Muitos de nós já ouvimos falar sobre a perseverança no nosso dia a dia, mas o que vem a ser esta tal de perseverança? O que ela tem a ver comigo?

Diante de muitas situações que vivemos ao longo da nossa caminhada neste mundo, é fácil percebermos o quanto o desânimo tem tomado conta de nós, a falta de esperança, a desistência diante das dificuldades e a derrota tem sido a grande causadora de muitos fracassos humanos. Hoje em dia, vemos pessoas que não têm mais força para lutar, para persistir e perseverar diante dos sonhos, das promessas de Deus.

É fácil percebemos o quanto isso tem marcado nossa sociedade. Percebemos nas pequenas coisas. Alguns exemplos nos deixam claro esta situação. Hoje, se eu tenho um aparelho eletrônico e ele dá algum defeito, é mais fácil eu deixá-lo de lado e comprar imediatamente um novo que tentar de alguma maneira recuperar esse aparelho. Não luto mais por ele, nem me lembro do quanto trabalhei para poder comprá-lo. Mas a falta de esperança e perseverança não me deixa ir atrás de solução para tentar recuperar. Na cultura do imediato e do descartável, é difícil falar de perseverança…

Assim caminha nossa sociedade: não queremos mais viver a perseverança diante das dificuldades que enfrentamos, seja em nossa relação com Deus, com os estudos ou na vida profissional, familiar etc. Não temos mais coragem de lutar porque sabemos que a perseverança acarreta certa luta que pode durar muito tempo, mas “vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos (Hb 10, 36).

>>Acesse nosso Canal de Formação! Clique Aqui!

Então, podemos dizer que perseverar é acreditar na promessa de Deus e caminhar diante das dificuldades; mesmo que seja árduo, precisamos lutar e confiar na vontade de Deus para nossas vidas. A perseverança era uma marca muito forte na vida de São Paulo em sua vida como missionário.

“Somente pela perseverança somos capazes de alcançar aquilo que Deus tem para nós” (André L. B de Andrade). Precisamos viver esta perseverança a fim de fazermos a vontade de Deus em nossas vidas. Não podemos deixar que o mundo nos roube a nossa força e cale a Palavra de Deus em nosso coração. Viver o sonho de Deus é lutar até o fim para que tudo isso se realize em minha vida. A perseverança me faz viver a fidelidade a Deus. A perseverança é o tijolo fundamental da Fidelidade. (André L.B de Andrade)

Luiz Oliveira
Consagrado da Comunidade Pantokrator

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.