Dificuldades: Olhar com o olhar de Deus

2

As dificuldades do dia a dia são altamente inflamáveis: qualquer sinal de faísca já tira a nossa paz e vamos vivendo em função delas. Nossos pensamentos, esforços, tensões, estão constantementes voltados às dificuldades, seja na área financeira ou de relacionamentos. Assim, caminhamos sozinhos, por escolha própria, nos cansamos e não vemos saída. É preciso sempre nos lembrar de que cremos em um Deus Todo Poderoso e aprender olhar tudo com o olhar de Deus.

Em Deuteronômio 31, 6, o Senhor nos diz através de Moisés: “Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor, vosso Deus, que marcha à vossa frente: Ele não vos deixará nem vos abandonará”. Como a passagem nos mostra, o Senhor não está somente à nossa frente, mas Ele marcha, em um sentido de proteção do que é Seu. É Ele quem nos conduz e não nos abandona, porém, e nós? Quantas vezes já abandonamos Deus para adorar nossas dificuldades? Muitas! Essa é a resposta. Entretanto, o Senhor não nos julga e continua ao nosso lado. Por isso, temos que aprender a amar a Deus acima de todas as coisas, até mesmo do que declaramos ser impossível.

Confiar em Deus 

Com o olhar fixo Nele, nós também podemos atravessar desertos até à nossa terra prometida. Precisamos confiar que Deus tudo pode e que através dessas dificuldades Ele está nos formando para sermos filhos mais fiéis. “O reino dos céus é dos violentos”, Mateus 11,12. A violência para conquistar o reino dos céus, talvez esteja no ato de se amar menos e perceber que não somos como deuses, mas que precisamos do único e verdadeiro Deus, pois somos Suas criaturas. Só nos desesperamos frente às dificuldades porque ainda nos amamos demais, ainda achamos que somos preciosos demais para nos gastar pelo outro e por Deus. Onde há desespero não há Deus, porque Ele é amor e mansidão.

Acalme o seu coração, irmão, e deixe Deus ser Deus. Deixe-se ser conduzido, assim como mar calmo não faz bom marinheiro, um cristão sem dificuldades e provações não se faz santo. Não precisamos entender o sentido de tudo nem devemos perder tempo com isso, apenas acolher com humildade, paciência e docilidade o que Deus julgar necessário, e lute pela sua conversão. Por exemplo, se sua maior dificuldade for a área financeira, trabalhe, esforce-se e busque meios para aprender a administrá-la melhor, mas com o coração atento ao que Deus deseja realizar através da situação pela qual esteja passando; o que Ele deseja purificar, curar, essa é a didática de Deus: a prática. Aonde você não conseguir chegar tenha a certeza que a providência divina o alcançará.

Sejamos fortes! Nosso Senhor é Poderoso e Nele podemos entregar tudo o que hoje tira a paz do nosso coração. Tenhamos fé e confiemos que o Pai nos conduz e tudo fará para estarmos com Ele em Sua glória. Estamos indo ao encontro do nosso Amado, precisamos permitir sermos purificados, e então, poder aprender a olhar tudo com o olhar de Deus.

Tayná Barbosa
Postulante na Comunidade Católica Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa que texto maravilhoso! Muito obrigado! Pois é tem certa situações em nossas vidas que só a ajuda de Deus para podermos, superá-las pois estão muito além, das nossas forças.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.