúvidas em meu coração de que Ele estava me chamando. Porém, ainda tinha muitos medos e acredito que foi exatamente por isso que Ele insistiu tanto com essa mesma passagem, pois esperava de mim a coragem que eu precisava ter.

Deus pode te chamar pelos fatos da sua vida

Deus é um Deus paciente, mas, às vezes, por conta da nossa lentidão, Ele nos permite passar por situações nas quais também percebemos Ele nos chamando.

Foi assim, que aconteceu comigo. Já que, mesmo diante da certeza que eu tinha de que Ele estava me chamando para dar o passo, por conta do medo que eu ainda tinha, Ele permitiu que uma enfermidade fosse diagnosticada em minha família para que eu tivesse a coragem de dar o passo que tanto temia. E da mesma forma como na passagem, o mar agitado também se acalmou quando tiver coragem de dar o passo, dando meu sim a Ele!

Talvez, da mesma forma com a qual Ele me chamou, Ele esteja te chamando, através de alguma tribulação. Nessas horas eu sei que é muito mais difícil dar uma resposta. Pois a gente quer primeiro resolver as coisas, muitas vezes do nosso jeito, para depois dar uma resposta para Deus. Mas saiba que se sua resposta for dada neste momento, mesmo em meio à sua dor, Ele melhor do que ninguém, entenderá seu sofrimento e dará a paz da qual seu coração tanto precisa para enfrentar essa dificuldade.

Que o Espírito Santo te ajude a reconhecer a maneira com a qual Deus está te chamando e que você tenha a coragem de dar os passos que Deus espera de você!

Deise Castro
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

2 × cinco =