Como explicar a posição do PT e do ex presidente Lula diante de tantas evidências de corrupção de correligionários e aliados do PT? Enquanto todos, diante de denúncias assim, tentam se defender dizendo “nós não fizemos isso, e se alguém fez deve ser punido”, Lula e o PT parecem dizer, “É, pode até ser que tenhamos feito, mas isso não importa”. A lógica revolucionária da esquerda explica, e com ela tudo se justifica.

Embora o PT tenha se aberto para a economia liberal, ele é um partido formado na ideologia revolucionária de esquerda, e continua sendo assim. A lógica do revolucionário é que a revolução é um ideal, é uma “causa”, um bem que justifica qualquer coisa. Em nome da revolução, mentir, roubar, saquear, matar, enfim, qualquer coisa serve, e mais, se for feito com coragem, é heroísmo.

Entendendo o PTEntão, para os ideólogos da revolução roubar dinheiro público para a “causa” não é corrupção, é usar dos bens do país para libertá-lo das mãos dos opressores burgueses.

Afinal, sem poder, não existe revolução e sem dinheiro, não existe poder; então, é preciso roubar para tomar o poder ou manter o revolucionário no poder. Por isso, nessa lógica, os revolucionários corruptos é que são as vítimas, e se tornam heróis. Na lógica da revolução, o terrorismo dos pobres tem um significado positivo; é por isso que a presidente defendeu na ONU o diálogo com Estado Islâmico. Afinal de contas, aquela violência toda tem um significado revolucionário. Não esqueçamos que a presidente já foi condenada por ter envolvimento com atos terroristas revolucionários e com a guerrilha.

Nessa lógica entendemos outras coisas do PT, e mesmo dos outros partidos de esquerda. Invadir propriedade privada (diga-se, mesmo de gente simples), índios saquearem propriedades de pequenos produtores, as manifestações populares violentas, enfim, toda subversividade social tem um significado positivo, e por isso não pode ser coibida. Se o for, será sempre ação violenta do Estado opressor. Pela causa, vale alterar os fatos, inventar estatísticas, fazer oposição mesmo quando o governo burguês tem boas propostas (O PT foi tão bom nisso, que assumiu em seu governo essas boas propostas, o que é um dos poucos méritos do governo Lula e da Dilma). A causa torna razoável apoiar e financiar governos totalitários e altamente opressores como o de Cuba. A causa justifica criar neologismos (aborto virou “interrupção da gravidez”) para convencer as pessoas, que certos problemas sociais se resolvem matando seus filhos. Tudo isso tem valor, mas na medida em que não significar revolução contra o revolucionário que está no poder. Enfim, nessa lógica, assassinos como Che Guevara são heróis e estampam camisas de uma juventude sem rumo em meio a tanta revolução. Essa lógica explica muita coisa absurda num mundo onde muita gente quer melhorar as coisas via revolução. São tantas coisas, que não cabe dizer nesse texto.

Mas é por saber disso que não acredito em uma das poucas coisas boas que o governo do PT empreendeu, o programa social chamado “bolsa família”, e tantos outros de cunho assistencialista. Como não ver nesses programas um imenso valor social e humano ao ajudar tantas familias carentes? Parece cegueira de burguês não ver isso.

Mas a verdade é que é dificil ver verdadeira bondade em gente que tudo manipula em prol da revolução. Conhecendo a lógica revolucionária, a pergunta se inverte: Como ver um verdadeiro valor social num programa que mantém milhões de cidadãos sob o domínio de um governo revolucionário? Como não ver nisso uma manipulação de poder, uma tentativa de uma espécie de totalitarismo democrático, uma vez que o programa não leva o cidadão dependente a crescer e se libertar desse assistencialismo?

Bem, se você de algum modo venera a revolução, sem saber, legítima e enaltece a corrupção no PT. O governo do PT só comprova, mais uma vez na história, que toda ideologia revolucionária (não só de esquerda), começa com belos discursos e termina em corrupção, totalitarismo e caos social e econômico. Aliás, o PT não é o único não.

