Posso mudar meu temperamento?

0

Você conhece alguém que tenha um “temperamento forte” ou “explosivo”? Você já “bateu de frente” com alguém por conta de seu temperamento?

Afinal, o que é o nosso temperamento e como ele influencia em nossa vida? Ele pode ser mudado?

Existem vários tipos de temperamento e ele aponta algumas particularidades dos nossos comportamentos, como as tendências que temos na forma de ver o mundo, nossos interesses e valores.  É a partir de nosso temperamento que reagimos às nossas emoções e ele caracteriza nosso humor.

Seu temperamento nasceu com você, pois é herdado e influencia diretamente suas atitudes. Isso que faz com que muitas vezes responda a determinadas situações de uma maneira inesperada ou que não ‘se dê bem’ com determinadas pessoas.

Apesar de nosso temperamento nos influenciar, ele não determina quem somos, pois podemos nos controlar e dar respostas diferentes das que sempre demos. Aqui esta a grande liberdade que Deus deseja te dar a partir do autoconhecimento e da intimidade com Deus na vida de oração,

Em Deus, você pode converter seus comportamentos, sentimentos, reações, para que a cada dia consiga lidar melhor com as situações e pessoas diferentes que existem em sua vida e sair daquelas situações que te causam um grande desconforto e até mesmo o sofrimento.

Quanto mais nos conhecemos, mais conseguimos lidar com nós mesmos, com os sentimentos e emoções que cada situação gera em nós, bem como com o que é externo, com tudo que nos rodeia e nos toca de alguma forma.

Não há caso perdido, pessoa impossível de lidar ou relacionamento que não possa ser reestabelecido. Toda atitude boa pode ser aperfeiçoada e as ruins, transformadas.

Em Ezequiel 36, versículo 26, Deus nos promete um novo coração e um novo espírito dizendo: “dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. Acredite nesta promessa de Deus para sua vida. É nisso que você deve se agarrar, sabendo que tudo pode ser mudando e transformado em Deus e com Deus.

Deixe Deus te mostrar as durezas do seu coração e aquilo que em seu temperamento ainda precisa ser convertido. Peça para que Ele te mostre características que te ajudem a conhecer melhor seu temperamento, tomando consciência daquilo que você é hoje. Assim, você vai descobrir que seu temperamento forte ou explosivo, pode ser conduzido pelo Espírito Santo e aquilo que é algo ruim, pode ser usado para o bem.

Temperamento não é um destino. Não fomos predestinados a sermos para sempre como estamos hoje.  Nossos processos psicológicos são maleáveis e podem ser trabalhados. Para isso, bastar entendermos, canalizar tudo em Deus, exercitar hábitos saudáveis e nunca desistir. Todos nós temos a possibilidade de melhorar.

Reflita sobre seus comportamentos e busque em Deus encontrar a força que você precisa para se tornar cada vez mais uma pessoa melhor.

Ainda em Ezequiel 36, versículo 27, veja que há uma promessa de Deus para nós, como uma resposta: “porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. Tomemos posse desta Palavra em nossas vidas, pois Deus pode e quer tirar o melhor de nós, nos ensinando a sermos, segundo o coração d’Ele, homens e mulheres novos.

Ter um temperamento forte pode te ajudar a se determinar em várias situações que precisam mudar em sua vida, usando ao seu favor aquilo que sempre pareceu ser o seu problema. Em Deus, você pode ser transformado e ser forte na sua conversão!

Queremos rezar por você, clamando a graça do Espírito Santo sobre o seu temperamento, para que seu coração seja renovado em Deus.

Amanda Marques
Discípula da Comunidade Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.