O homem e o chamado à fidelidade

0

Servindo em um Encontro para casais, senti Deus colocar em meu coração o grande desejo que Ele tinha de que os homens que ali estavam fossem fiéis ao seu chamado de ser homem e que cumprissem firmemente a sua missão de ser pai. Sentia naquele encontro que Deus queria levantar um exército de homens fiéis, homens que vivessem a fidelidade.

Homens sem sentido de vidafamilia-fidelidade-homem

Infelizmente muitos homens hoje já perderam o sentido da fidelidade e foram sucumbidos pelas propostas do mundo, pelo modelo de homem que o mundo apresenta. Muitos já esqueceram ou não sabem o valor que tem a fidelidade e com isso deixam de experimentar toda a potência deste dom, não descobrem e não desfrutam das graças que Deus pode derramar na vida daqueles que são fiéis.

A massificação, a propaganda e a influência do mundo levam muitos homens a acreditarem que eles precisam acompanhar e aderir a tais propostas que na verdade são fúteis e supérfluas. O homem de verdade segundo o mundo tem que ser aquele que tem a sua esposa, mas precisa também ter outras mulheres, precisa ter uma amante, senão não é homem, precisa se acabar em bebidas, senão é um homem fraco. As rodas de conversas de muitos são recheadas de assuntos que não leva a lugar nenhum, que não agregam valor nenhum para suas vidas, que não os ajudam em nada, mas os tornam cada vez mais homens fracos, sem têmpera e gradativamente eles vão fugindo de sua missão própria de ser homem e pai e perdendo, por assim dizer, o sentido da sua vida.

Chamado à grandeza do amor!

É importante dizer que o homem foi chamado para viver a grandeza do amor humano que implica ser fiel e para uma missão, a missão de ser um pai, ser um exemplo para seus filhos, ser o guardião. Enfim, ser fiel a sua família, principalmente a sua esposa, no qual ele prometeu fidelidade diante de Deus. A  fidelidade pressupõe o amor. Quem ama é fiel, assim como quem é fiel está vivendo o amor na sua mais alta expressão que é a fidelidade. A missão do marido para com sua esposa é tão importante que nas Sagradas Escrituras tem uma passagem destacando como deve ser este amor: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela “. (Efésios 5,25). Isso é muito bonito! São Paulo eleva este amor do marido a uma estatura transcendente, a uma estatura alta como a de Cristo.

A felicidade plena

O homem, para ser plenamente feliz, precisa amar, ser amado, fazer a vontade de Deus e servi-l’O neste mundo. Sem isso, é impossível que ele seja feliz em plenitude e a família é o lugar preparado por Deus para que o homem viva esta realização através da doação no amor. A família é o lugar de santificação, onde através do sacrifício diário o homem cresce no amor aos seus e, sobretudo, no amor a Deus – que é o essencial.

Faço um apelo a todos os homens, principalmente a aqueles que talvez estejam em casa, mas com o coração distante da sua família e não vivendo a missão que lhe foi confiada por Deus, que sejam fiéis! Talvez você foi enganado pelas propostas do mundo e caiu muitas vezes nas armadilhas do maligno. Se você está distante, vivendo no pecado e na infidelidade, volte para Deus, volte para o seu lar, peça ajuda a Deus pra que Ele te dê forças, sabedoria e aumente o seu amor te ajudando a guiar sua casa, ame sua família e seja feliz nela, descubra o valor da fidelidade e seja um homem de verdade, temente a Deus e guardião da sua casa. Seja fiel, tenha certeza que será muito abençoado. Não perca tempo! A fidelidade implica felicidade. Não tenha medo de ser fiel e Deus te surpreenderá!

Que São José, que é modelo de homem e de pai, interceda por todos nós homens para que sejamos sempre homens fiéis.

“O homem fiel será cumulado de bênçãos…” (Pr 28,20).

Fábio Júnior

Consagrado na Comunidade Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.