No Brasil mesmo, outros partidos expressam um radicalismo ainda maior que ele.

O Brasil precisa mudar em tantas coisas, a começar pelas estruturas sociais injustas.Verdade, não é facil descobrir os caminhos sociais dessas mudanças. Mas uma mudança é urgente, tirar do volante essa gente revolucionária, antes que eles levem o Brasil ao caos e se sintam heróis por isso.

Por um Brasil mais justo, mais desenvolvido, mais humano, mais honesto e menos revolucionário!

André L. Botelho de Andrade
(Fundador e Moderador da Comunidade Católica Pantokrator)

12 COMENTÁRIOS

  1. Equivocado o texto, estreito e maniqueísta o pensamento, e lamentável o oportunismo. O governo PT, além do Bolsa Família, que a tantos incomoda, criou condições concretas de desenvolvimento ao povo trabalhador, basta lembrar que o salário mínimo no governo FHC, que tanto fez (e como fez e o que fez urrhhhggg!!) para se tornar FFHH, teve equivalência entre 80 e 100 dólares. Hoje é bem mais que isso, ou não é? Vivemos hoje a situação de pleno emprego. Isso é nada? Comparem a quantidade de habitação popular, comparem o percentual de pessoas que viviam na miséria e hoje saíram dessa condição. E mais, o PT herdou reserva monetária inferior a US15 bilhões, hoje elas são suficientes para sustentar o serviço da dívida em até 5 anos. A presidente foi presa, torturada e condenada por um governo ilegítimo e assassino. Não sou advogado de ninguém, porém algumas coisas me causam indignação. Francamente!

    • Caro Antonio Modesto

      O texto não compara o governo do PT com o governo FHC. As mazelas do governo do PT não se justificam pelas mazelas do governo FHC.
      O movimento e guerrilha que militavam aqueles jovens queria colocar no país um governo muito mais totalitário que foram os militares. A ilegitimidade e métodos dos militares em nada ameniza a gravidade ideológica dos movimentos da época.
      Não julguemos os erros pela ótica de outros erros. Julguemos a luz da verdade.

      André Luis B de Andrade

    • Não te deixa indignado um governinho comunista justificar a corrupção alegando fazê-la pelo combate a pobreza? Você nunca leu sobre o socialismo/comunismo pra entender que estamos entrando num sistema infinitamente mais opressor que a ditadura militar? Indignado você ficará ao perceber que seguiu como um idiota útil essa quadrilha que nunca lutou pela democracia e sim pra estabelecer uma ditadura comunista no Brasil e que você está ajudando na concretização desse desejo psicopata. Cure sua mente dessa doença do socialismo, informe-se sobre o Foro de São Paulo. Veja o que estão fazendo os jovens de Hong Kong, eles estão lutando pela democracia, combatendo o comunismo chinês, que seu adorado governo socialista apóia.

    • Antonio, entendo seu pensamento. E concordo com a indignação. Porém, para entender, precisamos saber até onde você é manipulado! Essa é a maior causa de indignação. Sim, nosso salário é maior, realidade. e nosso poder aquisitivo? o quanto aumentou? Me responda: quantos realmente foram mortos pelo governo”ilegítimo”? Ou você apenas quer ver o “circo pegar fogo”? Não tem coragem de ver os fatos e ver que sim, minha casa minha vida está aí. Para quem? quantos conseguiram pagar os carnês? O emprego está pleno por aí? onde você trabalha? Por que os dados podem até ser reais, mas e, se incluirmos os usuários do bolsa família? para quanto vai o numero de desempregados? quantos você sustenta com seus impostos através dos “bolsas”. Antes de um maniqueísmo, é melhor você explicar seu gnosticismo. Por que a esquerda adora utilizar palavras rebuscadas. Consegue explicar isso? Nós temos uma das maiores reservas de combustíveis do mundo, a Petrobrás é auto-sustentável, mas e preço da mesma? Itaipu foi construída para muito mais potência.Por quê ainda temos dificuldade com eletricidade? foi culpa do governo FHC? apenas? se aumentou nossa reserva por que o país não cresce?

