Pois para Deus nada é impossível

0
impossível

A afirmação do Arcanjo Gabriel à Nossa Senhora por ocasião da anunciação da concepção de Jesus: “pois para Deus nada é impossível” (Lc 1,37), ao mesmo tempo em que nos enche de esperança, pois toda a história da humanidade é repleta de provas dessa verdade, desafia-nos em nossa fé.

Conhecemos bem o versículo, mas qual a potência dessas palavras em nossa vida? Até que ponto acreditamos que elas são para nós, ou melhor, que ela é para você, hoje, no momento que está vivendo, com suas dificuldades, desafios que tantas vezes parecem gigantes, situações que fogem ao controle, contratempos diários, luz que esperamos no fim do túnel que demora a chegar? No fundo, será que não temos uma percepção distante das palavras ditas pelo Arcanjo? Quantas vezes pensamos que elas servem somente para o outro?

Fácil e cômodo sentarmos em nossas casas e lermos hoje o versículo destacado já sabendo tudo o que aconteceu após ele.  Mas, nos atentemos que para Nossa Senhora não foi assim, ela não sabia nada do que sabemos hoje, naquele momento. Só sabia que o anúncio era um desafio enorme, gigante para sua humildade, que corria o risco de morrer caso dissesse “sim”. Corria o risco de ser incompreendida por sua própria família e por seu noivo José, o justo, de ser difamada, zombada, objeto de escândalo naquela pequena cidade onde morava. O que tinha Maria Santíssima diante de si? A Palavra de Deus e a circunstância humana devastadora. Qual escolher?

Sabemos qual foi a escolha de Nossa Senhora, mas qual tem sido a sua? O que tem merecido hoje a sua ?

O impossível diante da Virgem Maria

Nossa Mãe Santíssima apostou na palavra de Deus, creu em Suas promessas, acolheu as profecias, mesmo doloridas, e foi fiel ao seu sim por toda sua vida, mesmo nos muitos e muitos anos em que via crescer normalmente aquele menino que somente ela sabia quem era: a “Palavra que se fez carne” em sua carne (Jo 1,14). São José sabia pela fé, mas como ela… ninguém. A missão de Nossa Senhora foi a mais difícil da história da humanidade, “ser mãe de Deus”, com tudo o que isso implica! E somente sua humildade abriu pleno espaço para que a graça do Espírito pudesse ser plenamente realizada nela e através dela. Seu “nada” foi tudo que Deus precisou para salvar a humanidade e ela o concedeu.

E você? Qual tem sido seu maior desafio? Sua maior dificuldade? O que mais se agiganta diante de suas forças mirradas? Pois então… é aí mesmo que ecoam as palavras: “para Deus nada é impossível”, palavras essas que são trazidas por Gabriel Arcanjo hoje para você. Acredita? Crê que, mesmo nas demoras, Deus é fiel e cumpre tudo o que diz? Que há um “tempo para cada coisa debaixo do céu?” (Ecl 3, 1-17) e que a maior obra de Deus na terra é a salvação e santificação dos homens? O que não fará por você a quem Ele ama tanto?! (Isa 43, 1-5)

O impossível e a fé

Façamos atos de fé na palavra do Senhor! Olhe para a situação que te desafia hoje e diga: “para Deus nada é impossível”, pois há coisas que só são possíveis para Deus! Não por seus esforços, suas palavras, sua bravura, sua bondade. “Só Deus é bom” (Mc 10,18)! Que o nosso sim hoje a essa verdade não seja somente para fora de nós, mas para dentro de nós. O maior desafio que podemos enfrentar é nossa própria conversão, pois somente nós mesmos podemos nos atirar no inferno, ninguém mais, nem o demônio tem esse poder, pois Cristo nos libertou!

Nessa ótica, diariamente olhemos para nossa alma, nossos desafios interiores e digamos: “Deus pode! Para Ele nada é impossível!” e sigamos o sapientíssimo conselho de Nossa Mãe Santíssima: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5).

Combatendo, assim, o bom combate dentro e fora de nós, com a força da fé, podemos nos revestir da Armadura de Deus (Ef 6, 13-17), na humildade e liberdade de reconhecer e assumir a nossa verdade, crendo firmemente na potência infinita do nosso Deus para quem tudo é possível!

Rosana Vitachi
Consagrada na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.