Como ser plenamente feliz

0

Não existe nenhuma pessoa no mundo que não queira ser feliz, mas o que podemos fazer e como devemos viver para sermos plenamente felizes?

felicidade2O mundo oferece muitas coisas para tornar o homem feliz, mas tudo o que ele pode oferecer não consegue satisfazer ao desejo profundo de felicidade que existe no homem. Nada daquilo que é relativo pode fazer-nos plenamente felizes: a riqueza, o dinheiro, o sexo, a vida sentimental, o status profissional, as dicas de autoajuda, as ideologias centradas no homem, etc. Nada disso faz o home plenamente feliz! Nada!

Para ter uma vida plenamente feliz é fundamental sermos pessoas constantes na alegria, na fé e na esperança. E de que forma podemos ser assim?

Antes de tudo, queria dizer que fomos criados para a felicidade e que não existe ninguém que nos queira tanto nos ver felizes como Deus. Nós somos sua criação e seus filhos amados. Qual pai que não quer a felicidade de seu filho? E mais, Deus não quer que sejamos apenas felizes, mas pessoas plenamente felizes!

Nossas inconstâncias, instabilidades, inseguranças, preocupações e ansiedades, revelam no fundo uma falta de fé e esperança em Deus e nas suas promessas. É preciso acreditar que Deus é fiel! Tudo o que Ele diz, Ele cumpre! Não podemos substituir a verdade absoluta de Deus pelos nossos pensamentos, questionamentos e mentiras do maligno. Deus é a nossa segurança, estar conosco, nos criou para a felicidade e pode nos fazer plenamente felizes!

Uma pessoa que chegou a um alto nível de felicidade plena foi Santa Teresinha. Ela foi uma pessoa inteiramente equilibrada, viveu de forma harmoniosa sua vida emocional e espiritual. Encontrou o equilíbrio em todas as coisas porque soube encontrar e amar a Deus em todas as situações cotidianas praticando em tudo a fidelidade e o amor e trilhando um caminho de simplicidade e de pequenez.

Deus quer nos ver felizes. Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. (Jo 15,11). Ele ainda diz: “… Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. (Jo 10,10).

Ter uma vida abundante, plenamente feliz é vontade de Deus para nós. Jesus diz: “Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor…”. (Jo 15,10). Precisamos confiar naquilo que Jesus nos diz. Se guardarmos a sua palavra, seremos plenamente felizes e guardar a sua palavra significa confiar em tudo àquilo que Ele diz e não desconfiar de nada porque Deus é capaz de tudo, principalmente de nos fazer pessoas plenamente felizes, mas precisamos confiar n’Ele, estar sempre com Ele, viver com Ele e ter um coração simples como o de Santa Teresinha.

A nossa felicidade estar em Jesus. Estar em guardarmos as suas palavras, buscar a intimidade com Ele, amá-lO, adorá-lO, servi-lO, anunciá-lO. Enfim, Jesus é a resposta para todas as situações da nossa vida. Busquemos a Ele com força, com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e seremos plenamente felizes.

Fábio Júnior
Consagrado na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.