      Retorno à minha colocação inicial, concordo com a indignação. Mas a maior é ver pessoas sendo manipuladas, como Lenin, Hitler, Obama, Mussolini e muitos outros fizeram.

  2. O texto em momento algum toma bandeira partidária ou expressa que o PSDB é melhor que o PT.

    Porém aclara algo que está diante de nossa realidade política.
    Cediço é que muitos dos jovens de nosso País que lutaram contra a nociva ditadura militar eram jovens que pregavam uma ditadura proletariada e não a democracia, aliás, algumas das pessoas daquela articulada gênese estão no poder que aí se encontra.

    Pessoas que buscam a todo momento o fortalecimento do partido e a mantença do poder em detrimento de qualquer outra coisa, pois os fins justificam os meios, seja talvez por um desvio de consciência moral, acreditam que estão a fazer o bem e passam por cima de tudo e todos.

    A corrupção está aí, todos nós vemos, porém o discurso de que “não sei de nada, não é comigo, não ví…não sabia…” é algo que beira a total falta de compromisso com a verdade, é uma ofensa à nossa inteligência, o que importa é somente o fortalecimento do partido e a permanência no poder.

    Não acredito no comunismo, essa filosofia de bipolarização já não existe mais, somos um quintal de multinacionais e investimentos estrangeiros, portanto, isto, aliado a nossa constituição cidadã, ao qual acredito, impede a mudança de um reverso à democracia, ainda mais porque o comunismo, em qualquer de suas espécies, não encontra campo legal para se instalar, muito menos uma realidade econômica(O comunismo é muito complexo em suas espécies, vai desde uma nação sem Estado, governo, poder, em outros: modelo de uma estatização dos meios de produção, até a libertação através do livre trabalho associado, o decorrente de Marx, Lenin…etc..).

    Isso apenas para ressaltar que aqui não se trata de um discurso medroso sobre anticomunismo ou algo desta lápide.

    O social deve sim ser alvo de avanços e investimentos, porém deixar o povo na cegueira do assistencialismo só manterá o povo na miséria, é necessário avançar e educar uma nação (O boa luta pelo social sempre será uma virtude).

    Porém, ao dono do galinheiro presumem-se a conta dos ovos, das galinhas, dos ataques dos gaviões, dos lobos e do lucro dos ovos vendidos….e nesse caso, os donos do galinheiro escondem a conta dos ovos e os ataques dos lobos.

    Argumentar com ataques não é argumentar, é atacar sem a razão para o convencimento. Conheço alguns amigos petistas que sob uma argumentação lógica de uma filosofia de política e administração pública, sabem defender sua bandeira, porém são poucos, a maioria fica no discurso de que “o quintal do vizinho é mais sujo do que o meu”.

    O meu aplauso do texto vem apenas da interpretação de que ele (André)não defende partido algum, apenas passa a boa mensagem de que estamos cansados de corrupção, seja de quem for, de que bandeira for.
    Precisamos de pessoas que apenas limpem o quintal, de quais bandas de galinheiros sejam os donos, pois a conta dos ovos é sempre do Povo.

  3. Concordo plenamente com o texto. Só não entendo como a Igreja Católica em particular a CNBB, um dia apoiou (e talvez continua apoiando) o PT. Se Cristo veio para nos libertar, pq a CNBB apoiou a “prisão”?

    (Sou Católico, apenas estou refletindo).

    Parabéns pelo texto, foi um dos poucos textos inteligentes que encontrei na internet falando do PT.

