Home Artigos Pantokrator Limites e Fraquezas: é possível superar?

Limites e Fraquezas: é possível superar?

-

Você já se viu em situações que você achava que não conseguiria superar ou onde as tentações eram demasiadamente fortes a ponto de te acusar de fracassado, derrotado e de certa forma isso te mantinha estagnado diante da situação?

Se sua resposta foi sim, gostaria de te convidar a refletir um pouco mais a respeito de uma constatação que se faz muito necessária nos dias de hoje: Somos limitados, necessitados e fracos!

Porém, através do autoconhecimento e de uma vida de oração constante, essas características podem se tornar grandes aliadas para que você alcance uma vida mais serena e santa.

É verdade que não é fácil nos depararmos com nossos limites e fraquezas, mas precisamos ir além da definição que nos paralisa e compreender que somos criaturas, e sendo assim a nossa condição nos limita, nos faz dependentes do Criador que tudo nos dá e que em tudo nos sustenta.

Quando estamos de frente pra nossa condição humana, nos sentimos inseguros, pois nossas fraquezas nos levam a pensar que não vamos ser aceitos, não vamos ser amados, afinal de contas somos falhos! Este sentimento tem forte relação com a maneira como fomos criados, com a maneira como fomos lidando com os pequenos fracassos da vida e de como o perfeccionismo foi entrando em nossa vida.

Perceba que uma pessoa que foi muito cobrada em sua vida se sente impelida a cobrar de si atitudes perfeitas pra se sentir amada, e se frustra diante da constatação de seus limites físicos ou intelectuais, diante das suas fraquezas e de seus pecados.

Os seus limites e fraquezas tem gerado em você um sentimento de incapacidade e inferioridade? Diante desse sentimento, você tem sido capaz de enfrentá-lo e tem conseguido perceber que ele pode te impulsionar pra uma superação?

Mas o que podemos fazer em nosso dia-a-dia pra lidar com esses sentimentos de impotência diante dos limites e fraquezas que se apresentam a nós? Vida de oração e autoconhecimento! São duas armas que, no imediato, nos ajudam a reconhecer a verdade do que nós somos e a não nos espantarmos com o que vemos!

Façamos como São Paulo, que nos diz: “Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte” (II Cor 12,10).

O encontro que temos com Deus quando cultivamos uma vida de oração consistente, é um momento de muita cura para a nossa maneira de lidar com a pessoa limitada e fraca que somos, pois Deus se revela como Aquele que é o Todo Poderoso, o que tudo conquista e tudo nos dá por nos amar simplesmente, sem exigências!

Deus conhece você desde sempre, todos os detalhes e não espera de você nada que Ele não saiba que você pode dar! Ele te ajuda a superar os seus limites e a lidar com as suas fraquezas pra tirar da sua vida travas que muitas vezes te impedem de ser feliz!

Por isso, não perca tempo, procure a ajuda d’Aquele que Se coloca diante da tua história junto com você, que coloca a mão no seu ombro e te conduz a dar mais um passo diante dela, um passo de maturidade!

Retome sua história de vida e olhe mais de perto para os seus limites e para as suas fraquezas. Com certeza, isso te ajudará a entender como você se relaciona com as situações onde eles se colocam diante de você e como fazer para que eles não te mantenham na estagnação ou no pecado.

A busca do autoconhecimento pode te ajudar também a perceber que você não precisa ser perfeito pra que seja estimado e assim ser mais livre nos seus relacionamentos e nas situações que são desafiadoras pra você.

Nós queremos rezar por você, para que o Senhor seja a cura, o auxílio e a força de superação que você precisa em sua vida!

Andréia Souza
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×