Home Artigos Pantokrator Onde está o teu coração?

Onde está o teu coração?

-

O lugar onde estar o nosso coração é determinante para a nossa liberdade

coracaoMuitas pessoas estão presas em suas vidas ou são infelizes porque perderam a capacidade de colocar o seu coração no tempo presente e vivê-lo com intensidade e autenticidade e ficam projetadas em um futuro incerto e deixam passar oportunidades e, sobretudo, as graças de Deus do tempo presente. É por isso que Jesus diz: “Porque onde está o teu tesouro, lá estará também o teu coração”. (Mt 6,21). Onde estar nosso coração hoje? Onde está o nosso tesouro maior? Será que está em Deus?

Podemos estar com o nosso coração no passado, onde deveríamos estar olhando para o futuro de Deus para nós, ou podemos estar projetados no futuro onde na verdade precisaríamos estar vivendo de forma intensa o presente. O nosso coração estando no lugar errado pode nos trazer uma verdadeira prisão, mas se Ele estiver em Deus, no lugar certo, onde ele deveria sempre estar, com certeza acontecerá uma grande libertação. Somente na vontade de Deus podemos ser livres!

O nosso coração precisa, primeiro do que tudo está em Deus sempre. Se ele não estiver em Deus, estará nas coisas, porém as nossas aspirações mais profundas, principalmente o desejo insaciável de felicidade não encontra e nunca encontrará correspondências nas coisas relativas, nos bens deste mundo, sejam eles: trabalho, coisas materiais, pessoas, etc.

Nosso coração tem sede do eterno, do infinito. Já disse nosso querido Papa Emérito Bento XVI: “O homem é criado para o infinito, todo o finito é pouco demais”.

Colocar nossa esperança de felicidade nas coisas relativas é como estar com muita sede e não ter um lugar onde possamos nos saciar. Jesus disse para a Samaritana: “Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede”. (Jo 4,13).

Talvez você, que lê este artigo, seja como aquele que está querendo se saciar com aquilo que não corresponde ao que você realmente precisa. Lembre-se, só Jesus tem a água que eu e você precisamos para nos saciar de verdade, somente se o nosso coração estiver n’Ele podemos ser pessoas verdadeiramente livres.

Fomos criados para o céu, é lá o nosso lugar. Nossa meta maior não pode estar projetada nas coisas terrenas. Não podemos valorizar as coisas terrenas em detrimento das coisas eternas. Isso pode nos levar a viver uma vida de ilusão e futilidade. Precisamos ser corajosos e dar um basta no pecado e em tudo àquilo que nos escraviza para vivermos a verdadeira liberdade de filhos de Deus.

Peçamos a graça do Espírito Santo para que Ele nos guie e coloque nosso coração nas coisas eternas e que nos dê a liberdade, pois somente o Espírito de Deus pode nos tornar verdadeiramente livres: “Onde estiver o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. (II Cor 3,17).

Fábio Júnior
Consagrado na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

×