Por que você deve fazer um curso sobre a fé católica?

6
curso sobre a fé católica

Você pode estar se perguntando: Por que eu devo fazer um curso sobre a fé católica? “Porque virá o tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.” (2Tm 4,3-4). Creio que as palavras de São Paulo expressam muito bem os tempos em que vivemos. Na necessidade de entender o sentido da existência e dar respostas aos apelos interiores das exigências da vida, surgem, em todos os cantos, “fábulas”, na forma de ateísmos, espiritualismos, seitas, ideologias e até mesmo do satanismo e bruxarias.

O cristão, por mais que queira insistir na sua fé, respira essa “poluição” neopagã. Então, seja no campo do conhecimento ou da experiência, o fiel, sem o conhecimento que um curso sobre a fé católica pode lhe dar, se vê tantas vezes asfixiado e confuso, sem a capacidade de dar significado real para sua fé em meios aos desafios da vida.

Cristão em Perigo

O Papa São João Paulo II em sua cartaNovo Millennio ineunte” (Novo Milênio que se Anuncia) – um verdadeiro testamento espiritual para a Igreja do século XXI – dizia que nesse tempo, um mal cristão não é simplesmente um cristão medíocre, mas um cristão em perigo (cf. NMI 34). Mas o que realmente está em perigo? Uma boa experiência espiritual? Uma referência saudável para se viver essa vida? Não! Está em perigo a alma das pessoas, a salvação eterna. “Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor a verdade que os teria podido salvar” (2Ts 2,10). Nesse tempo de tantas confusões, mentiras, tentações, somente o “amor à Verdade” pode nos salvar.

….o texto continua após imagem….luz da fé

Porém, não bastaria um pouco de fé, um sentimento positivo em relação a Jesus e algumas práticas religiosas? Não seria suficiente e até mais adequado uma fé mais livre e menos comprometida? Quem nos responde é o Papa Francisco e Papa Bento que, a “quatro mãos”, nos deram a preciosa encíclica “Lumen Fidei” (Luz da Fé): “Sem verdade, a fé não salva, não torna seguros os nossos passos. Seria uma linda fábula, a projeção dos nossos desejos de felicidade, algo que nos satisfaz só na medida em que nos quisermos iludir; ou então reduzir-se-ia a um sentimento bom que consola e afaga, mas permanece sujeito às nossas mudanças de ânimo, à variação dos tempos, incapaz de sustentar um caminho constante na vida” (LF24).

Leia também: 5 motivos para você aprofundar seus conhecimentos sobre a fé

André Luis Botelho de Andrade
Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Pantokrator

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Elaine! Em breve lançaremos o curso e enviaremos email aos que se cadastraram em nosso site, além de divulgar aqui e também nas redes sociais! Fique ligada! Até breve!

    • Olá Juliana! Em breve lançaremos o curso e enviaremos email aos que se cadastraram em nosso site, além de divulgar aqui e também nas redes sociais! Fique ligada! Até breve!

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.