Como viver as demoras de Deus?

0
demoras

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Nesse mundo imediatista em que vivemos, onde tudo é “para ontem”, viver as demoras de Deus é um desafio imenso. Se mal conseguimos ter paciência para aguardar uma mensagem de Whatsapp, um e-mail ou um telefonema, como esperar em Deus, a quem não vemos?

“Eu sei em quem coloquei a minha confiança!” (Conf. II Tim 1,12)

Essa é a nossa grande certeza, mesmo quando tudo parece nebuloso. Uma vez que experimentamos o Amor de Deus, na Pessoa de Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo, e nos descobrimos profunda e incondicionalmente amados, ainda que nada vejamos, conseguimos confiar em Deus. Nosso alicerce e nossa segurança estão fundamentados na certeza do amor de Deus por nós e de que Ele deseja o nosso verdadeiro bem.

Sentir medo e insegurança faz parte da realidade do homem – todos sentimos – e Deus conta com isso. Somos frágeis e temerosos. No entanto, é no encontro com Deus, através da vida de oração cotidiana, segundo a graça divina em nós, que dia a dia vamos construindo nossa confiança n’Ele e nos fortalecendo de Sua força. Essa é a grande chave – a oração – e é somente por meio dela que nos tornamos capazes de viver os desafios que a vida de fé e santidade nos propõe. Assim aconteceu com os santos e também pode acontecer conosco. Santa Teresinha foi uma menina profundamente frágil e medrosa, mas a sua confiança em Deus e em Seu Amor-Misericórdia, tornou-a extremamente fortalecida da força de Deus e a grande santa que conhecemos hoje.  É essa confiança que nos manterá em pé nos momentos de tormenta e fiéis na nossa espera pelas demoras de Deus.

Tudo tem sua hora!

Tantas situações fogem ao alcance da compreensão humana… Desejar encontrar-se com seu companheiro (a) de vida por longos anos, quando se tem certo em seu coração a vocação para o matrimônio, ou a busca por um emprego que possa suprir as necessidades financeiras de uma família são alguns exemplos de projetos lícitos, bons e até essenciais para a vida de um homem ou de uma mulher. No entanto, misteriosamente, Deus permite que essas demoras ocorram em nossas vidas. O porquê de tudo isso talvez nunca saibamos, mas uma coisa é certa: para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu”. (Ecle 3,1)

Deus é sempre providente, mesmo quando parece que Ele nos nega algo de que precisamos. Ele conhece nossas necessidades, enxerga além de nós e sabe como supri-las com eficiência. Pode ser que daqui a algum tempo apareça uma recolocação melhor, mais rentável e que favoreça o crescimento profissional e humano, pela qual vale à pena esperar. E talvez Deus esteja nos curando e amadurecendo afetivamente em Seu Amor, capacitando-nos a viver um relacionamento saudável e feliz. Os desígnios do Senhor são insondáveis e Ele cuida de cada detalhe de nossas vidas!

A nós, resta mantermo-nos confiantes em Deus e esperarmos firmemente em Sua promessa que nos garante que “coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Cor 2,9).

Que o Bom Deus nos abençoe!

Adriane Luz
Consagrada na Comunidade Católica Pantokrator 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

8 + 20 =