Onde está a verdade?

3
Onde está a verdade?

Em um mundo relativista, é fundamental saber onde está a verdade e compreender a importância de viver na verdade. Vivemos no tempo em que cada um cria a sua própria verdade ao seu modo de pensar, sem ter uma referência para seguir, no entanto, é importante mencionar com base na fé da Igreja e na Revelação – Cristo – que a verdade não pode ser aquilo que penso e acho ou quero que seja. É fundamental saber que a ela é absoluta e não relativa. Ela não muda conforme meu modo de pensar. Não é meu ponto de vista que determina onde está verdade!

Dizer que a verdade é aquilo que eu decido que seja é tão impossível quanto querer convencer alguém que uma cadeira é uma mesa ou vice e versa. Por mais que possamos tentar fazer de uma mesa, uma cadeira, ela não deixará de ser uma mesa. A verdade não é consequência da nossa inteligência. Ela já existe como Algo absoluto! Ela é o que é! Eu não posso mudar a natureza de uma coisa através daquilo que eu julgo ser verdadeiro ou não. Portanto, a verdade é absoluta e não pode está dividida a pretextos, argumentos filosóficos e opiniões.

Encontrar a verdade é fundamental para viver a verdadeira liberdade. O Papa Bento XVI no diz: “A verdade se abre somente na liberdade, na libertação e por isso liberdade e verdade estão intimamente ligadas, uma é condição para a outra”

Onde está a verdade?

O liberalismo vindo de correntes marxistas influencia o homem moderno a acreditar e viver neste relativismo frio e subjetivista, onde acredita-se em qualquer coisa e não se tem uma referência como verdade. Todavia, existe uma referência! Enquanto não encontrarmos a verdade, viveremos a buscá-la e, com isso, podemos até canalizar esta busca para qualquer coisa que se apresente para nós como verdade. Todavia, faz-se necessário questionar: O que estou buscando e vivendo é a verdade?

São Francisco de Assis dizia: “O homem é o que é diante de Deus e nada mais”. E o que somos diante de Deus? Se não formos aquilo que somos diante de Deus, estaremos na mentira, influenciados pelo maligno ou por aquilo que julgamos ser verdadeiro, no entanto, ou estamos na verdade ou estamos na mentira.

Todos nós, conscientemente ou não, buscamos a verdade, porque ela é o bem maior que corresponde aos nossos desejos. Mas, onde encontrá-la?

Deus é, por excelência, o Verdadeiro e o Bom, de tal forma que Ele é a Absoluta Verdade e Bondade. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” Jo 14,6. É dever de todo homem buscar a verdade. Isso faz parte da sua essência. Ele não se cansa de buscá-la e, até não encontrá-la, continuará a buscar. Quando fazemos o uso correto de nossa inteligência, de nossa razão, com os nossos anseios mais profundos, descobrimos qual é a Verdade que tanto procuramos e onde podemos encontrá-la.

Enquanto não encontrarmos a verdade viveremos uma busca constante para encontrá-la e, com isso, muitos vezes podemos canalizar essa busca para qualquer coisa que brilhe na nossa vida, mas que no fundo, não é a verdade. Portanto é preciso sempre se questionar: O que estou buscando e vivendo, é a verdade?

Deus é a verdade e sua revelação se deu através de Cristo, que é o próprio Deus e a palavra encarnada. Aquilo que a razão humana procura sem conhecer, só pode ser encontrada em Cristo. Nele está a verdade plena. “Ele á a imagem do Deus invisível […] Nele foram criadas todas as coisas […] Ele existe antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem nele”. ELE É CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA. Cl 1,15-17.

A cabeça (Cristo) e o corpo (a Igreja) estão intrinsecamente ligados. Se Cristo é a verdade, a Igreja não pode não ser a verdade, pois ela é o corpo que está  ligado à Cabeça que é Cristo, com diz São Paulo. Portanto, uma cabeça não pode ter vários corpos, mas, apenas um; senão, isso seria um tanto quanto estranho e impossível.

“Se existe o direito de ser respeitado no próprio caminho na busca da verdade, há ainda antes a obrigação moral grave para cada um de procurar a verdade e aderir a ela, uma vez conhecida”. Veritatis Splendor, n. 334.

Fábio Junior
Consagrado na Comunidade Pantokrator

Trecho do filme de Santo Agostinho onde Santo Ambrósio lhe ensina sobre a verdade

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.