Home Artigos Pantokrator Nenhuma tempestade dura para sempre

Nenhuma tempestade dura para sempre

-

Você está vivendo uma situação difícil? Como se fosse uma tempestade? Este artigo foi feito para você!

O louvor que liberta

A primeira verdade que precisamos contemplar em uma fase difícil é a bondade de Deus. Existe um louvor que o Espírito Santo coloca em nossa boca: diante do maior sofrimento que um ser humano passe, ainda assim ele pode continuar louvando. Esse louvor é pela encarnação de Cristo no seio da Virgem Maria, pela sua Paixão e Sua ressurreição; esses três presentes que toda a humanidade recebeu diretamente das mãos do Pai é algo tão grandioso, tão estupendo, que, se todos os seres deste mundo ficassem agradecendo a Deus do início de sua vida até o último suspiro, ainda assim não seria suficiente para prestar toda a gratidão que o Senhor merece.

Por isso o Santo Terço é uma arma poderosíssima, pois nos insere nestes mistérios da nossa salvação. Diante da contemplação destes mistérios, com o auxílio de Nossa Senhora, se formos perseverantes até o fim podemos vencer qualquer tribulação –  não há montanha que não possa ser removida,  milagre que não possa ser realizado, graça que não possa ser alcançada.

tempestade

Humildade

Após inserirmos nossas almas nessa constante contemplação e gratidão pela nossa salvação, precisamos reconhecer a dor, doença, frustração, saudade, perda…  o que quer que seja o seu sofrimento hoje, é necessário reconhecê-lo, encará-lo de frente e aceitar que é uma realidade que está presente em sua vida. É preciso pedir a graça ao Espírito Santo para ver a tempestade tal como ela é, nem maior e nem menor; creio que os psicólogos irão concordar com isso.

Tendo os pés cravados no chão, é necessário apresentar a Deus tudo isso que você reconheceu e dizer a Ele onde dói, quais são as suas vontades, seus sonhos, como você está se sentindo diante desta tempestade. Algo que ajuda muito a fazer esse tipo de oração é visitar Jesus Eucarístico, de preferência numa capela bem silenciosa, onde ficarão somente você e Jesus.

É importante se humilhar diante da grandeza de Deus, adorá-Lo mesmo sem entender, “Pois meus pensamentos não são os vossos e o vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor, mas tanto quanto o Céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos” (Isaías 55, 8-9)

A palavra de Deus

Depois de ter entregado tudo ao Divino Mestre, precisamos viver uma experiência de confiança plena no Senhor, nos abandonar na bondade do Pai. Neste momento é importante nos apoiarmos na palavra de Deus, lendo diversas vezes versículos que dizem sobre os mistérios de Deus, sobre a bondade de Deus, sobre as promessas, sobre a Sua fidelidade.

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere, não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.” (Isaías 55, 10-11)

Nota: O profeta Isaías já  revela nas entrelinhas que a Palavra de Deus é o próprio Cristo, por isso, quando proclamamos a palavra de Deus sobre nossas vidas, Deus age com poder, pois é o próprio Cristo que vem em nosso auxílio.

“Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8, 38-39)

Nota: Esta palavra nos leva a compreender o primeiro parágrafo deste texto: nada neste mundo pode nos tirar a Salvação que Cristo veio nos trazer. Ainda que tudo seja tirado de nós, até mesmo nossa vida aqui na terra, Deus irá nos ressuscitar para a Vida Eterna, onde não haverá mais choro nem dor, onde viveremos para sempre com Cristo.

“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos segundo os seus desígnios.” (Romanos 8, 28)

Nota: Precisamos ter a certeza de que, se depositamos nossa fé em Deus, Ele sabe o que faz, não irá falhar.

Podemos também nos apoiar em livros de pessoas Santas, que deram suas vidas por Cristo. Palavras que nos ajudam a revigorar nosso amor pela Verdade.

“Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior.” (Santo Afonso de Ligório)

A esperança

A esperança cristã consiste em possuir já aqui na terra aquilo que não podemos ver, ou seja, a Vida Eterna! O que é preferível para você: ganhar a sua vida aqui na terra e perder a eternidade? Ou perder a sua vida por amor a Deus e possuir o Céu? Os grandes santos entenderam isso e por isso eram inabaláveis diante dos sofrimentos da vida, a ponto de dar passos semelhantes aos de Cristo, que se entregou em sacrifício em favor da humanidade.

Não viva sozinho

Conte com a ajuda de pessoas de fé, pessoas maduras; não se isole, procure viver em comunidade, busque sorrir com seus amigos. Se precisar, desabafe, mas não deixe seu sofrimento ser a tônica da sua vida, busque sair de si e ajudar o próximo; sempre encontramos pessoas em situações bem piores que as nossas, e isso nos ajuda a dar mais valor para nossa vida. Esteja atento aos detalhes de Deus.

A tempestade tem um fim

Muitas vezes, no nosso desespero de ser feliz, podemos tomar caminhos alternativos diante de uma tempestade. No entanto, esses caminhos alternativos terminam nos levando à perdição; por não buscarem o Deus verdadeiro no momento da aflição, muitas pessoas se enveredam por falsas religiões, magias, medicinas alternativas, vícios, entre outros. Essas pessoas acabam perdendo a graça de crescer na fé e amadurecer, pois depois de toda tempestade colhemos os frutos, os quais podem ser aproveitados já aqui na terra.

Olhe para sua vida, veja os sofrimentos que você superou com Deus e perceba que você é uma nova pessoa depois desta superação. Não se engane diante desta cultura que tem aversão ao sofrimento; nos unamos ao crucificado neste momento de dor, pois com Ele iremos vencer. Nossa vida será de vitória em vitória diante de todas as tempestades que vierem até que, finalmente, o Todo Poderoso nos acolha em Sua morada onde seremos revestidos com a coroa da glória de Cristo. Se você ainda não experimentou isso, aproveite bem esta situação que está vivendo e dê seu primeiro passo de vitória! Em Cristo somos mais que vencedores! A alegria do Senhor é a nossa força!

Lucas Sturion
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Lucas Sturion
Discípulo da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×