Home Artigos Pantokrator Como um cristão deve usar as Redes Sociais

Como um cristão deve usar as Redes Sociais

-

Vemos nos evangelhos que Jesus, para ratificar o chamado dos seus apóstolos, usou o próprio trabalho deles: ser pescadores: “Tu serás pescador de homens”, e esse chamado é estendido a todo cristão. Curiosamente, o jogo virou e o mundo moderno é quem nos pescou usando sua rede. Sim, hoje navegamos na internet e somos pescados pelo mundo por meio das redes sociais.

Talvez você tenha chegado a este texto através de alguma dessas redes e esteja se perguntando: “será que é um erro eu estar nessas redes? Será que perderei o céu por fazer uso delas?” Pode acalmar seu coração! Não é pecado mortal usar as redes sociais, bem como muitas ferramentas que o mundo moderno nos oferece. As redes sociais não são boas nem ruins, o que vai definir a natureza delas em nossa vida é a maneira como usamos essas ferramentas. Portanto, a pergunta correta seria: “como um cristão deve usar as redes sociais?”

Com o advento da internet, novas formas de interação surgiram, diminuindo distâncias, facilitando o acesso à informação, agilidade na comunicação, enfim, muitos foram os ganhos com os avanços tecnológicos da atualidade. No entanto, cabe ressaltar que precisamos ficar atentos à maneira como utilizamos dessas facilidades, pois corremos o grande risco de cair no erro de colocar em nossos corações um altar para falsos deuses, tirando Deus do centro de nossas vidas.

É legal estarmos sempre antenados nas trends do momento, aos memes que passam notícias mais rápido que os jornais, aos últimos acontecimentos dos nossos amigos distantes e tantas outras informações que nos são oferecidas via redes sociais. Porém, cabe perguntar: será que estamos igualmente informados do que Deus tem para falar e direcionar nossa vida? Será que fazemos uso dessas informações para estarmos mais próximos a Deus e levar as pessoas para Ele? Essas são perguntas que todo cristão deve se fazer, pois, o chamado de Jesus continua o mesmo: “Tu serás pescador de homens”, e as redes que hoje temos para fazer uso, são as redes sociais. Não podemos deixar que o mau uso dessas redes nos roube a oportunidade de resgatar almas, muito menos dar a elas o poder de roubar nossa alma.

O príncipe deste mundo é criativo e sempre tem maneiras novas de nos distrair e roubar do caminho do céu, entretanto, nós temos o Espírito Santo que nos ajuda a discernir os caminhos a seguir e fugir dos atalhos oferecidos pelo inimigo de Deus. Para isso precisamos dar espaço para Deus falar ao nosso coração, precisamos silenciar as notificações do mundo e nos conectarmos com Deus pela oração.

Deus não tira nada de nós e Ele não vai tirar a rede social de você. Todavia, é necessário estarmos atentos, pois como nos diz a palavra do Senhor: “Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” I Cor 10, 23.  Deus sempre permite que tudo nos seja oferecido para que em nossa liberdade façamos escolhas que nos aproximem Dele, cabe a nós observarmos nossas ações e sermos responsáveis pelas coisas que postamos nas redes sociais e escolhemos ver e ler.

Dez dicas de como usar bem as redes sociais

Eu poderia me estender aqui criando um manual do bom uso das redes sociais com o título: “10 dicas de como não perder o céu usando as redes sociais”, ou algo do tipo, entretanto, eu prefiro fazer uso do manual que já foi escrito muito antes das redes sociais surgirem, então, segue #ficaadica do nosso amigo Paulo: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” I Cor 10, 31.
Veja como Deus nos ama desde sempre e muito antes de sermos pescados por essas redes do mundo, Ele já deixou a resposta para a pergunta que dá título a este texto: “Como um cristão deve usar as redes sociais?” – “Quer postais, quer curtis, quer compartilhais, quer assistis, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS.” Não devemos perder de vista nunca essa palavra. Somos cristãos e nossa vida deve ser sempre um testemunho do evangelho onde quer que estejamos.

São Francisco de Assis tem uma frase que diz o seguinte: “Tomai cuidado com sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”, na época dele não tinha rede social, contudo, o apelo é sempre atual. Que evangelho as pessoas têm lido com sua vida nas redes?

Peçamos sempre ao Espírito Santo a graça de sermos testemunhas fiéis do amor ao Pai, não apenas nas frases legais que compartilhamos nas redes sociais, não apenas nas hashtags que marcam nossa vida virtual, mas com nossas atitudes reais nos encontros e conversas para além dos aplicativos.

Que o Bom Deus nos abençoe e a Virgem Santíssima nos ensine a fazer tudo para a glória de Deus.

Fernanda Guadia
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×