O que significa ofertar sua vida?

1
ofertar

Se uma oferta em uma loja, supermercado, emprego, casa, carro ou de qualquer outra coisa material e necessária para sobrevivência humana, com certeza, te atrai. Então já parou para pensar no que significa ofertar sua vida?

Ofertar o que te atrai

Somos constantemente atraídos por algo, principalmente por coisas boas e belas que parecem nos trazer de alguma maneira a felicidade. Se pararmos para fazer uma análise de nossos sonhos, desejos e buscas, perceberemos que constantemente, estamos buscando sempre a felicidade.  Isto porque todo homem foi criado por Deus que é plena felicidade, para ser feliz com Ele. Pois “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Gen 1, 27).

É natural nos sentirmos felizes quando conquistamos algo, porém essa sensação gostosa de realização por uma conquista, logo passa e já voltamos a desejar algo novo. Que pode ser um amigo(a), namorado(a), perfume, uma casa, roupa, diversão e etc. Acreditamos que só seremos novamente felizes, quando conquistarmos outra coisa nova. E assim, seguimos desejando e buscando coisas e realizações que nunca nos completam por inteiro e de forma permanente.

Provavelmente, todo ser humano já fez e faz constantemente essa experiência. Porém poucos já fizeram a experiência da viúva que ofertou tudo o que tinha e, talvez, o que queria e o que não queria. “Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo. Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros.” ( Lc 21, 1-4).

Com certeza, aquelas moedas também atraíam aquela mulher, mas ela teve a coragem de ofertar tudo o que a atraía, porque as duas moedas eram tudo o que ela tinha. Com esse gesto, Jesus a reconheceu como alguém que ofertou muito mais dos que os ricos que ofertavam grandes quantias, porém eram sobras. E você, já fez a experiência de ofertar o que te atrai?

ofertar

Às vezes, não temos dinheiro ou coisas materiais para ofertar e isso para Deus não é o que mais importa. Ele espera que ofertemos o que nos atrai, o que queremos e o que não queremos. Ou seja, todos os nossos desejos e sonhos de realizações humanas, para que pobres em suas mãos, ele possa nos dar tudo o que mais necessitamos para sermos felizes todos os dias, começando sempre no dia de hoje, no tempo presente.

Ser desafiado na oferta

Muitos de nós, somos como Tomé, só acreditamos se podemos ver. “Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor”. Mas ele replicou-lhes: “Se não ver nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!” (Jo 20, 25).

Pois agora pode ser a sua chance de colocar o dedo na chaga de Jesus e talvez você esteja perguntando, como? A resposta é simples.

Abandone seus desejos, sonhos e necessidades nas mãos do Senhor e viva suas responsabilidades hoje da forma mais autêntica possível. Seja um estudante autêntico, um jovem prudente, valorize seus amigos, respeite seu namorado(a), seja uma mãe ou um pai dedicado(a), ame com todas as suas forças a seu esposo(a), dê qualidade ao seu trabalho, administre bem seu dinheiro com sabedoria e oferte aos necessitados e à Igreja.

Separe alguns minutos ou horas das 24h do dia que Deus te deu para conversar com Ele, ame seus pais, seja gentil com as pessoas que estão próximas a você, faça pequenos gestos de caridade, separe um período de um dia dos 7 dias da sua semana para se encontrar com Deus na Eucaristia e, se possível, preste algum serviço na Igreja ou um trabalho voluntário e etc.

Assim, vivendo melhor o seu presente e ofertando seu tempo, atenção e vida, estará colocando o dedo na chaga de Jesus para crer. E de alguma maneira, seguindo o exemplo dos primeiros Cristãos da Igreja primitiva. “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum, vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um.

Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo, partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo e o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação” (At 2, 45-47).

Ofertar a sua vida é alcançar uma promessa

Deus tem um plano e uma promessa de salvação para todos os seus filhos, e eu e você somos filhos. Todo pai e mãe autênticos têm um plano para seu filho e esse plano tem seus caminhos diários para chegar à promessa. Da mesma forma é Deus, seus planos se concretizam na nossa realidade diária.

Precisamos acreditar que em tudo o que acontece ou deixa de acontecer no nosso cotidiano, existe um propósito de Deus para nos levar à promessa final que é nossa salvação. Seja uma alegria ou uma tristeza, conquista ou derrota, não importa, o que importa é que em tudo isso, devemos fazer a experiência de nos abandonar nas mãos do nosso criador, seja de forma natural ou de forma mais custosa para nossa humanidade, mesmo que seja necessário colocar o dedo na chaga de Jesus, para tocamos a sua graça.

A vontade de Deus na nossa vida é como que um manual de funcionamento, se nos deixarmos ser conduzidos por esse manual, seremos realizados diariamente até chegarmos à promessa final e realização plena na eternidade.

Creivânia Soares da Silva
Consagrada da Comunidade Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.