Por que perguntar pra Deus antes de tomar qualquer decisão?

0
decisão

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Quantos planos fazemos ao longo das nossas vidas? Planejamos viajar, trocar ou adquirir um carro, comprar uma casa, trocar as roupas velhas, e muitas outras coisas que pensamos em fazer o tempo todo. Mais será que Deus também faz parte desses planos? A vida é cheia de obstáculos, problemas pra resolver e estamos a todo momento tomando decisões, sejam elas em casa com a nossa família, nos afazeres do dia a dia, ou no trabalho, e na nossa vida pessoal, vivemos tomando decisões que geralmente são difíceis. Atualmente, vivendo uma situação complicada na nossa sociedade, onde lutamos contra uma doença perigosa que não enxergamos, e as decisões que tomamos são para nossa sobrevivência. Porém tomar uma decisão implica muitas vezes em várias coisas, que consequentemente trazem bons ou maus resultados, mas normalmente não as tomamos sozinhos por conta dos nossos medos e inseguranças, e assim quase sempre consultamos algumas pessoas para nos ajudar, um amigo, um parente, nossos familiares, etc.

A nossa vida é plenamente em Cristo, e por isso devemos depender de Deus a cada instante, pois só n’Ele encontramos vida em abundância. Muitas vezes, nem sequer rezamos para Deus, nem pelas coisas que acontecem diariamente, às vezes no livramento, nas dificuldades que passamos, na providência que nos chega, no cuidado que Deus tem em nos dar oportunidades de viver a cada dia para permanecer e estar na presença d’Ele. Nós nos preocupamos com tantas outras coisas, com quem vamos casar, se vamos ter  filhos, que bens vamos possuir, que roupas vamos vestir, entre outros. A palavra do Senhor nos diz em Provérbios 3, 5: “Que o teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria!” Então devemos apresentar para o nosso Pai tudo que envolve nossa vida, os momentos de dor e alegria, nossos sonhos e desejos, conquistas e perdas, pois dessa forma estamos sendo humildes e não soberbos, reconhecendo assim a nossa dependência de Deus, que nos ama com amor ciumento e, com toda certeza, tem o melhor para nossas vidas, e Ele se agrada por isso.

Deus nos leva a decisão correta!

O Senhor está ao nosso lado o tempo todo. Ele nunca nos abandonaria e, por isso, Ele não quer que O busquemos somente quando as coisas vão mal, ou quando formos tomar uma decisão de alguma situação em nossas vidas. Ele quer ser honrado e glorificado em quaisquer circunstâncias, ao ser consultado em primeiro lugar. Em Mateus 6, 33, Ele diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo, pois só assim poderá agir ao nosso favor.” Devemos antes de dar qualquer passo, entrar em contato com Deus primeiro, para que tudo ocorra de acordo com a vontade d’Ele, conforme os sonhos que Ele tem preparado para nós. Que possamos querer o Senhor em primeiro lugar. O nosso relacionamento com Deus deve ser de intimidade profunda, onde contamos a Ele tudo o que acontece conosco, assim como pedimos ajuda aos nossos amigos para poder tomar alguma decisão. Os salmistas dize que, se temermos ao Senhor, Ele nos instruirá os nossos caminhos. Devemos criar o hábito de depender de Deus e rezarmos sobre tudo aquilo que temos vontade, mesmo que pareçam coisas bobas e simples. Ele se importa com os detalhes das nossas vidas, e quando formos tomar alguma decisão, ou fazer algum plano, não estaremos sozinhos (as), pois o Senhor estará no comando, e mesmo que as coisas não aconteçam como nós planejamos ou gostaríamos, pode ter certeza que Deus, nosso pai, fará tudo para cooperar para o nosso bem.

Uma das coisas das quais sabemos e devemos estar cientes é se, ao tomar uma decisão, não estamos cometendo pecado, ou seja, se a nossa decisão não está contrariando os princípios da palavra de Deus. Devemos sempre estar na presença do pai, por que sabemos qual decisão tomar na luz de Cristo, guiados pelo Espírito Santo que Ele mesmo nos deu para ser instrumento nas nossas decisões aqui na terra. Nunca devemos tomar decisões sem antes consultar ao pai, sem antes saber qual a verdadeira vontade de Deus para isso, e sem ferir os seus mandamentos, só por que estamos preocupados em agradar as pessoas e não a Deus. A maioria das nossas escolhas estão na base da aceitação ou para agradar alguém, e sabemos que isso não é correto, que só existe uma maneira de tomar as decisões certas, que é quando deixamos que Deus escolha por nós e assim seguimos com a vontade d’Ele.

Toda decisão correta deve trazer paz, não somente em nosso coração, mas no coração daqueles que estão envolvidos nas decisões. Sabemos que a sabedoria vem do alto e é pura, pacífica, bondosa e amigável, e é nos dada pelo Senhor, e por isso as nossas decisões podem sempre produzir uma colheita favorável. Que elas nunca sejam baseadas em aparências, mas que sejam imparciais, não firam os princípios que estão na palavra do Senhor. Que o Senhor sempre nos guie com essa sabedoria para que possamos tomar as decisões corretas.

Fransbiane Jesus da Silva
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

dois × um =