Home Artigos Pantokrator Fé Católica Infográfico: 5 dicas práticas para crescer no conhecimento da fé

Fé Católica Infográfico: 5 dicas práticas para crescer no conhecimento da fé

-

No infográfico abaixo, destacamos algumas dicas práticas para você crescer no conhecimento da fé católica e da sua doutrina.

Fé católica

Baixe o infográfico clicando com o botão direito do mouse e selecionando salva imagem

Colocamos também o conteúdo do infográfico em texto para que você possa acompanhar a leitura.

Assistir vídeos sobre a vida de santos e documentários sobre a Igreja

Uma forma interessante e leve de aprender um pouco sobre espiritualidade e fé da Igreja Católica é assistir a filmes sobre a vida de santos.  Filmes mais populares como: Marcelino pão e vinho, Francesco, Irmão Sol e Irmã Lua, Padre Pio de Pietrocina, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa de Jesus, São Felipe Neri, São José Moscati, Santa Rita de Cássia, Santa Bakhita, São Patrício, são fáceis de ser encontrados tanto em serviços de vídeo online quanto em sites da internet e canais de TV aberta e paga. Trata-se de um conhecimento bem superficial, mas talvez, importante para quem esteja iniciando na caminhada do conhecimento da Fé Católica.

Leitura de livros de espiritualidade e de temas de Fé Católica

Um bom começo para quem deseja crescer no conhecimento sobre fé é a leitura de livros sobre temas de espiritualidade como: vida de oração, vida sacramental, leitura orante da palavra, espiritualidade dos padres do deserto, mestres da espiritualidade católica e sobre pontos da doutrina como sacramentos, sagradas escrituras, dogmas, história da Igreja, entre outros.

… o texto continua após a imagem…

Curso Orando com a Bíblia

Participar de grupos e curtir páginas nas redes sociais

Entrar em grupos de discussão nas redes sociais e curtir páginas que promovam assuntos de fé são vias interessantes para abrir a visão sobre a extensa e rica fé da Igreja Católica. Mas, ATENÇÃO! Tenha a certeza que essa página ou esse grupo são fiéis à fé Católica, pois infelizmente, há “muitos lobos em pele de cordeiro”. Procure conhecer a fidelidade à Igreja da pessoa ou grupo que promovem o assunto e nunca tenha como uma verdade o que foi escrito sem antes averiguar nos documentos do magistério.

Ler documentos da Igreja

Há um número imenso de documentos, exortações, cartas, encíclicas de diversos tempos de nossa Igreja. Começar com o Catecismo da Igreja Católica dará um conhecimento amplo e bem embasado da doutrina. Também documentos do Concílio Vaticano II são importantes. Nesses documentos, com segurança, você tem um conteúdo confiável. Porém, seja pela enorme quantidade, seja pela linguagem mais erudita, nem sempre essa é uma via muito fácil de aprendizado.

Fazer cursos de aprendizado da Fé Católica

Você não precisa fazer uma faculdade de teologia para ter um conhecimento sólido da fé da Igreja. Nos últimos 20 anos temos visto o surgimento de diversos cursos, de padres, leigos e comunidades católicas. Tais cursos pretendem levar o aluno a aprofundar-se no conhecimento da fé católica e numa espiritualidade autêntica, traduzindo o que foi aprendido em prática de vida. O cuidado com a fidelidade à Igreja, à sua fé e ao seu magistério, deve estar presente antes de se matricular num curso de fé católica. Um ponto forte é que, apesar da extensão e profundidade do conteúdo ministrado, o aprendizado é maior que no auto aprendizado. Cursos pela internet são uma ótima opção para os que têm desejo de aprender, mas tem dificuldades com horários e deslocamentos.

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Luzinete. Um bem interessante é o CONAFEC, o Congresso Nacional sobre a Fé Católica, totalmente gratuito e online. Faça sua inscrição em http://www.conafec.com.br

      Em breve também teremos um curso completo. Creio que em outubro já sua lançado.

      Deus abençoe

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×