Domingo de Páscoa : Ressurja junto com Ele

0
Páscoa

Estamos nos aproximando de um dos momentos mais importantes da nossa Igreja: a Páscoa! Tempo de alegria, esperança e reavivamento da nossa fé! O nome Páscoa tem origem hebraica da palavra Pessach que significa “passagem”. Levava esse nome, pois antes de ser a festa da ressureição ela marcava o final do inverno e a chegada da primavera. Marcava a passagem de um tempo frio para um tempo novo, cheio de vida, de sol e de luz!

Páscoa para os cristãos 

Para nós cristãos, a Páscoa representa a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo três dias após sua morte na cruz. Isto é fundamental para a fé cristã, já que é período de grande riqueza na igreja, porque nos leva a ter uma esperança cada vez mais viva! Temos a certeza de que não vivemos ao acaso, mas que temos um objetivo final que é ressuscitar com Cristo!

Jesus Cristo ressuscitou! E isto nos traz força no dia a dia e nos faz acreditar que esta ressurreição está ao alcance de todos. Basta se abrir, crer na Boa Nova deste Cristo e se deixar moldar pela vontade de Deus!

Temos vários símbolos que nos fazem lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa. Há a cruz que simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, já impossível se realizou – Cristo foi crucificado e ressuscitou depois de três dias. Há também o pão e o vinho que representam o corpo e o sangue de Jesus, sendo que na última ceia, Jesus ofereceu o pão e o vinho aos discípulos, como seu corpo e seu sangue. Já o cordeiro representa Jesus que se sacrificou pelo seu povo.

Além desses, os óleos santos representam o Espírito Santo, os quais são abençoados pelos bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa – são eles também, os óleos sacramentais utilizados no batismo, na crisma e em unções de enfermos. A água – utilizada no Sábado Santo – é carregada de simbolismo também, pois representa a pureza e a renovação de Cristo. Outros símbolos conhecidos na Páscoa são os coelhos e os ovos de Páscoa, o primeiro por remeter a fertilidade e representar a condição da Igreja de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem da Boa Nova de Cristo. Já o último simboliza o nascimento para uma nova vida. Através deles somos chamados a nascer de novo!

Todos estes símbolos nos trazem marcas concretas da vitória de Cristo na cruz e em nossas vidas! Todos nós fomos salvos pela ressurreição de Cristo! Este é o verdadeiro sentido da Páscoa!

“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia, Ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança” (I São Pedro 1,3)

Para nós, cristãos, saber que Cristo ressuscitou e está no meio de nós permite que vivamos com olhar voltado para os céus. Não estamos aqui por acaso e nem vamos simplesmente morrer, ao findar o curto espaço de tempo que estivemos na terra. Existe algo muito maior depois da morte!

Cremos que a nossa morte nos leva à ressurreição e que o nosso lugar é o céu, isso muda todo o sentido da nossa vida! Podemos viver a Páscoa todos os dias em tudo o que fazemos, pois o nosso coração está cheio de esperança e queima ardentemente com o fogo do Espírito. A própria Palavra de Deus nos confirma a força e a graça desta ressurreição: “Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição.” (Romanos 6,5)

A Palavra de Deus nos sustenta e nos traz a verdade da vontade de Deus em nossas vidas! “Tenho esperança em Deus, como também eles esperam, de que há de haver a ressurreição dos justos e dos pecadores.” (Atos dos Apóstolos 24,15). Cremos que a Palavra de Deus é vida, e em abundância! Nada pode nos tirar a certeza de que ressuscitaremos com Cristo, e melhor ainda, nada pode nos impedir de ressuscitar a cada dia, em cada momento, com a mesma força e a mesma graça da ressurreição de Cristo Nosso Senhor!

O que é morte na sua vida, hoje? O que mais te faz sentir tristeza? Desilusão e falta de esperança? Tudo o que te faz pensar de maneira negativa hoje te leva à morte interior, morte do coração e te faz perder todo o sentido da alegria, da esperança e da Graça! Precisamos lutar pela Páscoa em nossos corações! Temos que acreditar que somos chamados a viver com Cristo, por Cristo e em Cristo, vivos pela graça de Deus! “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (São João 11,25)

Coloquemos nossas mortes aos pés da cruz de Cristo, pois assim Ele, em sua gloriosa ação, irá nos conduzir a uma vida de graça e ressurreição. Renunciemos aos nossos pensamentos negativos, renunciemos às nossas atitudes de falta de fé! Tomemos posse dessa certeza da ressurreição, para que possamos juntos à Cristo, ressurgir a cada dia e a cada instante, plenos de alegria e de esperança!

Somos hoje chamados a viver esta ressurreição! Cristo nos convida a colocar as nossas vidas em Suas mãos para que tenhamos confiança de que Ele é capaz de ressuscitar tudo o que está morto em nossos corações. Joguemos fora nossas misérias, fraquezas e nossas incoerências, para que nos lancemos num salto no escuro, um salto de fé, de coragem, abandono e de confiança!

Somos filhos de um Deus vivo! Somos filhos da Graça! Que tenhamos a coragem de testemunhar esta Páscoa em nossas vidas, como os apóstolos fizeram. “Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça.” (Atos dos Apóstolos 4,33)

Que através desse ato de coragem os nossos corações se encham da verdadeira alegria. A alegria de quem se sabe salvo, sustentado e amado. A nossa ressurreição e salvação vem da fidelidade e entrega total ao nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina no meio de nós! “Vinde, manifestemos nossa alegria ao Senhor, aclamemos o Rochedo de nossa salvação” (Salmos 94,1)

Desejo a todos vocês uma páscoa cheia de vida e esperança! Que os seus corações possam se abrir e deixar essa luz de Cristo penetrar com toda a autoridade do nome de Jesus! Que vocês ressurjam com este Cristo, que é Vida e Amor, e que suas vidas sejam plenas de Sua verdade e de Sua paz! Feliz páscoa!

Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

dez + 13 =