É de perseverança que tendes necessidade

2

“É de perseverança que tendes necessidade para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que Ele prometeu”

Na Carta aos Hebreus, capítulo 10, versículo 36, o autor é muito claro ao nos dizer que “é de perseverança que tendes necessidade para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que Ele prometeu”.

Ter necessidade de algo significa dizer que aquilo é essencial para a vida. Por exemplo, temos necessidade de água todos os dias, mas não temos necessidade de comer um doce diariamente, ainda que gostemos muito de doce.

Se desejamos fazer a vontade de Deus e alcançar tantas promessas que Ele tem para nós, precisamos ter perseverança, insistir naquilo que Ele nos pede.

Ao falar sobre perseverança nesse capítulo, o autor sagrado nos dá a entender que aquele povo estava passando por muitas tribulações, dificuldades, assim como você e eu também as enfrentamos em nossas vidas.

Sabemos que o início da Igreja foi marcado pela perseguição e morte de muitos cristãos e que, mesmo diante de todas as tribulações, muitos permaneciam perseverantes, sem abrir mão da vontade de Deus e da fé, porque confiavam na fidelidade de Deus que havia feito uma promessa para eles.

  • “Sem esmorecer, continuemos a afirmar nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa (Hb 10,22).”
    Dentre as inúmeras promessas de Deus que lemos nas Sagradas Escrituras, cito abaixo duas que deveriam ser suficientes para nunca esmorecermos na fé:
    “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravado na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas (Is 49,15-16).”
  • “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28,20).”

Ambas as promessas evidenciam a presença de Deus que nunca nos abandonará, aconteça o que acontecer, porque estamos gravados na palma de Suas Mãos.

Nas tribulações que enfrentamos em nossas vidas, precisamos, assim como os primeiros cristãos, também nos apoiar na promessa de que Deus está sempre conosco, sob o risco de esmorecermos em nossa fé.

Diante da perda de um ente querido, de uma situação familiar difícil, dificuldades financeiras, decepções com as pessoas, tristezas, se não nos apegarmos a Deus, corremos o risco de jogar tudo para o alto e abandonarmos nossa fé.

Certa vez, em uma homilia, o padre que presidia a celebração afirmou que “aquele que tem Deus na vida, quando lhe faltam as pernas, tem onde se apoiar”. A fé é o apoio que temos nas situações que nos abalam, é o que nos mantém de pé quando não temos mais forças para prosseguir e perseverar.

perseverança

“O meu justo viverá pela fé, mas se esmorecer, nele não encontrarei mais nenhuma satisfação.” (Hb 10,38)

Se queremos agradar o coração de Deus, precisamos viver pela fé e não nos deixar esmorecer, perder o ânimo, deixar de lutar. Isso só nos é possível se vivermos pela fé, pois, como lemos ainda em Hb 11,6 “sem fé é impossível agradar a Deus”.
Agradar a Deus, cumprir Seus desígnios para nossas vidas tem um preço, custa nossos esforços. Contudo, precisamos estar convencidos de que Deus não deixa de recompensar aqueles que se esforçam para agradar Seu coração, porque Ele é Pai de bondade, de misericórdia.

Se hoje você tem sofrido, derramado lágrimas, se tem te custado ser de Deus, creia: “o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação” (cf. 2Cor 1,3), está com você e cumprirá a promessa de salvação em sua vida: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 24,13).”

Diante das tribulações que vivo, sempre peço muito para Deus: “Senhor, não me deixes perder a . Não permitas que eu Te abandone; porque eu sei que o Senhor está comigo e que nunca me abandonará, pois estou gravado na palma de Suas mãos.”
Persevere, cumpra a vontade de Deus em sua vida e você alcançará tudo o que Ele prometeu (cf. Hb 10,36).

Edvandro Pinto
Discípulo da Comunidade Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.