Deus realmente me ama?

1

Se você já passou por ao menos uma experiência com Deus, seja em um retiro, encontro ou grupo de oração, você certamente já ouviu esta frase: “Deus te ama!” E o que isso quer dizer? Será que realmente sabemos a maravilha, o significado ou o poder do Amor de Deus por nós?

Infelizmente, vivemos uma geração em que a palavra e o sentido do “amor” estão banalizados, relativizados e totalmente fragilizados, correndo ainda o risco de comparar o Amor de Deus ao “amor” dos homens. E quando tentamos enxergar a magnitude de Deus somente com os olhos humanos, nos perdemos em dúvidas, angústias e frustrações a respeito do Amor Dele.

Desde que nascemos somos envolvidos em relações de amor. Primeiro, pelo amor dos pais ou daqueles que foram responsáveis pela nossa criação, depois pelas relações de amizade, os relacionamentos amorosos, o amor dos filhos, enfim, nossa vida é cercada de amor. No entanto, esses amores não são perfeitos, por mais que sejam autênticos, eles erram e decepcionam. Muitas vezes é efêmero, inconstante e cheio de condições.

Já o Amor de Deus é o oposto disso, uma vez que “Deus é o próprio Amor”. O Amor de Dele é incondicional, é real e é eterno. Dizer e ler isso é lindo, não é? Mas será que realmente nós cremos e tomamos posse desse Amor?

Deus

O amor de Deus é incondicional

Estamos tão acostumados à relações que esperam algo em troca, um amor que não é gratuito, um amor por mérito e que pode ser tão volúvel quanto às emoções. Isso nos faz cair em um erro grave, o de achar que o Amor de Deus também é assim. Então, quando está tudo bem, Ele me ama; mas se estou passando por dificuldades, sofrimentos ou cometo erros, vou achar Deus não me ama. O amor de Deus não é assim, não impõe condições, não espera nada em troca, não aumenta ou diminui conforme merecemos. É sempre o mesmo, em qualquer condição. E é Ele mesmo quem nos diz:

“Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo …” (Isaías 43,4)

“Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará …” (Isaías 54,10)

“É graças ao Senhor que não fomos aniquilados, porque não se esgotou sua piedade. Cada manhã Ele se manifesta e grande é sua fidelidade.” (Lamentações 3,22)

“Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (1 João 3,1)

“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.” (João 15,9)

“Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5,8)

O amor de Deus é real

“O Senhor, teu Deus, está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e ele te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito” (Sofonias 3,17)

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós …” (João 1,14)

O amor de Deus é eterno

“… Eu não te esqueceria nunca!” (Isaías 49,15)

“Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor, vosso Deus, que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará”
(Deuteronômio 31,6)

“… Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28,20)

“… Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.” (Jeremias 31,3)

“Em nosso abatimento Ele se lembrou de nós, porque sua misericórdia é eterna. “… Louvai o Deus do céu, porque sua misericórdia é eterna” (Salmos 135, 23 e 26)

Sendo assim, não importa se é a primeira ou a milésima vez que ouvimos que Deus nos ama. Ele mesmo nos convence através da Sua palavra e do nosso dia a dia. Se por algum motivo o amor de Deus não arde mais em seu peito, não tenha vergonha de se colocar diante Dele e clamar, suplicar para que Ele renove, reacenda e faça arder de novo o Seu amor. Diga: Senhor eu creio, eu quero e preciso do Seu amor!

“Vós me invocareis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Vós me procurareis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar.” (Jeremias 29,12-13)

Se você conhece mais alguma passagem bíblica ou citações de Santos que fale sobre o Amor de Deus, convido você a partilhar conosco. Deixa nos “comentários” e vamos juntos irradiar a e o Amor de Deus.

Vanessa Cícera
Consagrada da Comunidade Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.