Home Artigos Pantokrator Orar com a Palavra: os passos da Lectio Divina

Orar com a Palavra: os passos da Lectio Divina

-

Cristo é o Verbo, aquele que existe desde o princípio e pelo qual todas as coisas foram feitas. É a Palavra Encarnada. Na Bíblia, a Palavra não é apenas manifestação do pensamento ou da vontade de Deus, é Cristo vivo que fala conosco. Estar diante da Palavra é estar diante da pessoa de Cristo.

A palavra de Deus é viva e eficaz e precisamos descobrir o seu poder e eficácia em nossas vidas. Não um poder mágico, mas o poder misterioso da graça de Deus que nos transforma a partir de dentro e faz nascer em nós o homem novo.

Se quisermos caminhar com Deus, precisamos aprender a viver diariamente na intimidade da sua Palavra. A cada dia o Pai, na sua imensa bondade, nos dá a sua Palavra como alimento, remédio e sustento para nossas vidas. Precisamos aprender a viver da Palavra, ou seja, diariamente nos alimentar dela, acolhendo-a de forma que ela seja o fundamento da nossa existência e nos conduza a configuração a Cristo. O grande desejo do coração de Deus a nosso respeito é que a imagem do seu Filho seja resgatada em nós e o caminho seguro que ele nos dá para isso é a vida orante através da sua Palavra.

A Lectio Divina é o método de oração a partir do texto da Sagrada Escritura. Em linhas gerais, consiste em ler atentamente a Palavra de Deus, passando em seguida à sua meditação, contemplação e ao diálogo com o seu Autor. A Lectio nos ensina a ter nossa vida centrada em Deus.

Lectio Divina - Orar com a Palavra de Deus
Lectio Divina – Orar com a Palavra de Deus

Meditar e orar com a Palavra de Deus é uma necessidade do coração e da mente que quer se alimentar de Deus
e deixar-se conduzir por Sua vontade divina em cada instante da própria vida. Fazer lectio significa entrar em contato com o sopro de Deus que dá vida ao homem. Em cada Palavra Deus fala comigo, e falando me comunica vida, amor, atenção, providência, afeto.

O texto da Bíblia não é só uma janela por onde você olha para saber o que aconteceu com os outros no passado; é também um espelho, para saber o que está acontecendo hoje com você. O dia que começa com a Lectio Divina torna-se dia feito pelo Senhor. A Palavra dá sentido a nossa jornada transformando-a em caminho de conversão e de santidade.

O método tradicional da Lectio Divina consta quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

LEITURA

É o primeiro passo para levar ao entendimento e à compreensão do texto. A Palavra de Deus não deve ser lida para ter experiências extraordinárias, mas para escutar o que Deus tem a lhe dizer, para conhecer a Sua vontade e poder obedecê-la.Durante a leitura é importante dar atenção ao texto, procurando o contexto e origem, para não correr o risco de cair num fundamentalismo da palavra. Uma ajuda para esclarecer é usar traduções diferentes da Bíblia e ler introduções, explicações e notas de rodapé.

A leitura da Palavra deve ser pausada, tranquila e contínua deixando que o Espírito faça saltar do texto uma frase, versículo ou ideia que penetre seu coração e que guiará a sua meditação para ouvir a mensagem particular que Deus tem para você naquele dia. Alguns mestres da Lectio Divina recomendam que se deve ler o mesmo trecho três a quatro vezes, para identificar bem aquilo que Deus nos deseja comunicar pela Palavra.

MEDITAÇÃO

A meditação é o momento de descobrir o que Deus quer falar através daquele trecho da Bíblia para você naquele dia. É a atualização do texto dentro da nossa vida. ‘O que o texto diz para mim hoje?’

A meditação é como o anjo da anunciação que vem manifestar a vontade de Deus para nós. Como Maria nós devemos acolher essa Palavra e ser transformados por ela. A Palavra nos foi dada por Deus para ser encarnada também na vida e na história de cada um de nós.

A lectio semeia a Palavra no coração do homem para que ela brote na meditação ao longo do dia e assim possa se cumprir na vida dele. Por isso, a meditação da Palavra, deve ser estendida ao longo do dia e acabar somente quando o dia se acaba. A meditação implica em guardar, permanecer e cumprir a Palavra.

ORAÇÃO

A oração é momento de deixar brotar naturalmente, a partir da meditação, o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta e a adoração a Deus. Também suplicar as graças necessárias para que possamos corresponder e cumprir às mensagens encontradas através da Palavra.

CONTEMPLAÇÃO

Ocorre de modo espontâneo, sem interferência de quem ora. É dom de Deus que nasce do silêncio interior, sem palavras e imagens, sem pensamentos e sentimentos, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmente as verdades descobertas e a ideia inicial. É a hora da intimidade, do abandono, da entrega e de conformar o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus. Tendo entrado no repouso contemplativo, deixe-se ficar aí.

Não queira voltar e insistir em orações, em palavras, em sentimentos… e muito menos em raciocínios e esquemas de ação. Abandone-se e se deixe conduzir por ele.

Aplicar a Lectio Divina na vida cotidiana é uma grande graça: comece o dia com a leitura da palavra e estenda a meditação ao longo do dia todo encerrando depois com a oração e a contemplação no fim do dia. Essa forma de orar faz a Palavra penetrar toda a nossa vida de forma muito concreta para nos transformar e nos configurar a imagem de Cristo.

Luciane Bidóia
Formadora Geral da Forma de Aliança e
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Sou radialista de uma emissõra cotólica e gostaria se possivel me enviar por e-mail a lectio divina para que possamos transmitir aos ouvintes durante e depóis do programa(lectio do dia escrita)

    Sds
    Soares Lima.
    Radio Shalom 690am

  2. Tremendo! Ótima explicação!!! Como nunca vi antes! Estava buscando retomar a fazer a lectio divina e buscando explicação, a encontrei como nunca li antes! Obrigada DEUS abençoe!!!

  3. Faço a lectio divina, mas não tenho orientador, faço aleatoriamente e gostaria de ser orientada por alguém com mais conhecimento do que eu.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

×