Primeira Casa de Missão da Comunidade celebra 20 anos

0
missão

Escute aqui a transcrição dessa matéria

Neste ano, a Comunidade Católica Pantokrator celebra 30 anos de fundação, mas há 20 anos, a Comunidade começava a estender Missões permanentes para além da Arquidiocese de Campinas.  Movidos pelo desejo missionário de gerar e formar filhos fiéis a Deus no mundo, as sementes foram lançadas na Diocese de Santos, colhendo como fruto a primeira Casa de Missão.

Nos anos 90, alguns jovens santistas que participavam ativamente da Renovação Carismática Católica (RCC) conheceram membros da Comunidade Pantokrator em um Congresso. A partir dessa amizade, surgiram os convites para que a Comunidade, na época denominada Comunidade El Shaddai, fosse pregar e animar Retiros fechados de evangelização para jovens, na Casa de Retiro do Centro de Formação para o Apostolado de Santos(CEFAS).

E o Carisma foi semeado e estendeu suas raízes na Baixada Santista. “A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra” (Mc 24, 30-32).

O desejo de radicalidade

Os anos se passaram, mas a experiência vivida por aqueles jovens era a cada dia mais viva. O desejo de uma pertença mais radical ao Reino de Deus só crescia.  Só não era mais forte do que o próprio desejo de Deus, que preparou todas as coisas e favoreceu partilhas que culminaram em um Encontro Vocacional, em março de 2000.

“O Pai, em seu amor incomparável, lança sobre nós um olhar devorador que nos deseja até o ciúme. Recolhe-nos sob Suas asas numa atitude de posse incomunicável. Diante desse amor do Pai que nos quer para Si, resta-nos responder com um desejo, uma vontade latejante de ser de Deus e de Deus somente” (RVESP,5).

Daí para frente, o Espírito Santo providenciou o necessário para a instalação da Casa de Missão, a acolhida do então bispo, na época Dom David Picão, a primeira Casa Apostólica (localizada no bairro do Embaré), os primeiros missionários de Vida Comum (vindos de Campinas),  os vocacionados, uma paróquia para servir.

Missão – Vivência do Carisma

A missão é a extensão da Sede da Comunidade. Nela, os membros são chamados à vivência do Carisma El Shaddai-Pantokrator, ao testemunho de santidade e têm a missão de gerar e formar filhos fiéis a Deus no mundo. Por meio da missão apostólica, os irmãos compartilham diversos serviços, colocando seus dons em favor do próximo.

Hoje, a Missão de Santos está localizada na Avenida Washington Luiz, 76 – Vila Mathias (Canal 3) e oferta para a Igreja diversos projetos e ações evangelizadoras, tais como: Bom Pastor – Grupo de Oração (residencial), Plantão de Oração, Grupo Geração Teen para adolescentes entre 13 a 17 anos, Catequese Infantil,  Noite de Louvor (realizada na Paróquia Coração de Maria: toda última quinta-feira do mês); além da celebração do Ofício Divino das I Vésperas de Domingo (Liturgia das Horas), Seminários, Retiros, Kérigma, Aprofundamento, Formação para todas as faixas etárias.

Mesmo em meio à pandemia, a evangelização não pára, muitas atividades estão acontecendo pelas redes sociais; acompanhe a programação pelo facebook e instagram: @compantokrator.santos.

Celebrar 20 anos da Missão Santos é celebrar o sonho de Deus! “Não foi para sermos heróis que Deus nos congregou, mas para que, na simplicidade do amor por nós sentido e vivido na fidelidade das pequenas coisas, possamos ser surpreendentes no amar” (RVESP,7).

Márcia Carla de Almeida Fonseca
Consagrada e Moderadora da Missão de Santos
Andressa Silva
Consagrada

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

20 − 3 =