Nenhuma tempestade dura para sempre

0
tempestade

Você está vivendo uma situação difícil? Como se fosse uma tempestade? Este artigo foi feito para você!

O louvor que liberta

A primeira verdade que precisamos contemplar em uma fase difícil é a bondade de Deus. Existe um louvor que o Espírito Santo coloca em nossa boca: diante do maior sofrimento que um ser humano passe, ainda assim ele pode continuar louvando. Esse louvor é pela encarnação de Cristo no seio da Virgem Maria, pela sua Paixão e Sua ressurreição; esses três presentes que toda a humanidade recebeu diretamente das mãos do Pai é algo tão grandioso, tão estupendo, que, se todos os seres deste mundo ficassem agradecendo a Deus do início de sua vida até o último suspiro, ainda assim não seria suficiente para prestar toda a gratidão que o Senhor merece.

Por isso o Santo Terço é uma arma poderosíssima, pois nos insere nestes mistérios da nossa salvação. Diante da contemplação destes mistérios, com o auxílio de Nossa Senhora, se formos perseverantes até o fim podemos vencer qualquer tribulação –  não há montanha que não possa ser removida,  milagre que não possa ser realizado, graça que não possa ser alcançada.

tempestade

Humildade

Após inserirmos nossas almas nessa constante contemplação e gratidão pela nossa salvação, precisamos reconhecer a dor, doença, frustração, saudade, perda…  o que quer que seja o seu sofrimento hoje, é necessário reconhecê-lo, encará-lo de frente e aceitar que é uma realidade que está presente em sua vida. É preciso pedir a graça ao Espírito Santo para ver a tempestade tal como ela é, nem maior e nem menor; creio que os psicólogos irão concordar com isso.

Tendo os pés cravados no chão, é necessário apresentar a Deus tudo isso que você reconheceu e dizer a Ele onde dói, quais são as suas vontades, seus sonhos, como você está se sentindo diante desta tempestade. Algo que ajuda muito a fazer esse tipo de oração é visitar Jesus Eucarístico, de preferência numa capela bem silenciosa, onde ficarão somente você e Jesus.

É importante se humilhar diante da grandeza de Deus, adorá-Lo mesmo sem entender, “Pois meus pensamentos não são os vossos e o vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor, mas tanto quanto o Céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos” (Isaías 55, 8-9)

A palavra de Deus

Depois de ter entregado tudo ao Divino Mestre, precisamos viver uma experiência de confiança plena no Senhor, nos abandonar na bondade do Pai. Neste momento é importante nos apoiarmos na palavra de Deus, lendo diversas vezes versículos que dizem sobre os mistérios de Deus, sobre a bondade de Deus, sobre as promessas, sobre a Sua fidelidade.

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere, não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.” (Isaías 55, 10-11)

Nota: O profeta Isaías já  revela nas entrelinhas que a Palavra de Deus é o próprio Cristo, por isso, quando proclamamos a palavra de Deus sobre nossas vidas, Deus age com poder, pois é o próprio Cristo que vem em nosso auxílio.

“Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8, 38-39)

Nota: Esta palavra nos leva a compreender o primeiro parágrafo deste texto: nada neste mundo pode nos tirar a Salvação que Cristo veio nos trazer. Ainda que tudo seja tirado de nós, até mesmo nossa vida aqui na terra, Deus irá nos ressuscitar para a Vida Eterna, onde não haverá mais choro nem dor, onde viveremos para sempre com Cristo.

“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos segundo os seus desígnios.” (Romanos 8, 28)

Nota: Precisamos ter a certeza de que, se depositamos nossa fé em Deus, Ele sabe o que faz, não irá falhar.

Podemos também nos apoiar em livros de pessoas Santas, que deram suas vidas por Cristo. Palavras que nos ajudam a revigorar nosso amor pela Verdade.

“Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior.” (Santo Afonso de Ligório)

A esperança

A esperança cristã consiste em possuir já aqui na terra aquilo que não podemos ver, ou seja, a Vida Eterna! O que é preferível para você: ganhar a sua vida aqui na terra e perder a eternidade? Ou perder a sua vida por amor a Deus e possuir o Céu? Os grandes santos entenderam isso e por isso eram inabaláveis diante dos sofrimentos da vida, a ponto de dar passos semelhantes aos de Cristo, que se entregou em sacrifício em favor da humanidade.

Não viva sozinho

Conte com a ajuda de pessoas de fé, pessoas maduras; não se isole, procure viver em comunidade, busque sorrir com seus amigos. Se precisar, desabafe, mas não deixe seu sofrimento ser a tônica da sua vida, busque sair de si e ajudar o próximo; sempre encontramos pessoas em situações bem piores que as nossas, e isso nos ajuda a dar mais valor para nossa vida. Esteja atento aos detalhes de Deus.

A tempestade tem um fim

Muitas vezes, no nosso desespero de ser feliz, podemos tomar caminhos alternativos diante de uma tempestade. No entanto, esses caminhos alternativos terminam nos levando à perdição; por não buscarem o Deus verdadeiro no momento da aflição, muitas pessoas se enveredam por falsas religiões, magias, medicinas alternativas, vícios, entre outros. Essas pessoas acabam perdendo a graça de crescer na fé e amadurecer, pois depois de toda tempestade colhemos os frutos, os quais podem ser aproveitados já aqui na terra.

Olhe para sua vida, veja os sofrimentos que você superou com Deus e perceba que você é uma nova pessoa depois desta superação. Não se engane diante desta cultura que tem aversão ao sofrimento; nos unamos ao crucificado neste momento de dor, pois com Ele iremos vencer. Nossa vida será de vitória em vitória diante de todas as tempestades que vierem até que, finalmente, o Todo Poderoso nos acolha em Sua morada onde seremos revestidos com a coroa da glória de Cristo. Se você ainda não experimentou isso, aproveite bem esta situação que está vivendo e dê seu primeiro passo de vitória! Em Cristo somos mais que vencedores! A alegria do Senhor é a nossa força!

Lucas Sturion
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.