Home Artigos Pantokrator Conversão: Ninguém pode dar passos por você

Conversão: Ninguém pode dar passos por você

-

Quais os passos que precisam ser dados para a minha conversão? Os meus! Tudo o mais já foi feito. O impossível já foi feito, resta-nos o possível.

“A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: “Quem poderá então salvar-se?”. Jesus olhou para eles e disse: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”.” Mt19, 25-26

O impossível Jesus já realizou, através de sua visita ao nosso mundo, desde a encarnação até a ascensão aos Céus. Ele realizou o que para o homem era impossível: sua reconciliação com Deus, dada a gravidade da ruptura. O homem decidiu livremente pecar, então livremente deve decidir-se reconciliar. Esta possibilidade, antes impossível, Jesus proporcionou para nós, mas continua sendo uma decisão livre o “deixar-se” reconciliar com Deus, a adesão a essa salvação. Os passos para nossa conversão são nossos, ninguém, por mais que ore por nós, nos pode substituir, pois é uma decisão fundamental e totalmente pessoal, é a maior e mais importante decisão de nossa vida.

Porém, nos restou o possível: nossa decisão firme e fiel, diária e incondicional por Deus. Essa decisão se manifesta pela vida de oração e pela busca e exercício das virtudes, pela participação efetiva na vida da Igreja da qual somos parte. Sabemos que tudo já nos foi dado e a Igreja guarda e celebra todos os dias para a nossa salvação, que nada nos falta para alcançarmos a felicidade eterna junto de Deus, a não ser a nossa decisão!

Parece simples, mas não é fácil.

“Em seguida, (Jesus) dirigiu-se a todos: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” Lc 9,23

Essa é a condição: decidir-se pelo Bem todos os dias, mesmo que esse Bem tenha a forma de cruz. Ele vale a cruz. Jesus foi à cruz por você. Você valeu a cruz.

Porque reclamamos dos sofrimentos e contrariedades quando eles nos querem ensinar a viver? A seguir? Querem nos ensinar os passos que devemos dar? Geralmente, quando a nossa decisão mais vacila é quando mais precisamos dela: na cruz.

Ele não desistiu de você no pior de suas dores, foi até o fim.

Como então fazer para dar esses passos que somente eu posso dar? Como suportar as demoras, os dias difíceis, as turbulências da vida, sem fraquejar, desanimar e até mesmo desistir da minha conversão? Com uma força poderosa que Deus nos deu, uma potência que pode restaurar qualquer vida: a fé! A fé verdadeira é capaz de transformar qualquer situação sem nada dela mudar, nos dando somente um novo olhar. Deixemo-nos olhar por Deus, pelo Deus que realiza o impossível e olhemos com Ele para onde Ele olha, como Ele olha.

De novo parece simples, mas não fácil.

A parte de Deus é dom, é gratuidade, generosidade do Amor, não esforço nosso, mas o que depende de nós, os nossos passos, é sacrifício por conta do nosso pecado. O que atrapalha nossos passos é o pecado que nos faz cair constantemente, “atrasando” nossa caminhada, ferindo-nos. (Para saber como o pecado nos prejudica é só contemplar a Paixão de Cristo! Verificar o que os seus pecados fizeram com Ele, o mesmo que fazem com você.)

Como então resolver o “problema” da nossa conversão? Deus nos dá a fé e a liberdade para aderir ou não a ela: nosso pecado nos derruba e a graça Divina nos estende a mão, constantemente. Como fazer para sempre me agarrar a esta mão estendida? Me deixando converter por Deus todos os dias. Esse é o passo que devo dar: me deixar converter. E o espaço privilegiado para isso é a oração. Pela oração, pela palavra de Deus, pela fé e adesão, Ele vai nos transformando… quebrando nosso coração de pedra e substituindo por um de carne, por um coração capaz de amar com Seu amor.

A vida de oração é essencial para caminhar, ela é, de certa forma, nosso passo concreto. Nosso passo ao encontro Daquele que nos ama e desejamos amar cada vez mais. E é também pela vida de oração que reconhecemos aquela voz terna e segura, que nos enche de força e esperança quando nos aconselha, sempre.

“Fazei o que Ele vos disser.” Jo 2,5

Entregar nossos passos aos cuidados da Mãe, estendermos nossos braços para que ela nos ensine a andar é deixar nosso caminho mais suave e ter a certeza de que chegaremos com ela. Ela não nos abandona e sabe o caminho certo e seguro para o coração de seu Filho.

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×