Home Artigos Pantokrator Ossos Secos: Confiança e Esperança

Ossos Secos: Confiança e Esperança

-

Não tem como falar de ossos secos sem falar primeiro desta passagem bíblica (Ezequiel 37 ) onde Deus leva o profeta a um “ vale de ossos secos “.  Este profeta foi arrebatado a este lugar, onde havia uma grande quantidade de ossos secos que já há muito tempo estavam ali. Era um exército de ossos secos, sem forma de vida alguma, nada de nada.

Porém, Deus colocou esse profeta a prova, para saber onde ele colocava a sua confiança e esperança. Se confiava que era realmente Deus o Senhor dos vivos e mortos, mesmo já tão secos como esses ossos, se realmente poderia haver ali alguma possibilidade de vida.

A vida daquele que crê não está somente embasada na fé de pessoas grandes, mas sim quando a sua confiança está naquele que pode tudo. Esse profeta pôs a sua confiança naquele que pode e, com uma grande profecia que fez sobre esses ossos secos, confiando que o Senhor poderia trazer vida a esse grande número de ossos secos, sua profecia aconteceu. Trouxe aqueles ossos secos, carne, pele, nervos, sangue. E  o mais importante, trouxe o espirito de volta, a força vital na vida daquelas pessoas.

Todo o contexto dessa passagem remonta à história do povo de Israel, que se encontrava desta forma, desfalecido, sem vida, sem esperança. No entanto, Deus o quer restaurar, trazer vida, como esse exército de ossos secos.

De volta para a vida

Hoje, podemos nos ver como esses ossos secos. Não é simplesmente uma história de um contexto bíblico antigo, pode ser sua vida,  sua história. Onde tem sofrido também como esse povo de Israel no tempo do profeta Ezequiel.

Posso dizer que nós somos hoje esse Israel, e podemos ver não só onde estamos vivendo a secura, mas também a forma como estamos vivendo-a, como estamos buscando viver a vida, e estamos vivendo a secura não só do nosso corpo. Aos nossos ossos secos, a nossa vida que se encontra morta, sem o vigor vital, sem ânimo algum, sem coragem pra lutar, ou seja sem confiança.

Esta confiança, deve estar Naquele que pode profetizar na nossa vida, trazer um espírito novo, um espírito que pode restaurar sua vida, não somente alguns ossos secos, mas você por inteiro por dentro e por fora.

Talvez você possa estar como esses ossos secos, sem o mínimo de esperança e confiança no Deus que pode mudar o vale, esse grande cemitério pode ser revitalizado e ter as suas vidas de volta.

Pode ser que, estejamos profetizado em nossas vidas coisas negativas, sem nada a esperar e confiar. É possível que você não confie em mais nada e muito menos acredite nas promessas de Deus, onde teria vida e vida em abundância. Não crê mais na Igreja ou nas pessoas que se dizem ser de Deus, ou seja, nos profetas de hoje, que poderiam ser um sinal de esperança para você, mas que podem, por algum motivo te-lo decepcionado.

Quero sim te fazer uma pergunta. Qual é o vale em que você se encontra hoje que não pode ser revitalizado ou restaurado? Será que você tem esperança e confiança no Deus que pode trazer vida nas suas mortes, no seu estado desfalecido?

O que está faltando na sua vida para que o mesmo Deus que trouxe um Espírito novo àquela velha ossada, ou seja, àqueles ossos ressequidos há muitos anos, que foram revigorados com todas as propriedades vitais, e principalmente o fator principal, o Espirito da vida sobre todos aqueles ossos.

Assim, você pode estar se sentindo como esse vale de ossos secos, que parecia esquecido por Deus. Ou até mesmo que Ele havia deixado aquela multidão de pessoas desfalecer, ficar sem sentindo algum de vida, sem força para mais nada, sem mais nenhum projeto de vida.

O povo de Israel se encontrava desolado e abandonado, mas o olhar de Deus estava sobre todo o povo de Israel. Mas podemos ver dentro desse contexto que, embora Israel houvesse abandonado Deus, Ele amava seu povo e, com isso, Ele mesmo veio em socorro de Seu povo, tornando Israel um povo próspero e com todas as bênçãos de Deus.

Você se encontra em um vale de ossos?

Você é o Israel de hoje, e se encontra nos vales da vida, desolado e desanimado, cansado e sem forças para continuar a luta da vida, diante das inúmeras dificuldades que você tem se encontrado.

Não sei, talvez o vale da doença, do desemprego, do desânimo, do cansaço da vida, da sua família, filhos que são muito difíceis, talvez uma depressão, falta de fé, não acredita mais em você mesmo.

Quanta situação de vale e desolação, mas Deus está sobre tudo isto! Ele está vendo sim a sua dor, seu sofrimento, sua tristeza a sua doença. Não sei onde você se encontra, cabe você agora fazer uma grande reflexão, de qual é o sentido e o valor da sua vida, mesmo você não reconhecendo. Você é um Israel que tem um valor muito precioso aos olhos de Deus.

Uma coisa posso te dizer com toda certeza: temos sim atravessado grandes dificuldades, são inúmeros vales de ossos secos. Mas em tudo o que você está passando ou vivendo, não importa o vale, mas se você confiar no mesmo Deus que trouxe vida àqueles ossos, acredite no Seu impossível! Deus pode fazê-lo possível, basta confiar no Deus da restauração, no Deus que traz nova vida. Cabe a você dar um passo de fé e de confiança, faça você a sua experiência e verá a resposta que o Deus de Israel te dá hoje. Creia, confie e espere.

No evangelho de João 11, 21-26, Jesus vem dizer a todo vale e morte em que você se encontra: “ Eu sou a ressurreição e a vida, mesmo que esteja morto, viverá. Basta você crer.”

Nada sabemos sobre o nosso futuro, somente sobre o que estamos passando hoje. Entregue seu vale a Deus, tudo passa e com Ele alcançaremos a vitória, Vale a pena! Insista a sua vida para Deus, vale mais que um tesouro. Confie e espere e tudo mais Deus o fará.

Reinaldo Marques
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Reinaldo Marques
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×