Deus está no controle!

0

Podemos afirmar sim, que Deus está no controle de tudo. Nada passa despercebido aos olhos de Deus. A própria palavra nos afirma em Lucas 12,2: “Nada há de oculto que não seja revelado, nada de secreto que não venha a ser conhecido.”

Quantas coisas acontecem em nossas vidas que nos põe em confronto conosco mesmo e por vezes nos encontram cheios de dúvidas, falta de confiança, de esperança, inseguros de que realmente Deus está no controle. Às vezes, parece que Ele está tão ausente nessas situações que acabamos buscando outros meios, e em alguns casos, até ilícitos a nós cristãos, resolvendo, assim, do nosso jeito sem buscarmos um discernimento correto em Deus.

Quando olhamos o mundo e vemos tantas coisas ruins acontecendo: catástrofes, violências das mais diversas naturezas, acidentes, destruições, pestes, epidemias, tudo isso chega-nos a gerar a dúvida: será mesmo que Deus está no controle?

O mundo atual

Temos visto o mundo cada vez mais “de pernas para o ar”. Parece que não vemos mais luz nem brilho em nada nesta vida; vemos um mundo numa perspectiva sempre negativa, de trevas, sombrio, onde não podemos confiar em ninguém: andamos pelas ruas sempre desconfiados; não damos atenção ao irmão indigente que chega a nós com medo que nos faça algum mal; estamos com os vidros dos carros sempre erguidos; qualquer um que se aproxime é uma ameaça iminente; aqueles que deveriam nos representar e lutar por nossos interesses, devido à ganância pelo dinheiro e poder, quase levam o país à uma total ruína; por conta disso ainda, deixaram a saúde e a educação, direito básico de todo cidadão de bem, um verdadeiro caos; tantas vidas e famílias sendo destruídas por ideologias ou por empresários que visam apenas lucros e colocam uma cidade inteira sob risco de morte; pessoas que ao se verem sem saídas devido ao desemprego ou pais que para não continuar vendo suas famílias passando fome, tiram suas vidas; tráfico de crianças, de órgãos, de drogas; pedofilia; misérias pelo mundo a fora; enfim… será mesmo que Deus realmente é onisciente e onipresente? Será, de fato, que tudo está sob Seu controle?

Todos esses fatos têm levado muitas pessoas a não querer mais buscar a Deus, investir em formação e crescimento espiritual para si ou para sua família, de confiar na Igreja e em seus ensinamentos, confiar nas autoridades dentro da Igreja… Tudo isso tem gerado também um grande cansaço físico e emocional, uma autoestima baixa, desesperanças, pessoas cansadas com as lutas de cada dia, com a falta de perspectiva, levando-as a desistirem de seus projetos, sonhos e muito mais dos projetos de Deus para suas vidas.

Costumamos questionar e culpar a Deus por esses acontecimentos, mas e nós? Como temos lidado com os nossos deveres e responsabilidades? Será que não somos nós os culpados por todas essas desordens?  Acredito que tudo nada mais é que fruto de nossas escolhas e do mau uso de nossa liberdade, ou melhor, de nosso livre arbítrio, pois Deus entregou tudo aos nossos cuidados, à nossa administração, mas, o que temos feito dessa confiança que Ele nos concedeu sobre todo o criado? Será que temos administrados bem os bens que Ele nos confiou? – “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher Ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra.’” Gen 1,27-28, e então, será mesmo negligência de Deus?

Deus é soberano sobre todas as coisas

Deus tem soberania sobre tudo o que existe. Ele é o grande Rei, que governa com justiça e amor. Quando Deus é o Rei de nossos corações, nossa vida é guiada por Ele para o nosso bem. “O Senhor estabeleceu o Seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.” Salmo 103,19; “Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único imortal e que habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver.” I Timóteo 6,15-16

 “Quantas vezes os homens tentaram construir o mundo sozinhos, sem o controle de Deus! O resultado foi marcado pela tragédia das ideologias que, por fim, se revelaram contra o homem e sua profunda dignidade.

Ser persistente e paciente significa aprender a construir a história junto a Deus, porque somente edificando sobre Ele e com Ele a construção está bem fundada, não instrumentalizada com fins ideológicos, mas realmente digna do homem.”- Papa Bento XVI

O Papa João Paulo II também tem algo a nos ensinar em sua Carta Encíclica, Redemptoris Missio: “Poder-se-á rejeitar Cristo e tudo aquilo que Ele introduziu na história do homem? Certamente que sim; o homem é livre: ele pode dizer não, a Deus. O homem pode dizer não, a Cristo. Mas permanece a pergunta fundamental: é lícito fazê-lo? É lícito, em nome de quê?

No mundo moderno, há tendência para reduzir o homem unicamente à dimensão horizontal. Mas o que acontece ao homem que não se abre ao Absoluto? A resposta está na experiência de cada homem, mas está também inscrita, na história da humanidade, com o sangue derramado em nome de ideologias e regimes políticos que quiseram construir uma ‘humanidade nova’ sem Deus.”

É preciso crer que nada foge do controle de Deus e que Sua soberania está sobre todo o criado, mesmo que as evidências mostrem o contrário, Ele age na hora certa e no momento oportuno. Enquanto isso, devemos manter nosso coração vigilante, em oração, pedindo que o Espírito Santo nos revele se, assim for de Sua vontade, o verdadeiro sentido da situação pela qual estamos vivendo.

Muitas vezes a razão de todas essas coisas acontecerem, no mundo ou em nossas vidas pessoais, é devido a nossa desobediência tanto às leis de Deus quanto às leis do homem.

Deixo aqui uma reflexão: onde você tem controlado a sua vida sozinho, estabelecido as suas próprias leis, obedecendo a si mesmo? Que tal começar a deixar Deus assumir o controle e a direção de sua vida e seus projetos?

Gravem o que vou lhes falar: “DEUS É INACESSÍVEL AO MAL.”

Reinaldo Marques
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.