Recomeços e seus desafios

0
recomeços

Acredito que todos nós já passamos por situações de recomeços! A cada dia existe uma nova história, uma nova oportunidade, um novo amanhecer, uma nova página a escrever no livro da nossa história.

Creio verdadeiramente, que a cada dia, algo novo e surpreendente, pode surgir em nossas vidas e isso faz toda a diferença. Mas como lidar com aquilo que não se espera, ou até mesmo o que não se deseja? O que fazemos quando aparecem desafios diante de nós? Vivemos? Encaramos? Fugimos?

Nesses recomeços que a vida nos impõe, podemos deparar com surpresas muito boas, e outras nem tanto. Surgem também no nosso caminho, situações inesperadas, que talvez não estejamos preparados para com elas, lidar. Para tal empreendimento é extremamente necessário que, estejamos muito fortemente alinhados com a vontade de Deus. Somente assim, não corremos o risco de dar passos em falso. Vou testemunhar um pouco do que tenho vivido. 

Depois de quase dez anos vivendo na França, finalmente voltei para casa! Voltei para o Brasil! É claro que a volta me trouxe muita alegria, muita coisa boa para viver, além do essencial, que é estar perto da minha família. Mas voltar também significou dar passos novos e me lançar na confiança profunda em Deus! Experimentar viver no desconhecido, do novo, da incerteza de ter um trabalho, de se adaptar com outra maneira de viver, diferente da vida anterior… Tudo isso traz muitos questionamentos que só serão respondidos se tivermos a confiança total em Deus.

Tenho a certeza de que isso sustentou toda a minha vida. Saber e ter a certeza de que estou sendo guiada e cuidada por Deus em cada novo recomeço! Para isso é necessário buscar força e direção na Palavra de Deus! Foi tudo o que aprendi dentro da igreja católica. Sou filha de Deus que me sustenta e me guia. Basta que eu pare e ouça a sua Voz.

“Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra.” (Salmos 129, 5)

Ao voltar para o Brasil, a única certeza que trazia no coração era que Deus estava cuidando de mim. Faz um longo tempo que deixei de fazer o que quero da minha vida. Deixei fluir a vontade de Deus e o deixei assumir os remos do meu barco. Não foi fácil aprender. Lutei muitas vezes, achando ter condições maduras e suficientes para andar sozinha.  Até que compreendi, depois de muito sofrimento, que devia me lançar em Seus braços e deixá-Lo tomar conta de tudo!

Tomar decisões baseada na confiança em Deus

Ouvi muitas vezes que, voltar pra o Brasil, seria simplesmente uma loucura! Principalmente naquele período em que uma forte crise financeira, tinha tomado conta do nosso querido e amado país. No entanto, quando decidi ir para a França, como missionária, também ouvi de muitas pessoas que era loucura, fazer uma mudança tão radical! Ou seja, pouco importa o que você faça na sua vida, você sempre vai ter pessoas te apoiando e outras te puxando para trás. E eu te digo: olhe para frente! Olhe para o alto! Siga o que Deus te disser e nunca poderá dar errado.

Os desafios são muitos, alguns tombos virão. Mas as vitórias também são muitas e isso faz a nossa fé crescer. Não me arrependo absolutamente de nada, que eu tenha feito. Obedeci simplesmente, seguindo o caminho que meu coração indicava, e atendendo à vontade de Deus! Cada recomeço foi saboroso, produtivo, frutuoso, pois o novo nos traz ânimo, vontade de lutar, de vencer a si mesmo, de criar coisas novas, de sair de si e conseguir se doar, de alçar um novo voo! E tudo isso sustentada pelas mãos de Deus, protegida por Ele!

O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. (Salmos 17, 3)”

Que mundo sem graça seria este nosso, se tivéssemos que viver sempre as mesmas coisas, os mesmos desafios, as mesmas lutas! Graças ao nosso Deus, e com a liberdade e forte desejo de servi-Lo, podemos alcançar novos ares, sempre! O principal é confiar e deixar que Ele te mostre o caminho. E os recomeços que virão na sua vida serão vencidos de maneira equilibrada.

Vivo hoje em Brumadinho, terra mineira, de gente de força, de garra, de fé! E me abro a cada dia ao que Deus quiser e decidir me enviar. Não tenho medo do amanhã! Tenho a certeza muito forte no meu coração de que, o que Ele permitir acontecer na minha vida, será para o meu crescimento. Subirei cada degrau com a certeza de estar indo em direção ao céu! O céu que Deus me deu para viver aqui na terra.

Se prestarmos atenção, verdadeiramente na Palavra de Deus e em nossas vidas, em tudo o que fizermos, encontraremos força para dar passos cada vez maiores e cheios da graça de Deus! É ele que nos dá esta Força e esta Coragem.

“O Senhor é minha força, minha coragem; ele é meu Salvador. (Salmos 117, 14)”

Porque ter medo se Ele está comigo?

De todas as experiências que vivi, as que eu pus a confiança em Deus, me trouxeram uma força interior, que eu não sabia ser capaz. Cada passo dado de mãos dadas com Ele, foi de grande importância para a transformação da minha vida! O que pode dar errado, se tenho Deus comigo, ao meu lado, me guiando e me conduzindo? 

Porque um Deus tão perfeito ajudaria a tantos que o procuram, e comigo, no meu recomeço, seria diferente? Não tem como isso acontecer! Deus é fiel demais para deixar um só de seus filhos se perder, por falta de Misericórdia celestial. São tantos anjos que nos cercam, são tantos santos que intercedem por nós, e é tanto amor de Deus nos envolvendo que não tem como não acreditar que Ele cuida de nós.

E digo mais, mesmo que por alguns momentos, em que as coisas não estão dando certo e que muitos sofrimentos estão surgindo, mesmo aí, creio que a melhor coisa é esperar n’Ele. Sendo perfeito, Deus não permite nada imperfeito! Sei então que os frutos virão, apesar do sofrimento.

“Grande é o Senhor nosso e poderosa a sua Força; Sua sabedoria não tem limites. (Salmos 146, 5)”

A Sabedoria de Deus não tem limites e sua força é poderosa! Então, do que terei medo? Faço aqui, para você, um convite de mudança de vida. Foque na certeza de que Deus está à frente e no comando de tudo. Grande é o Senhor e as suas maravilhas! Olhe para os seus recomeços! Talvez você esteja recomeçando exatamente agora! Esta é a sua chance! Dê esse passo agora e creia no que Ele vai fazer por você!

Deus os abençoe!

Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

um + doze =