Home Artigos Pantokrator Sabedoria de Criança - o caminho para o Céu

Sabedoria de Criança – o caminho para o Céu

-

Olhinhos vivos, sorriso sapeca, perninhas que não param quietas e uma sabedoria que é só delas. Pode ser um filho, um sobrinho ou até um vizinho. O fato é que as crianças exercem um fascínio e são os nossos professores quando falamos do caminho para alcançar o céu. E não sou eu que afirmo isso, mas é o próprio Cristo em um de seus ensinamentos aos discípulos. “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará” (Lc 18, 16-17).

sabedoria-de-crianca

Ser como uma criança. Esse é o nosso passaporte para o Reino. Assim como em muitos lugares, a criança tem acesso livre e prioritário, no Céu não é diferente. Mas, quais aspectos da criança que eu preciso imitar? Creio que não é aquela tradicional pirraça dos pequeninos quando são contrariados, nem tanto a manha para chamar a atenção. Mas sim a sabedoria despretensiosa sobre o dom a vida e a nossa missão neste mundo.

Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do site por e-mail

A criança, quando vê que não pode carregar algo, logo pede ajuda. “Quando vejo que o peso ultrapassa as minhas forças, não penso sobre isso, não analiso nem me aprofundo, mas recorro como uma criança ao Coração de Jesus e digo-Lhe uma palavra apenas: a Vós tudo é possível…” (Diário de Santa Faustina, p. 1033). Em quantas situações de nossa vida queremos parecer fortes e com a nossa soberba não deixamos ser ajudados por Deus e nem pelo outro! Não queremos revelar a nossa fragilidade, mas é justamente ela que atrai o olhar de d’Ele.

Quando não sabe andar ou está cansada, a criança sempre recorre ao colo. “‘Como uma mãe acaricia seu filho, assim vos consolarei, eu vos carregarei em meu peito e vos balançarei em meu colo’
Ah! jamais palavras mais ternas, mais melodiosas tinham alegrado minha alma, o elevador que deve me alçar até o céu são vossos braços, ó Jesus! Para isso, não preciso crescer; pelo contrário, devo continuar pequena, devo sê-lo cada vez mais”(Sta. Terezinha).  Na nossa caminhada de batizados e também de consagrados, não podemos hesitar em pedir o colo, não podemos nos deixar vencer pelo desânimo.

Os ensinamentos são muitos: confiança, alegria, simplicidade, verdade… Temos muito o que observar e aprender. Não importa a idade; o que importa é a nossa decisão de ter uma alma pequena e de lutarmos pelo céu que o Senhor conquistou para nós. Feliz dia das Crianças!

Andressa Costa
Consagrada Comunidade Católica Pantokrator
Santos-SP

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.

EDIFICANDO A FÉ NOS CORAÇÕES

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

Ao tornar-se um Construtor da Fé você participa da Obra de Pantokrator e constrói a fé no coração de milhares de pessoas mensalmente atingidas pela nossa Obra. E ainda colabora na estrutura missionária e na formação dos sacerdotes da Comunidade Pantokrator.

×