É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus

tribulações

As tribulações nos ajudam a entrar no Reino de Deus, e é exatamente por isso que precisamos saber passar por elas.

Não, não é fácil passar por tribulações. E por não ser fácil precisamos vivê-las na presença de Cristo, pois assim, teremos um privilegiado caminho de santificação.

Ao passarmos por tribulações, seja no âmbito profissional, familiar, financeiro, saúde ou de qualquer outra área de nossas vidas, nos deparamos com nossas fraquezas e fragilidades. E assim, percebemos, então, o quanto dependemos de Deus. Muitas vezes também nos sentimos até humilhados frente a nossa incapacidade de sozinhos superar tais tribulações, causando outro sofrimento. As tribulações nos purificam, e quando vividas no louvor, sem murmuração, geram frutos de verdadeira conversão. Isto porque, através delas contemplamos a cruz de Cristo.

Em algum momento de nossas vidas pode ter acontecido ou ainda acontecerá que Deus nos permita viver algum tipo de tribulação para que nós, estando afastados, aproximemos-nos Dele.

Você já percebeu como Deus fortalece a sua relação com Ele quando você reconhece o quanto precisa Dele em sua vida e persevera na oração?

Queremos sempre ter o controle de nossas próprias vidas. Quando, por exemplo, estamos bem de saúde, sucesso profissional e sem dificuldades financeiras, nem sequer nos lembramos de agradecer a Deus por essas e tantas outras bençãos e graças que constantemente Ele derrama em nossas vidas.

Entretanto, quando as tribulações chegam, vivemos uma relação de interesse ou como criança birrenta que chora até conseguir o que deseja. Então, Deus em sua infinita misericórdia, bondade e Amor Incondicional, aproveita e usa dessas e de tantas outras situações como oportunidade para nos formar e educar. E assim, pacientemente, fazendo de nós pessoas melhores, maduras e perseverantes na fé, como nos ensina a passagem bíblica: “Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.” (At 14, 22)

Caminho de purificação e conversão

As tribulações nos purificam e nos convertem para entrarmos no Reino dos Céus.

Se você se desespera ou se apavora diante das adversidades, saiba que elas não são motivos de tristeza em nossas vidas. Exatamente por tudo que aprendemos com essas vicissitudes e porque através delas, podemos também descobrir importantes missões que Deus quer nos confiar.

Ainda pode acontecer que Deus permita você passar por tribulações pela conversão dos seus. E assim, fazendo com que também perseverem em suas orações, em sua fé ou até traga, converta alguém afastado de Deus. E da mesma forma, Ele pode usar de tribulações na vida daqueles que você ama para o seu processo de conversão pessoal. Enfim, “Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior.” Santo Afonso de Ligório.

Como testemunho pessoal, deixo uma breve partilha:

Vivi uma tribulação com uma pessoa da minha família com qual eu precisava reconciliar-me. Busquei, tentei, mas foi um pouco em vão devido à resistência e fechamento dessa pessoa em querer reconciliar-se. Mesmo porque, talvez na concepção dela, não havia motivos para reconciliações. Porém, um problema meu de saúde tem feito com que ela se aproxime de mim, do jeitinho dela, com pequenos gestos e atitudes que antes não tinha. Essa reconciliação tem sido um motivo de grande alegria em minha vida. Quero com isso ilustrar que certas tribulações nem sempre são diretamente para conversão nossa e sim, dos que nos são e estão próximos.

Que as tribulações que você tem enfrentado hoje, purifiquem não somente a sua relação com as coisas e pessoas, mas principalmente purifique o seu coração e o seu relacionamento com Deus, e que tudo seja o meio para uma profunda e sincera conversão!

Que o Bom Deus lhe conceda as graças para bem viver suas tribulações.

Deise Castro
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies