O sucesso e a fidelidade

1
sucesso

Ser fiel te leva ao sucesso ou tem sucesso quem é fiel? Antes que você defina sua resposta com pedra que não se move, é importante saber que o sucesso, para não ser vazio, é seguido de um objetivo, um propósito, pois sucesso por si mesmo, é vazio. Contudo, existe muito mais lógica quando digo: “quero o sucesso nos meus relacionamentos, com Deus, esposa, filhos, pessoas com quem convivo no lazer e no trabalho; quero ter sucesso nos meus sentimentos, nunca permitir que seja refém ou que inebriem a minha mente; quero o sucesso profissional, realizar o meu potencial máximo em favor de um bem maior para o próximo”.

sucesso

É necessário um propósito

Sim, a palavra sucesso necessariamente suplica que seja direcionada ao propósito maior. E que objetivo pode ser maior do que Cristo? Enquanto Ele estiver em qualquer posição diferente da primeira em nossas vidas, diferente do marco “0” para buscar qualquer realização, apenas teremos prazeres finitos, ou seja, nem sequer um miligrama do sucesso que é estar unido à Santíssima Trindade.

Sendo Ele o princípio e o fim de tudo, o Alfa e o Ômega, começar a trilhar um caminho sem a busca com Cristo, por Cristo e para Cristo, mais cedo ou mais tarde, ao invés da alegria, tende o caminho a se findar em um brejo bem fedorento, longe do verdadeiro sucesso. Muito difícil, mesmo no brejo, tentar florear, jogar um perfume no ar, mascarar a realidade. Isso é inócuo, pois o centro da alma grita: “Jesus, filho de Davi”!

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:13-14

Sucesso suscita desenvolvimento

Diante da verdade de que todo sucesso requer um propósito e que esse objetivo é Cristo, agora é preciso ser moldado na razão, vontade e instintos para seguir o caminho, identificando, ao passo que progride, para qual direção ir, onde e quando parar ou continuar. Apenas temos condição de concluir esse desenvolvimento se deixarmos o Espírito Santo trabalhar em nosso interior e exterior, pois é Ele que nos concede a sabedoria do agir.

“Se o machado está cego e não for afiado, é preciso muita força; é mais vantajoso usar sabedoria”. Eclesiastes 10:10.

É possível em muito facilitar o encontro do sucesso quando permitirmos algumas podas, pois em parte do caminho, aquilo que trazemos não tem mais relação conosco, mesmo que pensemos que seja um hábito. Pense que o êxito no cultivo do Bonsai somente se dará mediante a poda perfeita, do jeito certo e na hora certa; para tal perfeição, somente o esposo de nossa alma, por meio do amor, que é o Espírito Santo, pode realizar essa poda. Oração, confissão e missa são alguns dos instrumentos.

Sucesso ao ajudar outros

A fidelidade com o querer de Deus é condição certa para que o sucesso se perpetue, e, para isso, assim como Jesus Cristo, que atingiu o pleno cumprimento de sua missão por meio de uma obediência incondicional ao Pai, somos chamamos a nos desfazer de nós mesmos.

“Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem”. Deuteronômio 29:9

Thiago Casarini
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.