O Seu Amor é o que me faz crescer

0
crescer

Escute aqui a transcrição dessa matéria

O que Deus espera de nós

Na I Carta de João encontramos a perfeita definição: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.” (1 Jo 4, 16). E por ser amor, Deus nos deu o seu filho único Jesus Cristo para nos ensinar, em nossa humanidade, como crescer como filhos, e ainda por amor, enviou o Espírito Santo para jamais nos esquecermos de suas promessas e continuar conectado conosco, no interior de nossas almas. Por diversas vezes na escritura, Jesus reitera que Deus está Nele e Ele está em Deus, e essa é a chave do crescimento como filhos. Imagine que ao plantar uma flor, é importante preparar o solo, saber o tipo de solo que se adapta melhor, a quantidade de água e a época para plantar. Ao pensar em nós como seres humanos, o crescimento se dará unicamente se estivermos enxertados na Santíssima Trindade. Então você pode se perguntar: como se dará isso?

Vamos para a prática

Na perspectiva da semente plantada no solo, por acaso tem alguém, sem que seja a própria, que a ajude a crescer? Creio que não e, por isso, em algumas situações, penso que chamar uma pessoa de vegetal, se referindo à vontade, pode ser um insulto às flores. Em nosso caso, fomos plantados aqui neste local que se chama Terra – sugestivo o nome, não? – E Deus derrama todo dia abundante graça em nós, porém para crescer é preciso que as raízes busquem firmeza sem se esquecer de ir em direção ao Sol.

Em termos práticos, a Sagrada Escritura é onde precisamos buscar raízes e a oração é o movimento para o alto, buscando o Sol. Santa Terezinha do Menino Jesus já se referia ao movimento de oração como forma de encontrar Deus, em História de uma Alma: O passarinho quer voar para esse Sol brilhante que encanta seus olhos, quer imitar as águias, suas irmãs, que vê chegar ao lar divino da Trindade Santíssima.

É tempo para crescer

Então, em resumo, Deus nos fez para crescer como filhos dele e nos deu todo o aparato, incluindo um Mestre, Jesus (exímio jardineiro) e a água da vida (Espírito Santo) que é derramada pelas mãos da Santíssima Virgem. Agora, cada hora que passa, o movimento é nosso, sem desculpa, ou vai crescer ou morrer dentro da terra. Ele espera ver seus filhos embelezarem e perfumarem o mundo com o desabrochar da nossa alma, usando a vontade e a razão, imitando Cristo, clamando ao Espírito Santo nas pequenas coisas comuns do dia e jamais desistindo. E para nos ajudar neste caminho, eu compartilho contigo a oração que, na época, o atual Papa Emérito Bento XVI nos presenteou para que possamos crescer no amor e assim crescer como filhos de Deus.

¹Santa Maria, Mãe de Deus,
Vós destes ao mundo a luz verdadeira,
Jesus, vosso Filho – Filho de Deus.
Entregastes-Vos completamente
ao chamamento de Deus
e assim Vos tornastes fonte1
da bondade que brota d’Ele.
Mostrai-nos Jesus.
Guiai-nos para Ele.
Ensinai-nos a conhecê-Lo e a amá-Lo,
para podermos também nós
tornar-nos capazes de verdadeiro amor
e de ser fontes de água viva
no meio de um mundo sequioso.

Thiago Casarini
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

1 Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 25 de Dezembro — solenidade do Natal do Senhor — de 2005, primeiro ano de Pontificado.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

2 × 2 =