E se eu descobrisse que hoje é meu último dia?

0
hoje

Escute aqui a transcrição dessa matéria

E se você descobrisse que HOJE é o seu último dia de vida?

Qual seria sua reação diante dessa notícia? Quais sentimentos brotariam no seu coração caso hoje fosse seu último dia de vida? Ficaria surpreso? Com medo? Sentiria paz e tranqüilidade? Brotaria um grande sentimento de injustiça? Ou de profunda tristeza? É possível ter variadas reações diante da inevitável verdade que o último dia de vida chegará para todo ser humano vivo mais cedo ou mais tarde. Todos morrerão um dia.

A questão aqui não é focar em nossa reação e sim, na pergunta seguinte: Você está preparado para morrer? Você está preparado para nascer para vida eterna?

Nós, cristãos, cremos na vida eterna. Sabemos que essa vida aqui no planeta Terra é passageira. Sabemos que fomos criados por Deus para viver na eternidade com Ele.

Ao ser batizados, recebemos a virtude teologal da esperança que nos ajuda a viver nosso tempo aqui com os olhos focados na vida eterna que será nossa morada definitiva.

Mas, como estamos nos preparando para a chegada do nosso último dia? Ninguém gosta de ser pego desprevenido por alguém ou uma situação.

Na parábola das dez virgens (cf. Mt 25, 1-13), o Senhor é bem claro quando nos exorta a ser vigilantes e prudentes com nossos dias de vida: “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia e nem a hora” (Mt 25, 13). Não sabemos quando será o nosso último dia.

Se Deus não permite que saibamos com antecedência o dia de nossa morte é porque essa informação não é importante, não é ESSENCIAL. O Senhor não quer criar pânico em nossas vidas. O que Ele deseja é que vivamos nossos dias com sabedoria, paz, saúde física, psicológica e espiritual e que nos preparemos para o dia em que nasceremos para a vida eterna com Ele.

Vamos desfrutar o HOJE que Deus nos oferece! Só temos o HOJE: grande presente de Deus!

É vontade de Deus que vivamos uma vida plena, feliz, realizada e autêntica alicerçada no dia de hoje, no tempo presente.

PRESENTE é um adjetivo ou substantivo que expressa o que existe ou acontece no momento em que se fala ou que está no tempo atual, assistindo a um acontecimento pessoalmente. A palavra presente deriva do termo em latim præsentia, que significa alguma coisa que está perto, ao alcance de alguém.

Quando despertamos pela manhã, deparamo-nos com a dádiva de mais um dia de vida. A vida acontece no agora, no dia de hoje. Não acontece no passado nem no futuro.

Não são poucas as ocasiões em que ficamos presos ao passado, revivendo erros e experiências dolorosas, e temos a ilusão de que podemos mudá-los. Não são raros também os momentos em que ficamos ansiosos e temerosos com o futuro, idealizando planos e possibilidades para garantir uma falsa segurança.

O passado está nas mãos misericordiosas de Deus que pode tirar proveito de tudo, tanto do bom quanto do mau e o futuro está nas mãos providentes de Deus que certamente não se esquecerá de cada um de nós e nossas necessidades.

Só temos o hoje para amar a Deus, para ser amados por Ele, para louvar, agradecer, conviver com as pessoas que amamos e trabalhar. Só temos o hoje para nos arrepender de nossas falhas e clamar o perdão de Deus.

O Papa Francisco, em sua carta apostólica dirigida aos consagrados durante a abertura do Ano da Vida Consagrada, disse uma frase que expressa muito bem o que estamos meditando: “Olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente, abraçar com esperança o futuro”.

Só temos o hoje para fazer um exame de consciência para perceber onde estamos vivendo de forma medíocre e onde estamos vivendo de forma frutuosa.

A importância do exame de consciência diário

O Senhor nos ensina: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6, 34). 

É fundamental, ao encerrar nosso dia, fazer um exame de consciência revendo os acontecimentos do dia, nossas atitudes, nossas falhas e comportamentos e apresentar a Deus durante nosso momento de oração pedindo a sabedoria do Espírito Santo para nos ajudar a discernir em que precisamos crescer para conseguir dar respostas de fé, caridade e esperança. Fazer nossa vida realmente valer a pena de acordo com a vontade de Deus.

Nenhum dia de nossa vida merece ser desperdiçado. Cada dia de vida é único, precioso e significativo.

Todos os dias precisamos nos colocar na presença de Deus e pedir: “Senhor, mostre-me minhas falhas! Onde não amei? Quem não amei? Onde fui omisso? Onde errei? Quem magoei e preciso pedir perdão? Quem preciso perdoar no dia de hoje? Em que preciso melhorar? Onde fui orgulhoso? Mostre-me a minha verdade no dia de hoje, Senhor”.

Precisamos clamar a Deus que nos ajude a olhar para nossa vida e nosso dia com coragem e ousadia. Olhar para nossa realidade com bons olhos, com alegria e dispostos a acolher o que Ele permitirá a cada um de nós. Acolher com coração livre e humilde as correções e exortações de Deus que somente deseja nosso bem e salvação.

Pecamos a graça de não fugir de nossa realidade. Peçamos a graça de não deixar que as distrações do nosso tempo anestesiem nossos sentidos e nossa determinação de busca de santidade.

Embora pareça que nosso hoje está repleto de desgraças, pandemias, crises econômicas, desesperos, injustiças e medos, uma voz clama no deserto de nosso coração e solidão: “Tenha Fé! Viva o seu dia com coragem porque você não está sozinho”. É a voz do Espírito Santo que ecoa no nosso coração e alma diariamente. Pode ser que em alguns momentos essa voz esteja sufocada pelo barulho do mundo, das preocupações e dos medos. Mas ela é real. Se você conseguir silenciar as vozes que gritam dentro de seu coração, com certeza conseguirá ouvir a voz do Espírito Santo que habita na sua alma. 

Esse é o nosso presente: ouvir a voz de Deus diariamente. Creia!

Dom de si – nosso maior dom é amar e nos doar

Eu só tenho o dia de hoje para amar e me doar. Você só tem o dia hoje para amar e se doar. Só temos o HOJE para ser o que Deus pensa de nós. Só temos o HOJE para amar nossa vida, nossos esposos, nossos filhos, nossas famílias, nossos afazeres e responsabilidade do dia.

Nossa vida é dom de Deus! E se estamos vivos hoje é porque Deus permite e deseja que realizemos o melhor! Deus tem o hoje para nos amar e realizar milagres em nossa vida. Vamos viver diariamente com fé e gratidão no coração! Somos PRECIOSOS. Cada dia de nossa existência é PRECIOSO! Não devemos nos esquecer disso. Encerro esse texto, convidando você a fazer junto comigo a seguinte oração:

“Senhor, dai-nos a graça de viver nossa vida como se hoje fosse nosso último dia! Que nossos corações e mentes estejam focados no HOJE! Que tenhamos só o dia de hoje para nos arrepender, amar e louvar. Que possamos dizer o mesmo que São Paulo disse: ‘Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.’ (2Tm 4,7). Que consigamos, junto com o Espírito Santo, fazer do dia de HOJE o mais belo presente que recebemos de Deus. E, que assim seja, até nosso último dia!

Virgem de Guadalupe, rogai por nós!

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

São Paulo, rogai por nós”.

Márcia Correa
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

16 − 11 =