    • Hoje o salário mínimo é mais alto, assim como o preço de tudo. Logo, mesmo supostamente ganhando mais, temos menos.
      E quanto ao pleno emprego: você tá de brincadeira né? Pleno emprego do PT é uma piada. Eles comparam que se hoje eu largar meu emprego, consigo outro. Bom, isso é verdade. Mas o que eles não dizem é que se eu largar meu emprego de engenheiro vou arrumar um emprego de caixa de supermercado, por exemplo.
      Existem empregos, mas não empregos qualificados.
      Nos EUA a situação é a mesma do Brasil, e ninguém fica falando de pleno emprego.
      E só pra constar: qualquer coisa relacionada a economia que deu certo nesses 12 anos foi graças ao Plano Real. Parem de ser ridículos e fingir que não foi graças ao FHC.

  4. Sou a favor da distribuição de renda. Os mais pobres precisam de governos que olhem para eles.
    Vc leu o duscurso na ONU? O que ele diz exatamente? Ou vc só leu o que dito pelos jornais? O dia que vc for obrigado a ir para uma guerra, que vc não criou, vc refletirá melhor. Somos uma nação pacifica. Segue abaixo o trecho:
    Senhor Presidente,

    A atual geração de líderes mundiais – a nossa geração – tem sido chamada a enfrentar também importantes desafios vinculados aos temas da paz, da segurança coletiva e do meio ambiente.e

    Não temos sido capazes de resolver velhos contenciosos nem de impedir novas ameaças.

    O uso da força é incapaz de eliminar as causas profundas dos conflitos. Isso está claro na persistência da Questão Palestina; no massacre sistemático do povo sírio; na trágica desestruturação nacional do Iraque; na grave insegurança na Líbia; nos conflitos no Sahel e nos embates na Ucrânia. A cada intervenção militar não caminhamos para a Paz mas, sim, assistimos ao acirramento desses conflitos.

    Verifica-se uma trágica multiplicação do número de vítimas civis e de dramas humanitários. Não podemos aceitar que essas manifestações de barbárie recrudesçam, ferindo nossos valores éticos, morais e civilizatórios.

    Tampouco podemos ficar indiferentes ao alastramento do vírus ebola no oeste da África. Nesse sentido, apoiamos a proposta do Secretário-Geral de estabelecer a Missão das Nações Unidas de Resposta Emergencial ao ebola. O Brasil será inteiramente solidário a isso.

  5. Não podemos nos esquecer a medida populista que trouxe a copa do mundo ao País (governo Lula).

    Um investimento que hoje em dia abarca um peso nas costas dos Estados Federados, isto porque gastam média de um milhão de reais por mês para a manutenção das arenas (dinheiro que sai do Estado, que deixa de ir para a educação e a saúde).

    Hoje existe uma dívida que ainda não foi paga (construção das arenas) e ainda um gasto mensal, tudo pra ganhar votos, para cair nas graças do povo.

    Será que realmente foi um bom governo?

    Não sou psdb, nem pt, sou a favor de que mudanças para o bem devem ocorrer, pois o que se reparou deste governo, que aí está, são atos egoístas e de pouca responsabilidade para com o administrado.

  6. Concordo em gênero e número com o texto. Parabéns à comunidade Pantokrator de não ter medo de expor sua posição em um momento tão importante para todos nós, cidadãos brasileiros e católicos. Nós desejamos a superação da pobreza e não a manutenção dela, que manipula o povo que mais precisa por interesses escusos, grande causa da corrupção.
    Não sejamos pedra de tropeço nem o morno que é vomitado. O Brasil precisa mudar!

    Abraço fraterno,
    Franco – Campinas SP

  7. Até poderia aceitar que em nome de um ideal se roube, se mate etc e tal. O que não é o caso do PT, eles roubam para si próprios. Lula é hoje um dos homens mais ricos do mundo. Isso não é roubar por uma causa.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.