Igreja Católica e Educação

1

A Encíclica “Divino Illius Magistri”, de Sua Santidade o Papa Pio XI, aborda a questão da educação. Vamos levantar algumas considerações importantes para nosso tempo sobre a missão educativa da Igreja Católica que o documento nos alerta.

A missão educativa da Igreja Católica foi instituída por seu Divino Fundador, Nosso Senhor Jesus Cristo: “Todo poder me foi dado no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo: ensinando-os a observar tudo o que vos mandei. E eu estarei convosco até a consumação dos séculos” (Mt 27, 18-20).

O Papa nos adverte nessa Encíclica que nunca se discutiu tanto sobre educação como nos tempos presentes, multiplicando-se os mestres de novas teorias pedagógicas. Propondo métodos e meios não só para facilitar, mas para criar uma nova educação de infalível eficácia. Com o objetivo de preparar as gerações para a suspirada felicidade terrena.

Os homens, criados por Deus a Sua imagem e semelhança, e destinados para Ele, notam a insuficiência dos bens terrestres para a verdadeira felicidade pessoal e coletiva. Com a abundância do progresso material, sentem em si mais vivo o estímulo infundido pelo Criador, para uma perfeição mais alta, e querem consegui-la principalmente com a educação.

educação

Acontece que muitos querem extrair essa perfeição mais alta da própria natureza humana, atuando só com suas forças. Ao dirigirem o alvo para si mesmos e não para Deus, princípio e fim de todo o universo, concentram-se em coisas terrenas e temporais. Isto provoca uma agitação contínua e incessante, enquanto não voltam os olhos e esforços para a única meta da perfeição, Deus. Como nos ensina Santo Agostinho: “Criaste-nos Senhor, para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós”.

É, portanto, de máxima importância não errar na educação.

Não errar na educação consiste em não errar na direção para o fim último com o qual está íntima e necessariamente ligada toda a obra da educação.

A educação consiste na formação do homem integralmente: corpo, alma e espírito, como o homem deve ser e se portar na vida terrena, para alcançar o fim sublime para o qual foi criado, a união com Deus.

O Papa Pio XI salienta que, depois que Deus nos revelou Seu Filho, que é o único caminho, verdade e vida, não pode dar-se educação adequada e perfeita senão a cristã. A educação cristã tem por excelência assegurar o Sumo Bem, Deus, às almas dos educandos, e a máxima felicidade possível neste mundo à sociedade.

A infalibilidade do Magistério da Igreja foi conferida por Cristo juntamente com o preceito de ensinar a sua doutrina.

Para seus filhos, a Igreja, como mãe carinhosíssima, criou e promoveu, em todos os séculos, uma imensa multidão de escolas e institutos, em todos os ramos do saber, sendo mestra em todos os campos da ciência.

Aqueles que realmente estudam e comparam os acontecimentos, maravilham-se do modo como a Igreja soube corresponder à missão que Deus lhe confiou de educar gerações e alcançar frutos e resultados magníficos.

Objetivo da educação cristã

O objetivo da educação cristã é cooperar com a graça divina na formação do verdadeiro cristão. O verdadeiro cristão deve viver a vida sobrenatural em Cristo e manifestá-la em todas ações.

A educação cristã engloba toda a extensão da vida humana: sensível, espiritual, intelectual e moral, individual, doméstica e social para a elevar, regular e aperfeiçoar segundo os exemplos de Cristo.

Podemos notar a grande responsabilidade da educação. Por isso mesmo, ela tem sido alvo de tantas ideologias a fim de desviar o homem do seu fim.

Nessa Encíclica o Papa nos diz que os jovens são como cera e podem ser moldados facilmente em sua juventude.

Também nos recorda que a educação imprime nos espíritos a primeira, a mais poderosa e duradoura direção na vida: “Eduque o jovem no caminho a seguir e até à velhice ele não se desviará” (Pr, 22, 6).

Thaís Casarini
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.