O que te paralisa?

0
paralisa

Escute aqui a transcrição dessa matéria

É natural do ser humano ter sonhos e anseios de algo melhor para si, ou de uma mudança de vida. No entanto, em determinadas situações, não conseguimos avançar, existe algo que nos paralisa.

Diariamente somos desafiados a fazer escolhas e a tomar decisões. Algumas mais fáceis, outras nem tanto. E quando nos deparamos com algo que exige um pouco mais de nós, podemos nos colocar em uma posição estática, confortável e segura.

Em um primeiro momento, estar em um lugar que aparentemente nos deixa “bem” pode parecer a melhor escolha. Mas será que é este o lugar que você realmente gostaria ou deveria estar? Será que não existe algo muito melhor que o espera? Será que você não pode alçar voos muito mais altos?

Reconhecer o que te paralisa

Certamente precisamos sempre estar em movimento; nenhuma situação parada é frutuosa. Seja na vida pessoal, profissional ou espiritual, sempre podemos crescer. Às vezes podem ser necessárias grandes mudanças, outras vezes não. Pode ser que pequenos passos, no entanto passos concretos, possam ser significativos.

A primeira atitude é fazer uma reflexão profunda e sincera sobre “onde” você está paralisado, em quais aspectos da sua vida não consegue caminhar –  é no relacionamento familiar, nos estudos, no trabalho? No caminho de conversão, naquilo a que Deus te chama?

Tendo claro onde você está paralisado, o próximo passo é reconhecer o porquê, quais as razões, o que te impede. Pode ser por medo, um trauma, sua história de vida. Pode ser que o motivo não esteja tão evidente, ou pode ser que traga à tona feridas já cicatrizadas. É preciso reconhecê-los para então poder enfrentá-los.

O Senhor vem em nosso auxílio

Colocar-se em movimento exige renúncias, que não são fáceis. Serão necessárias firmes decisões, e neste momento a confiança e o abandono em Deus são a chave para sairmos do estado de paralisia e seguirmos adiante.

Nossa maior arma é a Oração. O Espírito Santo será o nosso auxílio, clame incessantemente! E esteja sempre atento, o Senhor tem muitas maneiras de se manifestar em nossas vidas; tenha certeza de que nunca estamos sós. Recorra sempre ao Senhor, Ele é nossa força e consolo.

“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.””
(São João 16, 33)

Vanessa Cícera
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

5 + 11 =