Deus é simples!

0

Deus é Imenso, Todo-Poderoso, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Criador do céu e da terra, do Universo, da humanidade e de todas as coisas… Misteriosamente, esse Deus tão Grandioso e Imensurável, faz-Se simples e acessível a nós! Ele nos ama com Amor Infinito e não se cansa de revelar Seu Amor por nós com simplicidade. Nas realidades da vida, Deus, incessantemente, busca oportunidades de encontro com Ele nas situações cotidianas e comuns. No ordinário da vida, Ele nos capacita a tocar o extraordinário.

Como reconhecer a Deus no ordinário da vida?

Só reconhecemos a presença de Deus nas coisas simples e cotidianas, quando estamos em sintonia com Ele. A vida de oração, os sacramentos, as leituras espirituais, a adoração ao Santíssimo Sacramento e o clamor ao Espírito Santo nos levam à intimidade com o Senhor e, pouco a pouco, sintonizam a nossa vida a Deus. Haverá momentos em que estaremos “fora do ar” e, para nos sintonizarmos novamente, uma boa confissão e a constância na vida de oração agirão com grande eficácia.

Cultivando um relacionamento de encontros frequentes com o Senhor, colheremos frutos de intimidade com Ele. Gradualmente, a ação do Espírito Santo na nossa alma nos tornará mais sensíveis à Sua presença e à Sua Voz. Quando menos esperarmos, Deus nos surpreenderá falando conosco através uma música secular tocando no rádio ou uma propaganda de outdoor. É o Espírito Santo que nos faz capaz de reconhecer a Deus na simplicidade da vida e encontrar-nos com Ele no mundo.

O mundo – lugar de encontro com Deus

“O Mundo é para nós espaço teologal, lugar de encontro com Deus e culto a Ele, ou seja, lugar de santidade enraizada uma oração continuada e concretizada no sacrifício do amor-fidelidade”. 1

Centrados em Cristo, somos capazes de fazer do mundo um lugar de Encontro e culto a Deus. Nossa intimidade e sensibilidade cultivadas no momento de oração pessoal nos conduzem à oração continuada, que é a graça que o Espírito nos concede de permanecermos continuamente em sintonia com o Senhor. Desta forma, podemos ouvi-lO falando conosco através de uma simples e descontraída conversa ou dos fatos que ocorrem durante o nosso dia. Deus é simples e Ele se manifesta na simplicidade da nossa vida.

Criação: reflexo de Deus

Deus Se revela, de modo especial, através da Sua criação. O ordinário do mundo reflete a face extraordinária do seu Criador. Diante da natureza, contemplamos a beleza estonteante de Deus. Como olhar para o mar e não se lembrar da imensidão do Seu Amor por nós? As águias e os leões, por exemplo, refletem Sua força e potência. Os pássaros e as flores nos mostram Sua incrível criatividade e perfeição. O céu nos transmite a Paz Divina. Quando estamos em sintonia com o Senhor, sentimo-nos profundamente amados por Ele através da criação.

A nós, simples homens e mulheres, o Criador concedeu o dom da Sua Imagem e Semelhança. Não é difícil perceber a alegria e a pureza de Deus através do sorriso de uma criança. Quando estamos reunidos, refletimos o amor perfeito que une a Santíssima Trindade. Que na simplicidade de nossas vidas, o Espírito Santo nos capacite a não apenas experimentar a Deus, mas também transmiti-lO a todos e ao mundo, sendo verdadeiros portadores da Sua Presença.

1. Regra de Vida do Carisma El Shaddai Pantokrator, Título III, Capítulo III, 10.

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.