Como descobrir a vontade de Deus?

1

Todos nós buscamos a felicidade. Todo ser humano tem dentro de si esse desejo, isso está intrínseco em cada um. Fomos criados para viver esta dimensão de realização, mas como ser feliz verdadeiramente? Como ser pleno e realizado? Só existe uma resposta – fazendo a vontade de Deus!
espera

Um irmão de comunidade tem uma frase muito significativa que diz: “O meu maior medo é de não fazer a vontade de Deus, porque fazendo isso, saberei certamente que não serei feliz”. E isso é verdade! Por mais que tenhamos as melhores intenções, por mais que consigamos tudo que almejamos nesta vida, se não fizermos a vontade de Deus, até poderemos ser felizes porque Deus é bom, mas não teremos a felicidade plena, a realização completa, aquilo que Deus sonhou desde toda eternidade para nós, pois os sonhos de Deus são muito maiores e melhores do que os nossos.

Existe uma passagem bíblica que diz: “Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor” (Is 55,8). Os pensamentos de Deus são incomensuravelmente maiores e melhores do que os nossos. Todavia, diante de tudo isso, vem à pergunta: Se à felicidade e a realização está na vontade de Deus, como, então descobri-la para ser feliz? Através do Espírito Santo!

É o Espírito Santo que mostra o caminho que nos levará a vontade de Deus. Sozinhos, não temos a capacidade de descobrirmos a fundo o que Deus quer de nós, por isso que Cristo não quis nos deixar órfão. É o Espírito Santo que nos convence da vontade de Deus.

Foi o Espírito Santo que auxiliou Maria em sua decisão de se tornar Mãe do filho de Deus – Jesus. Maria deu a resposta mais firme, humilde, obediente e confiante que já li na Bíblia: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segunda a tua palavra”. (Lc 1, 38). Maria se abandonou confiantemente da vontade de Deus, dizendo isso, e, por conseguinte, lhe veio a felicidade, a realização, porque o Espírito Santo operou esta graça nela. É o Espírito de Deus que nos faz descobrir, mergulhar e se lançar na vontade de Deus.

Somente o Espírito de Deus nos faz livres para encontrar a vontade de Deus e a nos conformar a ela. É Ele quem nos ajuda a darmos o nosso sim em liberdade, assim como fez em Maria.

Rezemos neste momento a oração do Veni Creator, o hino da Igreja que foi composto no século XI, para que é o Espírito Santo nos envolva com a sua sombra e nos lance na felicidade plena, na realização, no sonho de Deus para nós, rezemos:

Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos,
enchei de graça celestial,
os corações que criastes.

Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.

Com os Vossos sete dons,
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai,
Inspirando nossas palavras.

Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.

Afastai para longe o inimigo,
Trazei-nos prontamente a paz;
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.

Por Vós explicar-se-á o Pai,
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.

Amém!

Fábio Junior
Consagrado na Comunidade Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.