Home Artigos Pantokrator O perigo da tibieza aos cristãos “de caminhada”

O perigo da tibieza aos cristãos “de caminhada”

-

Como tibieza não é uma palavra tão presente em nosso vocabulário cotidiano, recorri à ajuda de um dicionário. Como definições, constam:

  1. Condição ou qualidade de fragilidade, abatimento: tibieza de espírito.
  2. Ausência de entusiasmo: tibieza de sensibilidade.1

Todos nós, cristãos, que um certo dia tivemos um encontro com Deus e experimentamos o Seu Amor, sabemos o quanto essa experiência é profunda e marcante na vida de uma pessoa. Nada se compara a esse Amor tão intenso e profundo que nos preenche de paz, nos completa e nos conquista. Uma vez conquistados por esse Amor, nos apaixonamos completamente por Deus a ponto de prometer Amá-lO e Segui-lO por toda a vida! Alguns começam a caminhada com Cristo com muita fé e entusiasmo, porém, perdem a força da fé e alguns até abandonam seu caminho depois de algum tempo. Refletiremos um pouco sobre a tibieza na caminhada com Deus e alguns de seus sintomas.

Acostumar-se com o Sagrado

Assim como acontece no começo de um namoro ou de qualquer relacionamento, mesmo com um novo amigo ou uma turma nova, no início da caminhada com Cristo, tudo é muito empolgante, emocionante e “saboroso”. Como é bom mergulhar nesse novo Amor que acabamos de descobrir! Vivemos momentos intensos e provamos de uma felicidade sem igual! Passamos madrugadas em vigílias, participamos de retiros e acampamentos nos lugares mais remotos, e, se possível, vamos a grupos de oração todos os dias da semana… Quantas aventuras com Cristo! Quem não tem uma boa história para contar?!

Por que razão, então, tantos perdem o entusiasmo, o gosto e até a ? Será que Deus perdeu o sabor, não me ama mais ou fui eu que me perdi? Todo início é muito gostoso e intenso, mas ninguém vive de “apaixonite”, todo amor precisa amadurecer!

Muitas vezes, é aí que entra a tibieza! A fé se enfraquece, ficamos apáticos e insensíveis. Tudo fica sem graça. Corremos o sério risco de nos acostumarmos com o Sagrado. Rezamos, mas como em um monólogo, não nos abrimos para o diálogo com Deus. Vamos à missa todos os domingos, mas só para cumprir o preceito, já não reconhecemos o valor do Santo Sacrifício e nem a beleza da Liturgia. Achamos que conhecemos o andamento de todas as coisas, e, muitas vezes, somos tentados a fazer tudo do nosso jeito e a deixar o Espírito Santo meio de lado, mesmo quando estamos servindo o Senhor. Há até quem acredite que domine e conheça tudo de Deus, sendo que Ele é Infinito e ultrapassa a inteligência humana.

Relativização do pecado

Outro ponto que deve ser colocado em reflexão é a relativização do pecado. Também nesse aspecto, a tibieza pode abater e fragilizar a nossa fé. Muitos de nós, sendo cristãos já “de caminhada”, não cometemos mais pecados escandalosos e nem muito aparentes. Já vivemos há anos dentro da Igreja e sabemos muito bem o que choca. No entanto, com o passar do tempo, podemos cultivar outros tipos de pecados menos “visíveis”, mas não menos graves, tais como o orgulho e o julgamento.

Assim como São Paulo, todos temos o nosso espinho na carne (conf. Cor 2,12-7), que pode ser a tendência a um pecado ou um temperamento específico; o nosso ponto fraco. Porém, não devemos desistir nunca. Não podemos relativizar e nem esconder o nosso pecado de nós mesmos por ser difícil de ser combatido, mas confiantes na graça e na misericórdia de Deus, devemos lutar contra ele com todas as nossas forças até o fim!

“Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.”2

Se você se identifica com essas palavras ou se vive alguma situação de tibieza em sua vida espiritual não permita que ela enfraqueça ou até extinga a sua fé. Levante-se e coloque-se novamente a caminho! Procure um sacerdote, faça uma boa e sincera confissão. Depois busque a Eucaristia – adore e comungue o Santo Corpo de Cristo com amor e fervor. Seja fiel e persistente na sua vida de oração, escute a Deus! Não se prenda tanto às emoções, mas permita que Deus te amadureça na fé! Receba uma nova Efusão no Espírito Santo, abra-se a essa graça e deixe que Ele Se mova dentro de você! Procure um bom diretor espiritual e gaste tempo com leituras espirituais e sobre a vida dos santos.

Deus nos capacita e aposta em nós. Ele nos chama à perfeição e sabe que somos capazes dela, pois, “a perfeição consiste em amar a Deus de todo o coração”.3 E os santos, tão humanos e marcados pelo pecado como nós, provam que ela é possível desde que nos empenhemos em amar a Deus com todo o nosso ser e dar a Ele sempre o nosso melhor. 

Que Deus nos abençoe!
Todos os santos, rogai por nós!

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator 

  1. Dicio – Dicionário Online de Português
  2. Mt 5,48.
  3. São Francisco de Sales
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×