05 dicas para crescer na intimidade com Deus

6

No dicionário, ter intimidade é um dos significados de conviver embora sejam duas coisas distintas, pois posso conviver sem ter intimidade, mas não posso ter intimidade sem conviver. Assim, a intimidade, sendo algo mais profundo, inicia-se com a convivência e na prática do dia a dia.

Como então crescer na intimidade com Deus?

Quando amamos alguém nos preocupamos em investir nesse relacionamento a fim de que cresça e se aprofunde cada vez mais. Desse modo, faremos feliz a quem amamos, e assim, seremos felizes também. O verdadeiro amor humano funciona dessa forma: quanto mais feliz fazemos o outro, mais felizes somos. Ninguém é feliz sozinho porque o amor é doação.

Intimidade com Deus

O que vem a ser, então, essa intimidade com Deus, ou seja, a própria Felicidade, senão a introdução gradativa em Sua glória para participarmos da Felicidade Eterna? Há, por acaso, algo de maior grandiosidade que possamos almejar?

No entanto, gastamos nosso tempo e energia em tantas outras coisas passageiras e o que sobra para investirmos em busca desse ideal, muitas vezes, não atinge um mínimo suficiente. E nossa relação com Deus pode não passar de uma convivência sem intimidade ou até de uma falta de convivência que gera uma falsa busca de Deus em meio às conveniências do nosso ego.

Acredito que esses estágios da maturidade espiritual seja o caminho que cada um de nós percorremos para chegar à intimidade verdadeira com Deus. Seja qual for o degrau que estejamos, ainda há uma longa e íngreme escada à nossa frente.

Importante ressaltar que as dicas abaixo pressupõem uma vivência séria de frequência aos Sacramentos: busca da comunhão eucarística (participação na Santa Missa mais vezes na semana além do domingo seria muito bom), adoração ao Santíssimo Sacramento e visitas mais constantes ao confessionário.

… o texto continua após a imagem…

intimidade sacramentos da Igreja

As dicas aqui colocadas não são nenhuma novidade, mas pretendem ser um auxílio para quem deseja iniciar e/ou crescer na intimidade com Deus mediante os ensinamentos dos santos e dos beatos que conseguiram chegar onde nós almejamos, e também, frutos de experiências práticas da vida nos dias de hoje.

Na verdade, só há uma via para a intimidade: a convivência com Deus pela oração.

Cinco dicas para crescer na intimidade com Deus:

1. Reserve tempo para a oração. Sem tempo não fazemos nada. A convivência com o outro exige que invistamos tempo nele, que dediquemos nosso tempo em conhecê-lo, seu modo de viver e enxergar as coisas, seus sofrimentos e alegrias, desejos e sonhos; o que Ele espera de nós e como nos vê, o que Ele quer nos dar e como nos ama. Dica prática: reservar e cumprir um horário na agenda para o encontro com Deus na oração, numa oração pessoal, num diálogo sincero, na meditação de Sua Palavra.

2. Conheça a vida dos santos. Procure aprender com a vida dos santos, eles podem ser nossos coachings Conhecer e aprender com a vida dos santos é de grande valia para o nosso crescimento. Eles nos mostram com a vida a intimidade que deu certo e com a morte, a certeza da vitória. Dica prática: pode-se eleger um santo por mês para conhecer sua história ou por semestre, por ano. Pode-se também ouvir ou assistir filmes que relatam a vida deles, mensagens e testemunhos.

3. Confie-se à Nossa Senhora. Aprender a orar com o auxílio de Nossa Mãe Santíssima é, sem dúvida, um caminho privilegiado e seguro para entrarmos na intimidade com seu Filho. A meditação diária dos mistérios da nossa salvação é essencial para conhecermos e aprendermos como Deus nos amou em Cristo e em cada desafio que superou por nós até a morte de Cruz. A oração nos ensina a amar, o amor nos traz a leveza e a paz, nos fortalece para suportarmos os sofrimentos, vencermos com Cristo aquilo que nos cabe em nossa vida padecer e estreita os laços que nos une a Ele. Dica prática: a oração do rosário ou do terço. Pode-se meditar parado ou durante os afazeres, intervalos de almoço (ouvindo no celular, por exemplo), desde que não se distraia nos mistérios para não perder o objetivo da oração.

4. Clame o Espírito Santo. É o próprio Espírito que realiza em nós o milagre da intimidade com Deus! Quanto mais abertos formos ao Espírito, mais Ele poderá trabalhar em nós, à medida que O entregarmos nossos desejos e nos empenhamos na busca dessa intimidade de coração sincero. Dica prática: Busca constante do auxílio do Espírito Santo em todas as decisões que precisamos tomar. Procurar crescer nas virtudes e abandonar os vícios, decidir lutar contra o pecado e resistir às tentações. Pode-se estabelecer uma meta num tempo curto, por exemplo, nesses dois meses exercitarei no louvor e evitarei qualquer reclamação. Se conseguir, agregar esse exercício ao próximo e assim por diante.  

5. Conheça a Fé. A fé e a razão juntas proporcionam um voo mais pleno. Nessa busca de intimidade é necessário conhecer a nossa fé mediante a leitura diária das Sagradas Escrituras trazidas a nós pelo Magistério da Igreja e com base na Tradição Apostólica. Conhecer os fundamentos da nossa fé a fortalece, aprofunda e orienta nossa vivência. Dica prática: leitura orante das Sagradas Escrituras, leitura do Catecismo e documentos da Igreja. Buscar esclarecer as eventuais dúvidas na fonte correta.

Sei bem que em meio à vida agitada parece muito difícil encontrar tempo, mas é aí que provamos nosso amor. Quando queremos de verdade “inventamos o tempo” se preciso for. À medida que nosso coração se empenhar nesse sentido, ele deixará de ser um problema para tornar-se uma solução. Encontraremos o tempo necessário que nos levará a essa intimidade! Ideias surgirão, pois, o Espírito Santo é criativo, espaços irão se abrir e você descobrirá que o tempo estava disponível o “tempo todo”, só não era percebido. Se formos sinceros nessa busca, tudo contribuirá para nosso sucesso, até as contrariedades!

No mais, deixe que a força do amor de Deus o atraia a Ele, pois saiba que antes de você desejar ser íntimo Dele, Ele deseja ser de você!

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Pantokrator

6 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.