Onde estaria eu se não fosse o teu amor, Senhor?

1
amor

Quero lhe contar algo pessoal, falar sobre sonhos, desejos, vida, família e, principalmente, sobre amor. Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas onde nós estaríamos se não fosse o amor?

Minha história começa com a minha mãe grávida e morando na casa dos meus avós paternos. Ela me contou que minha gestação foi muito difícil, pois meu pai tinha o vício do álcool e ele saía, deixando ela em casa com meus avós. Então eles brigavam muito, não só por esses motivos, mas por muitos outros problemas. Dá para você imaginar como foram os nove meses de gestação dela? Foram muitas noites derramando muitas lágrimas, tristeza, solidão, tudo isso sendo sentido por mim que estava crescendo em sua barriga.

Após meu nascimento não foi diferente. As brigas eram constantes, então eu cresci numa família em pé de guerra, sem a referência do que é o amor conjugal, e os filhos aprendem a amar a partir daquilo que veem. Os pais ensinam seus filhos o que é amor amando-se mutuamente. A bebida do meu pai arruinou o casamento dos dois. Quando eu tinha 13 anos, eles se separaram e, alguns anos mais tarde, meu pai morreu aos 49 anos de idade por causa do álcool. Mas eu estou escrevendo isso não para te sensibilizar, para que tenha pena de mim e da minha história, mas para dizer que em determinado momento Deus entrou na minha vida e, por uma pequena abertura, Ele fez morada em meu coração, então pude experimentar o que é O amor.

Seduzido pelo verdadeiro Amor

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,7-16)

Esse Homem entrou na minha história e mudou tudo. Ele foi me seduzindo, me conduzindo, recebi os sacramentos ainda adolescente e, no Grupo de Jovens, conheci a Pamela, hoje minha esposa. Namoramos durante muito tempo, noivamos, nos casamos e hoje temos seis filhos, quatro meninas, um menino e um que não chegamos a conhecer, pois ela perdeu com algumas semanas de gestação. Gostamos de pensar que este era nosso Antonio, pois minha esposa havia sonhado pouco antes de saber que estava grávida que chamava uma criança da janela de nossa cozinha pelo nome de Antonio. Essa certeza só teremos no céu.

curso luza da fé

Em 2007, conhecemos a Comunidade Pantokrator, havíamos casado no ano anterior, ingressamos no caminho vocacional, postulantado e discipulado. Hoje, somos consagrados e, neste ano de 2018, renovaremos nossas primeiras promessas na vocação.

“Como Deus manifesta-se? Com as grandes coisas? Não: rebaixa-Se, rebaixa-Se, rebaixa-Se com esses gestos de ternura, de bondade. Faz-Se pequeno. Aproxima-Se. E com essa proximidade, com esse rebaixamento, Ele nos faz entender a grandeza do amor. O grande deve ser entendido por meio do pequeno”. (Papa Francisco, 08 Jun 2018 – Missa na Casa de Santa Marta)

Deixe-se também amar por Deus

Talvez você, assim como eu, não teve a graça de nascer em uma família estruturada, pode não ter presenciado o amor entre seus pais, pode não ter crescido vendo e ouvindo falar nele, mas certamente você sempre foi sonhado e amado por Deus, esse amor que se rebaixa e nos ama, perpassa a história, pois para que você existisse , pensou em você. Ele sonhou cada detalhe para que a cada dia façamos essa experiência do Seu amor ciumento por nós. Sim, Deus continua a te amar hoje, você, eu e todos que nós conhecemos provamos deste amor todos os dias.

A verdade é uma só: “Só Deus basta” (Santa Tereza D’avila). Se você se deixar amar por esse Deus, certamente fará a experiência mais extraordinária da sua vida, certamente você descobrirá, assim como eu, que as experiências de dor e tristeza foram apenas circunstanciais, e elas te conduziram até aqui, te fizeram se aproximar do coração de Deus e descobrir que em cada momento difícil Deus estava contigo, pois Ele é amor.

Hoje, com toda certeza, eu posso dizer que, se não fosse o amor de Deus, se não fosse Seu amor ciumento, eu estaria perdido sabe-se lá onde e com quem, mas hoje eu sou muito feliz, pois descobri o verdadeiro Amor. Deixe-se também amar por Deus.

Guilherme Granja
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.