Gentileza, resultado de um coração curado e unido a Deus

1
gentileza

O que vem à nossa mente quando refletimos sobre a palavra gentileza? Gentileza é uma expressão de amor e de bondade. As Sagradas Escrituras nos dizem que “Só Deus é bom” (Mc 10,18) e que Ele “é amor” (I Jo 4, 8). Portanto, a perfeição da gentileza tem origem em Deus, que nos revela Seu amor através da pessoa de Cristo.

Durante a vida terrena de Jesus, que nos é apresentada pela narração dos Evangelhos, percebemos inúmeros gestos de gentileza. Assim como acontece no encontro com a Samaritana, com a mulher adúltera, com Zaqueu e com tantas outras pessoas. Pessoas que cruzaram suas vidas com aquele homem acolhedor, atencioso e generoso, que estava sempre a caminho. Felizes são aqueles que se colocaram em Seu caminho e permitiram-se ser encontrados e transformados pela gentileza de Cristo.

O cume da gentileza se deu na cruz, onde Jesus gentil respondeu à humanidade pecadora com Amor Perfeito. Por meio de Sua paixão, morte e ressurreição, Ele nos salvou do mal, da morte eterna e alcançou o céu para nós.

gentileza

E hoje, como posso ser alcançado pela gentileza de Cristo?

O sacrifício de Jesus na cruz alcança todos os homens e mulheres, de todos os tempos e lugares. Ele ressuscitou e vive. Assim, para que sejamos encontrados por Cristo, basta que nos coloquemos em Seu caminho, acessíveis ao Seu Amor Gentileza. Nosso encontro mais profundo com Ele acontece na Eucaristia, onde cruzamos o nosso caminho com o próprio Cristo Vivo.

Sendo ruim e egoísta, como serei capaz de viver a gentileza?

É a experiência do Amor de Jesus, Coração a coração, que nos cura e nos faz fortes. Ele não só nos faz acessíveis ao Amor, mas nos transforma em amor. Em Cristo, por meio do Espírito Santo, apesar de toda a nossa miséria, somos capazes de viver a gentileza de Deus. Desse modo, vivendo o amor gentileza, venceremos toda a hostilidade que há no mundo.

Assim como Jesus, alimentados do Amor de Deus, encontraremos força para ser gentis nos momentos de adversidade, sem jamais confundi-la com fraqueza. Que o Espírito Santo faça de nós verdadeiros instrumentos do Amor Gentileza de Deus a todos os que encontrarmos pelo caminho.

 

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.