Home Artigos Pantokrator Desacelerar é preciso

Desacelerar é preciso

-

Você se sente cansado? Exausto? Será que está na hora de desacelerar? O nosso corpo é uma criação perfeita de Deus, tão perfeita que nos sinaliza quando algo não está bem; mas será que apenas tirar férias, viajar, seria o suficiente? Gostaria de trazer uma nova forma de “desacelerar”. Talvez isso entre em desacordo com o que se tem pregado por aí, mas Cristo sempre foi e sempre será um sinal de contradição para esta geração, e cabe a nós decidir se vamos deixar tudo e segui-Lo, como fizeram os apóstolos, ou continuar dando nossas cabeçadas achando que sabemos o que é melhor para nós, como fizeram Adão e Eva, tomando o fruto do conhecimento do bem e do mal.

Para quê fomos criados?

O amor é a única resposta para os anseios do coração humano; imagino que todas as religiões concordam com isso, apesar de existirem diversas interpretações do que é o amor.

Somente o Cristianismo entende que Deus é o Amor, e que este amor intangível se fez tangível através da encarnação de Deus Filho no seio da Virgem Maria. Portanto, para nós cristãos, somente é possível amar olhando para Nosso Senhor Jesus Cristo, e é por isso que o Catolicismo sempre foi incompreendido e perseguido, pois a pregação de Cristo inicia a história com a incompreensão dos homens e a perseguição até a crucifixão.

Desde sempre o mundo prega um amor falso na tentativa de curar o vazio do coração dos homens. Tentam vender diversas idéias de amor; por dinheiro ou às vezes por desespero de não encontrar sentido na vida, vendem que o amor está no prazer, no conforto, nas viagens, no sossego, na riqueza, no poder, na magia, no sobrenatural, no oculto, na saúde, no bem estar, na organização, no conhecimento, na ideologia, na utopia, na moralidade, na justiça, e eu poderia continuar apontando diversos lugares em que o Amor é buscado, mas tudo isso é inútil! A humanidade não para de entrar em decadência, olhemos as notícias, o número de suicídios… não é necessária muita pesquisa pra ver isso.

Pare de ser orgulhoso!

O que mais é necessário para notarmos que sem Deus tudo é inútil, se você está passando por uma sobrecarga, não vai adiantar buscar respostas em outro lugar; o mundo falhou, nós falhamos, não sabemos o que é bom para nós mesmo, assumamos isso! Enquanto buscarmos dar o nosso jeito, continuaremos falhando, entrando nesta decadência junto com o mundo.

Fico extremamente irritado quando as pessoas encontram um guru na internet ou seja lá em qual for o lugar, que traz mensagens de auto-afirmação, de entusiasmo, utilizando-se de valores cristãos muitas vezes, de ferramentas, de formas de pensar, de estudos, etc; sentem-se revigorados, como se encontrassem o sentido da vida, mas na hora em que começam a colocar as genialidades aprendidas em prática, percebem que precisarão deixar de lado uma coisa: a Cruz!

E aí, na loucura de tentar encaixar a vida evangélica com estes valores encontrados, começam a se sentir cansados, sentem que está muito corrido, que não têm tempo pra nada e estranhamente as coisas de Deus parecem estar atrapalhando, pois afinal, “eu encontrei as respostas”, “é isso que vai fazer bem pra mim”, e a pessoa toma a decisão de seguir sozinha a vida com este conjunto de idéias e ferramentas que parecem ser fantásticas, mas só esquecem uma coisa: de que o ser humano foi feito pra amar, e é no amor que nós seremos profundamente realizados; contextualizando com os primeiros parágrafos, é na Cruz que nós somos felizes! É lá que nosso coração atinge o cume da realização humana, que é se consumir pelo outro, pois é nesta atitude que nossa carne se une à carne de Cristo e é redimida aqui nesta terra pelo poder do Espírito Santo.

O motivo desta correria

Seguramente eu afirmo que o motivo de nos sentirmos acelerados são os nossos apegos que nos afastam do caminho de santidade. Primeiramente, o próprio Cristo nos disse isso:

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mateus 11, 28-30)

E, em segundo lugar, eu experimento isso na minha vida nestes anos de caminhada para a consagração da minha vida. Você quer discutir com Jesus? Ele mesmo disse que seu fardo é leve; por que então você se sente acelerado, sobrecarregado? Porque você não está recebendo a doutrina de Cristo, você não está indo até Ele! Sim, mesmo dentro da Igreja, você deixou a muito tempo de ser formado pela doutrina de Cristo; o motivo somente você poderá descobrir, mas o fato é que o sentimento de sobrecarga, de cansaço, na perfeição da criação de Deus indica que você não está seguindo Cristo da forma que Ele deseja que você O siga!

Desacelerar! Como?

Deixe de ser orgulhoso, procure a confissão e lute com todas as suas forças para entrar na intimidade com Cristo, nem que seja pra você ir confessar toda semana. Não importa quantas vezes você irá falhar, continue sem esmorecer; aumente seu tempo de oração diária, reze o terço, peça ao Espírito Santo pra te conduzir, pra mostrar o que você tem que fazer, anote suas orações, vá à missa o máximo de vezes que conseguir na semana, não comungue em pecado, resista às tentações, busque amizades que também amam a Deus, busque conhecer mais a Jesus e Sua doutrina e não pare até o último dia de sua vida!

Esta é a minha estratégia de batalha; ela tem funcionado durante estes 12 anos de caminhada séria que tenho feito para ser de Deus e de Deus somente. Quantas vezes eu caio, quantas vezes eu desanimo, quantas vezes me vi à beira do abismo de voltar para o mundo, mas Deus, através destas coisas, sempre me resgatou e sempre me colocou no eixo novamente. Qual será a sua estratégia? Você tem uma?

Termino este artigo dizendo, desacelerar é preciso! Desacelerar o egoísmo, o orgulho, a prepotência, a preguiça, e tudo o mais que te afasta da doutrina de Cristo e comece a acelerar a sua estratégia, a sua decisão por Cristo, a firmeza no Espírito Santo, a disciplina na oração e na busca pela santidade. Acredite! Você se sentirá revigorado!

“Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear, mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças, Ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.” (Isaías 40, 30-31)

Lucas Sturion
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Lucas Sturion
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×